Cid Gomes terá o desafio de realizar reforma no Ensino Médio

Reforma do ensino médio será desafio para Cid Gomes na Educação

Por Yara Aquino

Da Agência Brasil

Reformar o currículo do ensino médio é desafio, segundo Cid GomesArquivo/Agência Brasil

A reforma do ensino médio foi apontada pelo ministro da Educação, Cid Gomes, como um dos desafios a ser enfrentado na sua gestão à frente da pasta. Na cerimônia de transmissão de cargo, o ministro se dirigiu aos professores e afirmou que eles terão seu trabalho reconhecido e valorizado. Gomes disse ainda que vai trabalhar para atingir as metas do Plano Nacional de Educação. O ex-governador do Ceará assumiu hoje (2) a pasta que era comandada por Henrique Paim.

“No ensino médio temos um desafio especial, que é, além de ampliar o acesso, reformar o seu currículo, compreendendo as características regionais de cada estado e município brasileiro. Para que tenhamos êxito será necessário todo o apoio de professores e universidades”, disse.

Ao se dirigir aos professores, Cid Gomes disse que estará aberto ao diálogo com a classe. “Gostaria de me dirigir a todos os professores brasileiros. Sou filho e irmão de professores. Minha experiência como prefeito e governador me ensinou ainda mais sobre a necessidade do corpo docente. Pretendo me reunir com seus representantes, vamos valorizar e reconhecer seu trabalho. Meu gabinete estará sempre aberto para receber conselhos, críticas e ajuda”, disse. Em entrevista a jornalistas, depois da cerimônia, ele acrescentou que pretende discutir formas de avaliação para os professores.

O novo ministro citou que tem por metas ampliar as vagas de ensino em tempo integral e o atendimento a crianças até 3 anos de idade nas creches, além de universalizar o acesso das crianças de até 5 anos à pré-escola. Melhorar a qualidade do ensino fundamental e continuar a expansão do ensino superior também foram citados por Gomes.

Cid Gomes iniciou o discurso fazendo referência ao novo lema de governo, apresentado ontem (1°) pela presidenta Dilma Rousseff, que é “Brasil: pátria educadora”. “A educação será a prioridade das prioridadescomo nos disse a presidenta Dilma”, observou.

O ex-ministro Paim disse que ao deixar o cargo encerra também um ciclo de 11 anos no Ministério da Educação (MEC), e fez um balanço de sua gestão e dos avanços dos últimos anos na área. Paim destacou como principal conquista a implantação da política de cotas. “A lei de cotas, considero a política mais importante que este governo fez. Conseguimos inverter a lógica de que só estudantes de escolas privadas conseguiam acessar as universidades públicas neste país”, disse.

Paim ainda citou a consolidação de avaliações feitas pelo MEC, o estabelecimento de um padrão sólido de relação com estados e municípios e políticas de formação dos professores.

Cid Gomes terá um início de gestão movimentado. Na primeira semana de janeiro deve divulgar o reajuste do piso nacional dos professores. O reajuste é determinado por lei e o cálculo do percentual é feito por técnicos do ministério. Na segunda semana de janeiro será divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, em seguida, abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Gomes é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi eleito prefeito de Sobral em 1996 e em 2000. Em 2006, elegeu-se, em primeiro turno, governador do estado, e também coordenou a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para o segundo mandato presidencial. Em 2010, foi reconduzido ao cargo de governador.

Redação

22 Comentários

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  1. Cid Gomes sobre os

    Cid Gomes sobre os professores em 2011: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”. Então já sabemos no segundo governo Dilma os professores vão receber muito amor e nenhum aumento de salário.

  2. Ministro bem indicado

    Nassif,

    O PIG tem sido um ótimo termômetro, com índice de acerto próximo dos 100%.

    Se o boçal imortal e a colunista rainha do Estadão já caíram de pau em Cid Gomes, podemos ter certeza que o ministro foi bem indicado para a Educação.

    1. Péssima indicaçao. E nao reclamei nem de Kátia Abreu…

      Nao é só o fato de nao entender nada de Educaçao, isso é uma praga de todos os nossos ministros de Educaçao. O MEC é sistematicamente dado como reconhecimento por serviços prestados, e nao para educadores. Mas o Cid é um escracho completo. Foi um dos governadores que foram ao STF contra o piso, já irrisório, dos professores. E também nao cumpriu decisao da justiça que favorecia os professores da Univ. do Ceará. É um inimigo dos professores.

      1. Parâmetro

        Analu,

        O meu parâmetro para medir ministros, qualquer um deles, é totamente diferente do seu.

        As suas duas críticas se referem a vantagens para professores, o que não é nenhuma surpresa para quem já conversou sobre o tema contigo, aqui no blog. E sobre educação, nada ?

        1. Vc diz isso pq nao entend a importância do salário ds professors

          Foram a queda salarial e a piora das condiçoes de trabalho que afastaram as pessoas com melhor escolaridade anterior da profissao do magistério. Sou professora de licenciaturas, donde de futuros professores. Sei do que estou falando, ao contrário de você. Hoje tenho alunos incapazes de ler um texto teórico e compreendê-lo. Que vao ser professores de Português mas nao gostam de ler. Como desenvolverao isso nos alunos se nao têm para eles mesmos? E é coisa de história de vida, que nao se remedia com “cursinhos de formaçao”.

          Mesmo se os salários forem significantemente melhorados, bem como as condiçoes de trabalho, vai demorar para que pessoas melhor formadas confiem nisso e voltem a escolher o magistério. Demoraria uma década no mínimo para isso vir a refletir na melhora da Educaçao. Agora, com um ministro que vai contra até o piso ÍNFIMO garantido aos professores, vai demorar mais ainda, né?  

          Mas você mede tudo pelo metro de achar que qualquer reivindicaçao salarial é “corporativismo”. 

          Quer falar de Educaçao? Li (nao tenho certeza) que o Cid tentou implantar a Academia Khan no sistema educacional do Ceará. Se fez isso mesmo, é  o absurdo dos absurdos, homogeneizaçao absurda e com critérios americanos. Coisa de quem NAO ENTENDE NADA DE EDUCAÇAO. A própria defesa que ele fez da mudança de currículos do ensino médio — que eu aprovo em princípio, mas dependendo de como for feita — foi por meio de argumentos completamente ultrapassados, de separaçao absoluta entre ciências tecnológicas e sociais, coisa que nao só a epistemologia atual refuga como é um fator de alienaçao de práticas reais, que precisam da interligaçao dos dois tipos de conhecimentos. Outra vez, coisa de quem nao entende nada de Educaçao, e também nao do pensamento científico. Coisas desnecessárias para um ministro da Educaçao, né? Basta ser um engenheiro “bom gestor”.

          Ninguém acha que pode sair dando palpites sobre Medicina. Mas sobre Educaçao todos acham que podem dar pitaco. Só dizem coisas de senso comum, que nao resistem a uma reflexao séria.  

          1. Opiniões de A a Z

            Analu,

            Não usei o termo “corporativismo” por entender como desnecessário. Mas você deve ter total razão, educação é assunto que só diz respeito aos professores e mais ninguém, e viva o brasilsil

            Entre a opinião de uma sindicalista e a de um excelente ex-ministro da Educação (a minha opinião que não vale de nada, pois não sou professor), fico com a última, a partir do Conversa Afiada:

            – Cid seria uma excelente escolha para a Educação.

            – Ele fez um trabalho magnífico na Educação, como Prefeito e Governador.

            – Vi poucos homens públicos se dedicarem tanto à Educação com a seriedade de Cid. 

            Um abraço

             

             

          2. Sindicalista? Quem é sindicalista? Haja fantasia

            Ou má fé mesmo? 

            Como também é má fé eu ter dito que Educaçao só diz respeito a professores. Falei da necessidade da pessoa entender de Educaçao, o que é bem diferente. 

            E PHA seria a favor de qualquer ministro indicado, ou quase. 

          3. Captando a mensagem

            Analu,

            Para não deixar dúvida no ar,

            Não ajo de má fé e não estou fantasiando coisa nenhuma.Pelo que me lembro você faz, ou fazia, parte de um sindicato de professores, e qual seria a má fé ao dizer que fulano é sindicalista ? Não estou captando a sua mensagem.

            Fico por aqui.

          4. NUNCA FIZ PARTE DE SINDICATO NENHUM! Vc tá fantasiando

            Você é tao sistematicamente contra a defesa de aumento de salários que está projetando fantasmas, vê alguém defendendo e já grita sindicalista! corporativista! Nao faço parte nem nunca fiz da direçao de sindicato nenhum, apenas sou sindicalizada, claro, como todos devem ser. Nem participaçao ativa em greves eu tenho tido, e isso há muitos anos já (uns 20…), embora nao tenha nada contra. 

            E nao levo um tostao de vantagem com o aumento do piso de professores do Fundamental e Médio. Apenas sei do papel da deterioraçao salarial na deterioraçao da qualidade da própria educaçao, e sei disso por experiência direta, com a piora progressiva do nível dos meus alunos licenciandos (ou seja, futuros professores).

            Tenho uma relaçao visceral com tudo o que diga respeito à Educaçao, fiz Normal, Licenciatura, trabalhei no Fundamental e Médio antes de vir para o superior, tenho reflexoes formadas sobre ensino de Língua Portuguesa (lecionei Português muitos anos antes de passar para Linguística), tenho artigos sobre alfabetizaçao e reflito sobre esses temas desde sempre, e já tenho 66 anos. Nao estou “palpitando” sobre o tema. 

          5. Exatamente!!!
             
            Não se faz

            Exatamente!!!

             

            Não se faz plano para quem recebe salário miserável. Não adianta porque a mão de obra não é qualificada.

            Problema da educação é salário. PONTO

            Ao resolverem este problema, estarão aptos a formular e implementar planos na área. Até lá é chover no molhado, ou melhor, chover na terra salgada da mão de obra que se instalou na classe devido aos baixos salários.

  3. espero que o grande legado de

    espero que o grande legado de haddad seja aprofundado

    pelo cid gomes, acostumado a levar pau do pig.

    mas ouvi gente deste próprio pig elogiar na globo news

    o que foi feito na educação nestes últimos doze anos.

  4. Olha .O RS fez uma bela

    Olha .O RS fez uma bela experiência de ensino Politécnico  no ensino médio..Deveria ser estudada pois penso que ajudaria no debate

  5. ENSINO POLITÉCNICO NO RS
    Um

    ENSINO POLITÉCNICO NO RS

    Um Ensino Médio que contemple a qualificação, a articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas, com responsabilidade e sustentabilidade e com qualidade cidadã.

    A proposta basicamente se constitui por um ensino médio politécnico que tem por base na sua concepção a dimensão da politecnia, constituindo-se na articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos: cultura, ciência, tecnologia e trabalho enquanto princípio educativo. Já a educação profissional integrada ao ensino médio se configura como aquisição de princípios que regem a vida social e constroem, na contemporaneidade, os sistemas produtivos. O objetivo é socializar, esclarecer e aperfeiçoar a proposta de governo.

    A execução desta proposta demanda uma formação interdisciplinar, partindo do conteúdo social, revisitando os conteúdos formais para interferir nas relações sociais e de produção na perspectiva da solidariedade e da valorização da dignidade humana.

    Uma consistente identidade ao Ensino Médio se dará não somente por reverter o alto índice de evasão e reprovação com qualidade social, mas acima de tudo por apresentar um ensino médio que oportunize e se empenhe na construção de projetos de vida pessoais e coletivos que garantam a inserção social e produtiva com cidadania.

  6. Reforma no Ensino Médio prá

    Reforma no Ensino Médio prá que eu pergunto?

    Na TV passa direto nos programas do PT que o ensino no Brasil é de primeira, de primeiro mundo. Agora fiquei abestalhado.

    Só me faltava agora tembém virem com reforma na Saúde, justamente onde damos inveja na Inglaterra.

     

  7. Reforma do ensino médio

    Fiquei preocupado com a proposta de restringir conteúdo no ensino médio de acordo com a área “escolhida” pelo estudante. Esperar que um adolescente faça a escolha profissional precocemente é fechar janelas para a vida.

    Quanto mais plural for o ensino na base da formação, melhor. Com a multidisciplinaridade em todas as áreas de atuação, a base deve ser multidisciplinar também.

    A especialização é uma opção futura na vida acadêmica e profissional.

    Tomo como base também a experiência em casa com meu filho de 17 anos. Desde criança mostrava interesse pelos mecanismos dos brinquedos, constrói seus brinquedos, muita visão espacial a ponto de desenhar num plano um carrinho e recortar/colar e tê-lo em 3D. só que agora no segundo grau em contato com a biologia , está fascinado pela zoologia e ventilou a área de biologia. Tem muita habilidade e sensibiidade musical que faz a coisa parecer muito fácil para ele. Tres área distintas estão abertas para ele. E se tivéssemos escolhido a área de engenharia para ele no início do segundo grau, estaríamos privando-o da experiência e contato mais profundo com a biologia.

    Recentemente a cópula dos bagres pararam grande obra de engenharia, talvez pudesse ter sido contornado com uma solução boa para a obra e para os bagres se os engenheiros tivessem dedicado um pouco mais à biologia

     

    1. otimizaçao

      Vc está certo, mas acho a soluçao é na otiimizaçao do conteudo ensinado, que deveria ssr fundado na ulidade pratica. 

      Lembro da epoca de colegio que estudei o processo detalhado de ccmo substancias atravessam a memmbrana da celula animal e depois a da celula vegetal. passri noites tentando decorarr os nomes esdruxulos de cada processo e cada parte. Bem , hoje sou artista.

      Conteudo inuttil, senti falta de saber tb sobre gastronomia, programaçao, musica, direito do consumidor,  psicologiane até medicina..

  8. Pra quem meteu o pau na Neca

    Pra quem meteu o pau na Neca Setúbal, essa militância tá reclando do quê, mesmo? Cid Gomes está à altura do govenro a quem servirá…

  9. Com relação ao ensino médio,

    Com relação ao ensino médio, de acordo com minhas estatísticas, observo há várias décadas o seguinte: o brasileiro pobre mal e porcamente termina o primeiro grau, talvez por ser dependente dos pais. Depois, por “n” razões, larga os estudos, e não faz o segundo grau. O pior: sai do primeiro grau quase um analfabeto. Vi isso no Rio, em Brasília e no Nordeste. São levas de jovens falando errado, sem um mínimo de conhecimento de coisa nenhuma, porém orgulhosos de terem completado o primeiro grau. Acredito que uma das desculpas para não prosseguirem nos bancos escolares sejam, por exemplo, o casamento precoce, o nascimento de filhos de casais com menos de 18 anos, por exemplo. 

    Portanto, falar em reformas é bom, mas é preciso saber por que essa gente, tão jovem, não tem motivação para estudar mais, para melhorar de vida. Uma diarista semi-analfabeta fica no mesmo nível porque não tem condições de se submeter a uma prova de Português ou Matemática. Os filhos dela não passam de diaristas e pedreiros, todos analafabetos, mas sempre garantindo que tem o curso básico. 

  10. Reforma educacional.

    No Brasil as mudanças reais na educação, deve passar primeiro nas condições de ensino e aprendizagens dos alunos, por isso que a educação e as melhorias foram apenas discursos e reinvenção da roda. As mudanças de verdade deve priorizar o professor (a) isso o mercado e dos donos de empresas não querem, uma vez que investir no ser humano é gasto para os politiquinhos do Brasil, juntamente com os grandes interesses mercadológicos, que acham que a escola pública de ser o lugar de adestrar a mão de obra barata para servir aos donos do poder. Para mutios governos basta aprender matemática e portuiguês, para que aprender outras áreas do conhecimento se é para servir ao Deus mercado ? o que querem agora mais uma vez adequar a educação aos interesses donos do modos de produção, o aluno estuda apenas as disciplinas de sua vocação, ou suja, se vai fazer curso técnico para que estudar ciências humans e suas tecnologias, o que vai acontecer é o emburrecimento de setores da sociedade que nas discussões políticas já é um farcasso que não ultrapassa o nivel do senso comum, também com a qualidade do ensino público e as condições de trabalho dos professores, se isso se concretizar vamos ver a geração futura, pode até ser engenheiro, mas não vai saber distinguir uma abóbora de uma melancia, quando falam de política é um show de asneiras, acho que isso é estratégico para alienar ainda mais o público que depende da escola pública, atendendo assim os interesses dos mandões do pais, os banqueiros, as empreitreiras, os donos de tv principalmente e outros oligopolios e monopólios. Estamos perdidos, com esses representantes dos meios e modos de produção, viva o semi escravismo que querem nos impor ainda mais. VIVEMOS HOJE A DITADURA DO MERCADO.

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