O túnel que virou ponte, que virou túnel…

Daquela série antiga, desde 1947: A ponte que virou túnel, que virou ponte, que virou túnel, que virou maquete, que virou túnel, de novo…

Dois textos rápidos e secos para ilustrar a implosão, um ano e meio depois,  da bela maquete de uma ponte estaiada que iria ligar Santos ao Guarujá.

Subterrâneo: O túnel de 900 metros entre Santos e Guarujá que Geraldo Alckmin detalha hoje está orçado em R$ 1,4 bilhão. A ponte estaiada prometida por José Serra custaria R$ 1,5 bilhão, sem contar desapropriações. ” ( Folha – Painel – 11/08/2011 )

Da Folha

Alckmin fará túnel onde Serra queria ponte

Ligação entre Santos e Guarujá, ao custo de R$ 1,3 bi, deve ficar pronta em 2016; projeto é previsto desde 1947

Ponte foi prometida pelo ex-governador José Serra; para a gestão Geraldo Alckmin, túnel sob o mar é mais viável

FOLHA DE SÃO PAULO – COTIDIANO – 12/08/2011

FELIPE CARUSO
DE SANTOS

Quase um ano e meio após o então governador José Serra (PSDB) apresentar a maquete de uma ponte estaiada entre Santos e Guarujá, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que a ligação será por um túnel.

A opção pela passagem submersa se deu para não comprometer a expansão do porto e atender às necessidades da população -a opção por túnel ou ponte tem sido discutida desde 1947.

“A ponte teria que ter uma altura muito grande, para não comprometer a passagem de navios, o que levaria a grandes desapropriações”, disse Alckmin, em Santos.

O túnel pré-moldado ligará o cais de passageiros de Santos e o distrito de Vicente de Carvalho, ao custo de R$ 1,3 bilhão e previsão de conclusão em março de 2016. Terá três faixas em cada sentido e passagem para pedestres e ciclistas no meio.

O projeto foi definido após uma pesquisa que incluiu 7.500 entrevistas e a contagem do tráfego na região.

Segundo a Dersa, o local escolhido diminui o tempo de viagem, a distância, a necessidade de transporte público e tem menor custo de implantação. Haverá pedágio no sentido Guarujá-Santos.

Em relação à logística portuária, o projeto não atende às demandas da Codesp (Companhia Docas do Estado de SP) e das empresas que atuam no porto. “Vamos acelerar as ações para uma segunda ligação”, diz Sérgio Aquino, presidente do Conselho da Autoridade Portuária.

Alckmin anunciou R$ 5,3 bilhões em investimentos na baixada, incluindo a construção do sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O governo espera operar a primeira parte, de 15 km, em 2014.

maqueteiro da ponte
Luis Nassif

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