São Paulo receberá diretrizes do Plano Diretor, aprovado ontem

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O Plano Diretor foi aprovado nesta segunda-feira (30), depois de nove meses em debate na Câmara Municipal. Com relatoria de Nabil Bonduki (PT), o conjunto de diretrizes orientará o crescimento de São Paulo nos próximos 16 anos.

Entre os oito votos contrários, seis eram da bancada de oposição: Andrea Matarazzo (PSDB), Aurélio Nomura (PSDB), Claudinho de Souza (PSDB), Coronel Telhada (PSDB), Floriano Pesaro (PSDB), Patrícia Bezerra (PSDB), Natalini (PV), e Toninho Vespoli (PSOL). Os demais 44 vereadores votaram pela aprovação.

Nabil Bonduki - Foto: Pedro Garbellini“Não é um projeto exclusivamente de uma administração, nem de um vereador, nem de um partido. É um projeto da cidade, que incorporou um conjunto amplo de propostas que vieram de todos os segmentos. Estão contempladas as várias visões presentes na cidade”, disse Nabil, considerando que o substitutivo teve aprovação também de 27 propostas de emendas, que segundo o relator, não alteram o teor do Plano.

Estão nas diretrizes que reorganizarão a cidade a ampliação das áreas para moradias populares com a duplicação das Zonas de Interesse Social (ZEIS), a criação de polos de desenvolvimento econômico nas periferias, instrumentos de combate à especulação imobiliária, a concentração de moradias e população ao longo dos eixos de transporte – aproximando residências e trabalho, a criação de territórios culturais, entre outras medidas.

O relator, Nabil Bonduki, conversou com o Jornal GGN. Leia mais em: Para Bonduki, novo Plano Diretor combate especulação imobiliária

MTST em frente à Câmara Municipal - Foto: Pedro GarbelliniOs movimentos sociais pressionavam para a votação imediata do plano. Desde a última terça-feira (24), integrantes do MTST ocupavam a entrada da Câmara Municipal . Outros movimentos de habitação, de meio ambiente e culturais também não mediam esforços para apoiar o projeto, que trará avanços para todos os setores.

O projeto do Plano Diretor foi enviado pelo prefeito Fernando Haddad à Câmara, em setembro do ano passado. Desde então, sofre pressão política contrária da oposição. Depois de 45 audiências públicas, o vereador Nabil Bonduki analisou, com sua equipe técnica, o projeto do Executivo, elaboraram um substitutivo, aperfeiçoando e acrescentando novas temáticas.

No dia 23 de abril, o projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. No dia 30 do mesmo mês, recebeu a primeira aprovação, mas voltou para mais audiências e emendas. O Plano Diretor foi concluído pelo Legislativo ontem. Nas próximas semanas, a lei deverá ser sancionada pelo prefeito Haddad.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. psdb – 6 votos contrarios

    estes 6 votos contrarios do PSDB, mostram o que???
    são contra, simplesmente por ser contra??

    ou é porque não tem propostas para a cidade, para o estado e para o país????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador