Sistema Cantareira pode usar 100% do volume útil antes do fim da Copa

Volume útil do Sistema Cantareira pode chegar a zero antes do fim da Copa

Estudo apresentado na quinta-feira (26) pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) indica que o volume útil do Sistema Cantareira – que abastece grande parte da região metropolitana de São Paulo, inclusive a capital, além da região de Campinas e Piracicaba, chegará a zero entre os dias 7 e 8 de julho, ainda antes do final da Copa do Mundo.

A partir desta data, diz o relatório, a falta de chuva fará com que todo o sistema passe a operar exclusivamente com o chamado volume morto, que por sua deve ser suficiente para, no máximo mais que 100 dias de abastecimento.

Pesquisador da Unicamp e consultor do consórcio, Antônio Carlos Zuffo explicou, ao apresentar o estudo, que dos quatro reservatórios que compõem o sistema, dois (o Jaguari e o Jacareí) já estão captando o volume morto, que é lançado nos outros dois reservatórios (Cachoeira e Atibainha) para mantê-los com volume positivo. “Porém, daqui a 10 dias, os reservatórios que ainda não recorreram diretamente à reserva só terão em sua capacidade água vinda deste recurso, ou seja, a água que em condições normais é utilizada para o abastecimento já terá se esgotado.”

“Isso indica o perigo de desabastecimento. Caminhamos a passos largos para o desabastecimento, estamos em plena crise, não dá para negar”, completou. Para o especialista, desde o fim do ano passado deveria ter sido implementado um sistema de rodízio ou racionamento para evitar o esgotamento do recurso.

Solidariedade

O PCJ apresentou também uma proposta de captação e distribuição de água baseada em um modelo utilizado em estados do Nordeste em tempos de escassez. Segundo o modelo, deve haver um revezamento entre os setores industrial, urbano e agrícola, de forma a evitar um pico de consumo em um mesmo período.

“É um modelo baseado na solidariedade. O organismo gestor participa, mas a própria comunidade executa e compartilha as ações. É preciso sensibilizar os usuários para que a água não falte para ninguém.”, explicou o secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz.

Para que seja executado, o plano deve ter a adesão total dos usuários – municípios, indústrias e produtores agrícolas que têm autorização para fazer captação dos rios que compõem o sistema. Segundo o secretário, embora o Sistema Cantareira abasteça a Grande São Paulo, e as regiões de Campinas e Piracicaba, em caso de desabastecimento, as duas cidades do interior sentiriam mais os reflexos porque a capital possui mais de um sistema para o abastecimento. “Na Grande São Paulo, 30% do consumo depende do Cantareira. Aqui na região, só temos o Cantareira, e os nossos lençóis freáticos já estão baixos”, explicou.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Movimento

    Mas a falta d´água não era apenas “sazonal” ? Foi o que nos disseram os “homens bons”. Com certeza haverá desmentido em breve. Não teria nenhuma graça ter após a Copa (que acabou acontecendo) um movimento chamado “Não vai ter água”. Se tiver, tomara que esteja totalmente equivocado  como o anterior.

  2. Há mais de um mês comentei

    Há mais de um mês comentei aqui no Blog:

    O problema é muito mais grave e já não depende apenas de chuvas.

    O sistema colapsou.

    Mesmo que as chuvas voltem no próximo ano ao seu normal, ainda assim não seria suficiente para suprir sem restrições o quadro do abastecimento hídrico de São Paulo

    Há muitos anos que o consumo de água das bacias que abastecem a região metropolitana  excede ou fica no limiar da sua própria produção hídrica.

    Por isso Alckmin tenta entrar, de forma definitiva, no sistema que abastece o Rio de Janeiro, o que será uma verdadeira guerra nos próximos anos  já que o sistema (RJ) Paraíba do Sul opera sem folgas.

    1. “Por isso Alckmin tenta

      “Por isso Alckmin tenta entrar, de forma definitiva, no sistema que abastece o Rio de Janeiro, o que será uma verdadeira guerra nos próximos anos  já que o sistema (RJ) Paraíba do Sul opera sem folgas”:

      De fato, isso ameaca ser uma tragedia para o Rio.  Alguem ja fez os estudos sobre isso?

      1. Olha Ivan, estive no fim de

        Olha Ivan, estive no fim de semana passado no sítio de amigos em Natividade da Serra,  que fica de frente para a Represa de Paraibuna, que pertence ao sistema CESP e cuja principal finalidade é regular a vazão do Paraíba do Sul, rio responsável pelo fornecimento de água para o Vale do Paraíba e Estado do Rio de Janeiro. O nível de água já está 15 metros abaixo dos índices históricos e o pessoal mais antigo da região, com quem conversei, me contou que não lembra de coisa parecida. Não sou especialista nem nada, nem quero parecer catastrofista ou coisa que o valha, mas parece que a coisa tende a ficar mais feia.  

        1. Flavio ou qualquer pessoa: 

          Flavio ou qualquer pessoa:  alguem saberia se os cariocas estao sendo incentivados pelo governo a economizar agua AGORA nesse minuto?

          (Nao seja por isso:  eu nao coloco agua na grama da minha casa nem sequer duas vezes por ano -e mesmo assim, tem que ser depois de uma temporada de calor muito das grandes.)

  3. SP e água, sem água

    Nassif,

    Entendo que este seja o mais grave de todos os problemas que o patropi tem pela frente.

    Acredito que DRousseff entrará em campo para consertar a monumental lambança do desgoverno tucano que está há duas décadas à frente do Estado de SP e, ao invés de enfrentar a seríssima questão, preferiu fazer dança da chuva.

    Apesar desta nefasta atuação política por parte dos tucanos, os paulistas e paulistanos continuam optando pela continuação deste governo criminoso à frente do Estado, como se explica tamanha irresponsabilidade diante da urna? 

    1. “Acredito que DRousseff

      “Acredito que DRousseff entrará em campo para consertar a monumental lambança do desgoverno tucano que está há duas décadas à frente do Estado de SP”:

      Nem Dilma nem qualquer petista deveria se colocar aa frente desse problema, Alfredo.  Dilma vai fazer o possivel como presidenta, e eh so isso mesmo.  O governo de Sao Paulo tem que se virar.

  4. A questão é ideológica.

    A questão é ideológica. Alckmin poderia fazer até faltar ar em SP e mesmo assim os paulistas continuariam a votar nele.

  5. A culpa disso é dessa copa do

    A culpa disso é dessa copa do mundo, trouxeram para cá multidões de estrangeiros para acabar com a água do país, opa, quero dizer, de São Paulo.

  6. Reação

    Apesar desta nefasta atuação política por parte dos tucanos, os paulistas e paulistanos continuam optando pela continuação deste governo criminoso à frente do Estado, como se explica tamanha irresponsabilidade diante da urna? 

    POrque ainda, não sentiram na rotina da vida a realidade da situação, quando a agua deixar de chegar as casas das pessoas começa a gritaria.

    Agora, deixando de lado a politica e encarar a situação como cidadão, de uma das maiores metropoles do mundo e imaginar que a situação da forma como vem sendo administrada, tem tudo para acabar em calamidade, ficamos imaginando qual a solução possivel.

    Na minha opinião estão tratando a situação como a familia que acompanha o familiar na UTI e pressiona o hospital a não desligar os aparelhos que mantem o paciente em vida vegetativa.

    E se o clima naquela região foi alterado definitivamente? E a precipitação das chuvas não forem mais como as de antigamente?

    Se as autoridades não começarem a agir com determinação mostrando a existencia de um plano B, as esperanças de que podemos afastar a calamidade se tornam cada vez mais distantes. Parece que estão fascinados por um otimismo de que provaveis chuvas resolverão o problema, isto é muito pouco e insano. 

    É necessario agir com transparencia e determinação antes das eleições, mesmo porque a oposição não vai deixar passar em branco a oportunidade.

     

  7. Ontem em uma festa, falávamos

    Ontem em uma festa, falávamos sobre a falta dágua. E um tucanóide insistia na tese de que faltará água mas faltará energia. Não consegui convencê-lo que não dá para viver sem água, assim sequer perdi tempo tentando convencê-lo que não faltará energia!

    1. Planejamento de concepção linear

      Não sei onde se situam as represas geradoras de energia.

      Se alguma delas estiverem em regiões como as da cantareira é bem provavel que la tembem o problema persistira.

      É necessario admitir que em algumas regiões o clima mudou definitivamente e que os planejamentos adotem estas novas informações, planejar usando o sistema linear das hipoteses cientificas é um grave erro de estratégia.

  8. A crise começa pela água e seria então a grande crise do país
    E do mundo. Já pensou a grande SP e uma parte importante de seu interior sem o básico para se produzir o mínimo? Ai sim, nós habitantes do estado, vamos entender na pele o que quer dizer: “ÁGUA É VIDA”.  Algo precisa ser rapidamente implantado, esperar por chuvas salvadoras?  Já pensaram nas convulsões que virão, com uma possível falta de básico? Precisamos fazer uma campanha já e não esperar que os governantes ávidos pelos resultados da urna, ainda que iludindo sobre o risco de continuar usando normaalmente este recurso que de escasso, será não apenas valioso, mas motivo para confusões e inquietações. COMPARAÇÕES ECONÔMICAS EXPLANAM AS CONSEQUÊNCIAS POSSÍVEIS: A Europa tem 50 países. Se a grande SP fizesse parte dela, em população só teriam 10, maiores que ela. Sendo que um deles (Romênia) quase que teria só 1 milhão a mais. A Grande São Paulo que com seus 20,8 milhões, é uma região formada por 39 municípios torna-se um imenso país com área de 8.500 km², o que corresponde a menos de um milésimo da superfície brasileira e pouco mais de 3% do território paulista. Tem aproximadamente as mesmas dimensões de algumas nações, como Líbano (10 452 km²) e Jamaica (10 991 km²). Para se ter uma idéia comparativa, novamente com a Europa, somente 7 dos 50 estados europeus são menores que a grande SP, sendo a maioria destes 7, os principados e o Vaticano. Comparando-se com a pátria irmã, Portugal, esta tem mais de 10 vezes o tamanho territorial da grande SP, com quase a metade de sua população. O PIB também é maior que o de Portugal. Em dólares americanos, o de Portugal é 229 bilhões e o da grande SP, supera as 274 bilhões de verdinhas. A Grande SP representa por volta de 58% do PIB do estado, que é cerca de cerca de 1/3 do PIB de todo o país. Somente a cidade de SP (a maior, mas apenas um dos 39 municípios),  tem um PIB que representa cerca de 70% da economia da Argentina, 85% da Venezuela e 90% da Colômbia e ainda é cerca de 17% maior do que o PIB do Chile. Já pensou, a cidade que não para, parada? Estamos preparados?

    1. Cheque mate

      O PSDB esta jogando todas suas fichas em São Pedro.

      Se este falhar toda a administração tucana ira falir estrondosamente.

    2. “Já pensou a grande SP e uma

      “Já pensou a grande SP e uma parte importante de seu interior sem o básico para se produzir o mínimo?”:

      SO DEIXOOOO MEEU TIETEEEEEE

      NO ULTIMOOOOOO  PAU DE ARAAAAAARA

      SOOO DEEIIIIXOOOOOO MEEEEEUUUUU TIIIIEEEEETTT…

  9. Previsões se confirmando

    Postei o gráfico acima em 15/05, em comentário que fiz no post do link abaixo. Por enquanto está se confirmando. Volume útil zerando no início de julho conforme o especialista da Unicamp afirmou. O volume morto deve aguentar  até o segundo turno das eleições, conforme planejamento de “longo prazo” do governo de SP. A partir de novembro estaremos totalmente nas mãos de São Pedro, com possibilidade de ter que se retirar água ainda mais profunda do volume morto do Cantareira. Mas a hora da onça (não) beber água será no próximo inverno, quando o Cantareira deverá dispor apenas do volume morto nos seus reservatórios, lá pelo início de maio/15. Isso sem falar no sistema Alto Tietê que, aparentemente, também ficará sem reservação e dependente das chuvas a partir de novembro/dezembro. 

    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/cantareira-analise-grafica-de-10-anos#comment-317102

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador