Para agradar PMDB do Rio, Dilma entrega Ministério da Ciência e Tecnologia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal Celso Pansera (PMDB) deve ser nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) o novo ministro de Ciência e Tecnologia, segundo informações do colunista Ilimar Franco. Classificado pelo doleiro Alberto Youssef, delator da Lava Jato, como “pau mandato” de Eduardo Cunha (PMDB), Pansera substituirá Aldo Rebelo, que será o novo ministro da Defesa.

Leia mais: A rede de escândalos em torno dos ministeriáveis do PMDB

Na dança das cadeiras, Rebelo assume a função deixada por Jaques Wagner, que irá para a Casa Civil no lugar de Aloísio Mercadante. Por recomendação de Lula, Mercadante retorna à pasta de Educação. Segundo informações de O Globo, o ministro Renato Janine já foi demitido por Dilma na tarde desta quarta-feira (30). Wagner, por sua vez, disse que a articulação política continuará nas mãos de Ricardo Berzoini.

Com Pansera na Ciência e Tecnologia, o PMDB da Câmara e do Rio foi contemplado com dois ministérios nessa reforma. O grande trunfo é o da Saúde, cujo favorito para o posto, até agora, é o deputado federal Marcelo Castro. Nos bastidores, ventila-se que ele não foi aprovado por Eduardo Cunha.

A imprensa ainda noticiou essa semana que Dilma cogitava convidar um nome do PSB – que deixou o governo neste segundo mandato – para ocupar a Ciência e Tecnologia. Além disso, o PMDB fluminense na Câmara estaria de olho no Ministério da Cultura.

Pansera na Ciência e Tecnologia

Por Ilimar Franco

Em O Globo

O deputado fluminense Celso Pansera está a caminho do Ministério de Ciência e Tecnologia. A informação é da direção do PMDB e sua escolha deve ser anunciada na reforma ministerial, que a presidente Dilma tornará pública entre hoje e amanhã.

A escolha de Pansera teve como objetivo fortalecer o líder do partido, deputado Leonardo Picciani e, também, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Agora há pouco, o governador Pezão afirmou: “Acho que é um lugar super adequado para ele”.

A cúpula do PMDB relata que os demais ministros do partido estão praticamente definidos. Indicado pelo senador Jáder Barbalho (PA), o filho, Helder, assumirá a pasta de Portos. O vice Michel Temer que já é representado pelo ministro da Aviação, Eliseu Padilha, avalizou a escolha de Helder.

O líder da bancada na Câmara, Leonardo Picciani, segundo integrante da direção do PMDB, terá um dos deputados que levou à presidente, na Esplanada. Marcelo Castro será o novo Ministério da Saúde. Castro tem diferenças com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, desde a reforma eleitoral, mas está tentado se reaproximar de Cunha. Anteontem, no plenário da Casa, lhe deu um abraço pelo aniversário.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, sustentou a permanência dos senadores Katia Abreu (Agricultura) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Com apoio de deputados e senadores, o ex-presidente da Câmara Henrique Alves deve ticar no Turismo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Resposta a Marco Antonio

      Ela não tem maioria no Congresso Nacional e infelizmente não tem saída. Quem governa é o PMDB e ponto final. O PT É MINORIA, também ponto final. A pergunta é: Quem elegeu este pessoal que não dá maioria ao governo? Dependendo da resposta faça-se outra pergunta: Diante da necessária governabilidade a culpa caberia a quem, seria do governo?

  1. Tá difícil.

    Para agradar ao “aliado” PMDB, ou seja, pra escapar da frigideira, Dilma pula no fogo. E o governo ainda está longe de completar um ano…

  2. Absurdo

    Demitir um Ministro desse governo usando o telefone, como Dilma fez com o Chioro, é um absurdo.

    Mandava um whatsapp e tava resolvido.

    Nos últimos anos simplesmente ACABARAM com a figura do Ministro de Estado. Primeiro pela multiplicação de ministérios e depois pela falta de respeito com os seus titulares

    Hoje, ser Ministro de Estado ou vendedor de pipoca é a mesma coisa.  

  3. reforma ministerial

    Esta é a Pátria Educadora da Presidenta Dilma: trocar um Ministro da envergadura de Janine Ribeiro por um inútil desagregador como Aloísio Mercadante. Não dá mais, é uma trapalhada atrás da outra.

  4. Mercadante é o ministro arroz

    Só acompanha… 

    Minha nossa! O que que ele vai fazer de útil no MEC? Ainda lembro quando ele era ministro da educação no primeiro mandato e ele foi acompanhar a Dilma lá no incêndio da boate kiss em Santa Maria! Com certeza, esse acompanhamento era fundamental para as atividades do MEC! Desde essa época que notei que ele, provavelmente, não se dedica a nenhuma pasta, o trabalho dele é acompanhar a Dilma. Mas então por que não criar o cargo de Ministro do Acompanhamento?

    PS. o excesso de termos “acompanhamento” é proposital para reforçar a ideia.

  5. MANIFESTO DE VIGÍLIA PELA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

     As instituições representativas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação constituídas pelos setores acadêmico, tecnológico, empresarial, sociedade civil organizada, bem como secretarias estaduais de ciência e tecnologia e fundações de amparo à pesquisa reunidas hoje, em Brasília, declaram-se em estado de vigília pela preservação da agenda de ciência, tecnologia e inovação, que possibilite o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade, consistência, competitividade e capacidade de autodeterminação para toda a nação.

                É imperativo que seja evitada a instabilidade e a descontinuidade das ações estruturantes em andamento e aquelas pactuadas com o governo federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Sistema não suporta mais alterações frequentes na gestão do Ministério, com repercussões em programas e políticas estratégicas.

     

    Brasília, 30 de setembro de 2015

     

    Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  (SBPC)

    Academia Brasileira de Ciências (ABC)

    Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI)

    Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC)

    Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI)

    Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)

    Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES)

    Associação Forum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC)

    Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP)

  6. Eu também acho….

    que a Dilma deveria entregar o pescoço para a guilhotina ao invés de ceder aos chantagistas,

    renunciar e ir fazer omelete em casa, em repúdio aos chantagistas

    Mais vale uma valentia do que uma covardia

    Dilma é uma covarde….  e muito mais

    Mas ela ganha um tempo político formidável com estas mudanças e mais tarde pode retomar o curso do navio. 

    Ainda bem que Dilma não é suicida.  Cheque mate, Cunha, você vai apodrecer na cadeia o no inferno!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador