Decálogo da decadência norte-americana, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Ato 1

Tea Party, movimento de jovens brancos abastados que se dizem minoria prejudicada pelo fato do Estado garantir direitos a negros, hispânicos e gays. Nos EUA o Estado de bem estar social vem sendo destruído sistematicamente desde Ronald Reagan e a pobreza extrema já atinge dezenas de milhões de norte-americanos. Portanto, é impossível reduzir direitos de quem não tem direitos.

Ato 2

A miopia extrema do Movimento Gay. Os gays norte-americanos não demonstram nenhuma disposição de lutar contra o empobrecimento da população nos EUA. É parecido com o Movimento Passe Livre, que critica a Prefeitura por aumentar as passagens e não reclama do Estado que deixa quase todo mundo sem água.

Ato 3

Homens fortemente armados invadem uma reserva federal no Oregon e o caso não é tratado como terrorismo pelo governo. A incapacidade de impor a Lei dentro do seu território a todos os cidadãos é uma característica dos Estados falidos.

Ato 4

As Forças Armadas dos EUA são colossais, controlam milhares de bases dentro e fora dos EUA e consomem quase todo o orçamento federal. Mas isto não é encarado como um problema. De fato, os dois partidos que comandam o país compartilham os mesmos ideais imperiais e seus líderes estão sempre citando os “pais fundadores” dos EUA para justificar suas ações. Curiosamente, os referidos “pais fundadores” da nação norte-americana temiam mais a existência de Forças Armadas federais permanentes do que a inexistência delas.

Ato 5

Nos EUA o empobrecimento da classe média é um fenômeno que veio acompanhado da explosão da produção e do consumo de armas pelos cidadãos. Em nenhum outro país do mundo ocorrerem tantos massacres como nos EUA, mas os norte-americanos culpam os atiradores e não a facilidade de acesso às armas de fogo.

Ato 6

Obama chorou ao anunciar medidas para controlar a venda de armas, justamente ele que causou milhares de mortes no Oriente Médio (destino privilegiado dos armamentos vendidos com nota pelas empresas norte-americanas e contrabandeados sem nota pela CIA). Franklin Delano Roosevelt não chorou ao anunciar no Congresso dos EUA o ataque japones à Pear Harbour e clamar pela declaração de guerra àquele país. A penetração do “campo político” pelo “campo artístico” é evidente nos EUA, mas raramente os analistas políticos refletem sobre a evidente decadência que isto repesenta.

Ato 7

Os dois principais candidatos presidenciais dos EUA são caricatos. Donald Trump se apoia nos preconceitos racistas e cresce nas pesquisas cada vez que aumenta a altura do muro que diz pretender construir na fronteira do México. O enriquecimento da Califórnia com a mão de obra dos lavradores mexicanos é um fato desprezado ou, pior, ignorado. Hillary Clinton se apresenta como feminista engajada e avó que transborda ternura. Os e-mails dela sobre a Líbia que vazaram do Departamento de Estado revelam que Hillary é uma imperialista fria, astuta, calculista, extremamente cruel e psicótica.

Ato 8

Há anos os EUA diz combater terroristas na Síria, mas durante o mesmo período o Estado Islâmico apenas cresceu e se fortaleceu. Quando a Rússia começou a atacar e destruir com precisão cirúrgica as bases, trens e caminhões petrolíferos dos terroristas, os norte-americanos passaram a defender o terrorismo moderado. Não sem dar total apoio à Turquia, país destino do petróleo sírio que financia os degoladores do Estado Islâmico.

Ato 9

A direita norte-americana chama Obama de socialista porque ele tentou universalizar o atendimento médico gratuito para os norte-americanos que não podem pagar seguros privados de saúde. Em todos os países capitalistas a assistência médica estatal é uma realidade. Sua existência é considerada indispensável pela direita européia, asiática e latino-americana, pois preserva a saúde do trabalhador e garante a estabilidade, o vigor e a rentabilidade do sistema econômico. O uso inadequado e distorcido de conceitos políticos nunca foi considerado uma demonstração de saúde de qualquer regime político.

Ato 10

Os norte-americanos lutaram contra o nazismo durante a II Guerra Mundial e patrocinaram a desnazificação da Alemanha no pós-guerra. Atualmente eles toleram o funcionamento de grupos nazistas dentro dos EUA. Os neo-nazistas norte-americanos tem websites, clubes, fazem passeatas com suásticas, compram e vendem reliquias do III Reich com uma naturalidade que causaria espanto nos soldados norte-americanos que morreram durante o Dia D.

Fábio de Oliveira Ribeiro

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Os norte-americanos lutaram

    “Os norte-americanos lutaram contra o nazismo durante a II Guerra Mundial e patrocinaram a desnazificação da Alemanha no pós-guerra”.

    Lutaram quando o nazismo já estava perdido, ferido fatalmente pela tentativa “tresloucada” (ou forçada?) de invadir a União Soviética.
     

    Vale a pena conferir este documentário valioso:

    https://www.youtube.com/watch?v=U1Qt6a-vaNM

    1. E a União Sovietica para

      E a União Sovietica para resistir precisou de 16 milhões de toneladas de material belico americano descarregados pela Persia, por Vladivostok e pelos portos articos de Murmansk e Arcangel. O Terceiro Reich foi bombardeado dia e noite desde 13 de

      abril de 1940 até dezembro de 1941 todas as noites pela RAF e de janeiro de 1942 a Abril de 1945 de dia pela Força Aerea Americana,  todos os dias com frotas de 1.000 aviões que reduziram a pó Hamburgo, Colonia, Essen, Dusseldorf, Stuttgart, Darmstadt, Lubeck, Dresden, Berlim  e todo o sistema ferroviario alemão, continuando os bombardeios noturnos pela RAF.

      Os americanos em dois raids de 368 e 320 aviões (Operação Halpro)  destruiram em dois ataques todas as 16 refinarias de petroleo de Ploesti, na Romenia, com isso paralisando a aviação da  Luftwaffe e os tanques alemães, nesses dois ataques que partiram do Egito os americanos perdem mais da metade dos aviões e tripulações.

      Será que tudo isso não preparou o caminho para a União Sovietica entrar na Alemanha em 184 sem encontrar muita resistencia?

      Ou será que ela venceu a guerra sozinha, como os alunos do Comintern foram ensinados pela  Radio Moscou de 1946 em diante?

      1. Seu André Araujo e a sua

        Seu André Araujo e a sua incurável americanofilia.  Defende com unhas e dentes tudo o que diz respeito à terra do tio Sam. Parece até que tem procuração.
        Os EUA foram tão fundamentais que logo após o término da II Guerra Mundial cerca de 85% da população europeia dizia ter sido a União Soviética o fator decisivo à vitória sobre o nazismo, enquanto que cerca de 10% dizia ter sido os EUA. 70 anos depois, com meio mundo de produções hollywoodianas e propaganda em massa pintando os EUA como os heróis da guerra, veja só que curioso, os números se reverteram.

        Assista ao documentário, mas de mente aberta.

        1. Felipe, ao final da II War,

          Felipe, ao final da II War, os ocidentais tinham mais de 5 milhôes de prisioneiros do exército nazi, só na América (EUA e Canadá) tinha mais de 600 mil alemães em “campos de concentração, prisioneiros da África do Norte, Itália, Grécia  e Day-D. Na frente oriental, na legendária Batalha de Kursk (nunca haverá na história humana de novo) dois exércitos de alta qualidade se pegando em em campo aberto, o exécito vermelho fez 120 mil prisioneiros nas 800 mil tropas nazis, detalhe, só 2000 mil voltaram pra casa.

          Felipe, veja essas matérias. Veja bem Felipe, o que o André escreveu não tem nada a ver do ideo9logia, é História. Mas se a história que tu acredita é Guerra Patriótica de Stalis, fazer o que, continue acredidanto nela, mesmo sob todos os hitoriadores e fatos. Cada um faz a escolha que quer.

          aqui
          https://jornalggn.com.br/noticia/a-lei-de-emprestimo-e-arrendamento-na-2%C2%AA-guerra-mundial-por-motta-araujo

          e aqui
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Lend-Lease

           

           

           

      2. Ha controversias…

        Andre, morando na America do Norte ha quase vinte anos, eh possivel ver que a historia contada em muitos livros nao correspondem necessariamente a verdade.

        Sao inumeros os documentarios e livros de autores que nao se idendificam como esquerdistas, mas sim humanistas, que “desdizem” o que voce afirma.

        Meu marido costuma dizer que a corrupcao no Brasil eh de amadores, enquanto que aqui ela eh profissional. 

        Ja disse isto em posts anteriores, e repito: a natureza do meu trabalho me leva a lidar com os sistemas legais, de saude e de educacao e eu posso lhe dizer que aqui ha corrupcao sim. A questao eh que como o dinheiro corre solto (fruto da exploracao de outras sociedades), tudo fica muito bem coberto, embaixo de um gigantesco tapete.

        Eles sao profissionais. Tao profissionais que legalizam a corrupcao e constroem uma rede para encobrir o mal-feito.

        Quem tem dinheiro tem justica que acredita ter direito.

        A boa educacao eh para quem pode pagar ou mora em bairros nobres, onde a escola publica eh de melhor qualidade.

        A saude eh um capitulo a parte. Durante todo esse tempo, indo varias vezes a emergencias – ainda pela natureza do meu trabalho – eu nunca vi pessoas ricas. Seria facil eu reconhece-las pela forma de se vestir e de se portar. Fico sempre pensando onde eh a entrada VIP dos hospitais.

        Por puro acaso, na semana passada estava no tribunal e enquanto esperava um processo, ouvi a conversa de uma trabalhadora e uma pessoa que pedia a vista de um prontuario. Fiquei sabendo que era um grande processo, que tem despertado a curiosidade de muitos profissionais, pois eh de um paciente contra um grande hospital. Na categoria dele, esta entre um dos 5 melhores hospitais do mundo. Isso nao sai na midia, mesmo que seja denunciado. Eu mesma ja fiz denuncias serias que foram solenemente ignoradas pela midia local.

        Pobres, imigrantes legais, sao extremamente discriminados em todos esses sistemas. 

        Entao, Andre, muito do que se prega e que a maior parte da populacao acredita, eh que tudo funciona, os trabalhadores publicos sao honestissimos, nao ha corrupcao e tudo eh muito transparente. Ledo engano. 

        Minha conclusao: no Brasil eh tudo escancarado e os problemas sao vistos com  lentes de aumento. Na America do Norte tudo eh “para ingles ver” e os problemas sao vistos com lentes de reducao.

         

         

  2. “A direita norte-americana

    “A direita norte-americana chama Obama de socialista porque ele tentou universalizar o atendimento médico gratuito para os norte-americanos que não podem pagar seguros privados de saúde”:

    Que sorte que nao conseguiram, ne?  Agora todo mundo tem que pagar de 300 a 500 dolares por mes e ainda ter o privilegio de pagar pelas consultas, laboratorios, testes, e tudo mais.

  3. Parabéns, Fabio de Oliveira

    Parabéns, Fabio de Oliveira Ribeiro, pelos lúcidos argumentos que demonstram cabalmente a decadência do Império Americano e aponta para nos, brasileiros, um novo rumo em direção ao verdadeiro Socialismo que almejamos. Seu decálogo é polêmico e certamente atrairá a ira de grupos organizados, princialmente dos defensores do homossexualismo, que aqui como lá, em nada contribuem para o avanço dos direitos humanos e da humanização das condições de vida da classe trabalhadora.

    Entre Trump e Clinton, trata-se apenas de escolher o mal menor. São dois agentes políticos identificados com o sistema financeiro internacional e com o regime nazista de Israel. O que pensam sobre a América Latina? Confesso que nada sei. Portanto, olhos abertos!

  4. Decálogo

    Não li o post, pois não leio nada desse autor. Mas, mesmo sem ler, posso declinar, sem muita chance de erro, o ritual diário dos antiamericanos cujo discurso é baseado na inveja, o mais vil dos sentimentos humanos. Aplica-se com perfeição ao autor do post.

    1- Ao acordar, liga a TV em busca do que aconteceu de relevante na terra do Obama chorão.

    2 – Atualiza-se com os amigos usando o Wattsapp, tola tecnologia americana.

    3 – Liga seu laptop, tablet ou smartphone, tudo tecnologia americana, talvez contrabandeado, para ver coisas que os amigos talvez não soubessem.

    4 – Primeiro, entra no Twiter ou no que ele chama de faceburro, outras idiotas tecnologias americana.

    5 – Depois entra no Google (que coisa horrível!), para complementar as informações indispensáveis para começar a militância do dia.

    7 – Já preparado para a luta, pega o carro e liga o GPS,  essa irrelevante criação americana que após décadas o mundo ainda não se mostrou capaz de reproduzir.

    8 – Chega ao local de “trabalho” e passa o resto da tarde martelando o seu discurso: os americanos são os maiores idiotas do mundo, coisa só ignorada por midiotas vira-latas ou por trolls pagos pela oposição.

    9 – Dá cinco estrelas para os comentários de todos os cumpanheiros e uma ou zero estrela para os dissidentes coxinhas.

    10 – Vai pra sala do café, faz seu discurso diário de monopolista do sentimento social e do progressismo, ofende quem ousa retrucá-lo e volta ao seu canto ruminando sobre a intolerância dos colegas.

    1. Você é um típico otário, um
      Você é um típico otário, um serviçal util dos gringos. Não lê o que comenta e rejeita qualquer crítica aos EUA. Você pressupõe sua própria superioridade em relação aos brasileiros porque se comporta como um ser inferior aos gringos. No fundo você é apenas um vira-latas sarnento que adora uma outra pátria e se sente infeliz na sua.

    2. Perfeito DK, me tirou as

      Perfeito DK, me tirou as palavras.

      até me lembrou aquela canção do Milton

      Certas canções que ouço
      Cabem tão dentro de mim
      Que perguntar carece
      Como não fui eu que fiz?

  5. ótimo post…
    tudo começou

    ótimo post…

    tudo começou com o tal proclamação do destino manifesto por volta de 1850,

    o que estimula os eua a invadir países com a maior cara de pau

    a fim de implantar a democracia deles….

    a invasão do iraque é um dos últimos exemplos….

    desde que minta convincentemente com a ajuda

    da grande mídia trolglodita,

    tudo é permitido

  6. A decadencia americana vem

    A decadencia americana vem sendo cantada desde a Grande Depressão com a dramaturgia social de Tennessee Williams, William Faulkner, Clifford Odets, Theodore Dreiser, Eugene O´Neill, Arthur Miller, antes da 2ª Guerra movimentos milenaristas e isolacionistas mostravm um Pais cindido, egosita e de mau com o mundo, o Macartismo de 1950 foi um apogeu de decadencia moral e ideologica, nos movimentos estudantis contra a Guerra do Vietnam em 1968 muitos viam o apice  da decadencia americana, a geração beatnick viciada em drogas,  decadencia americana é coisa secular, tal qual a decadencia francesa.

    Curiosamente os EUA tem uma infinita capacidade de regeneração e reciclagem que estrangeiros dificilmente conseguem perceber ou entender e quando parecem que vão acabar são os outros que acabam, foi assim em 1989 com o fim da URSS.

    Quanto as Forças Armadas americanas consumirem quase to o orçamento, nada mais longe da verdade, em 1915 será apenas 18% do orçamento de US$3.8 trilhões, incluindo ai as aposentadorias de militares. Tampouco tem milhares de bases, são 854 em todo o mundo, nos ultimos 10 anos ais de 2.000 bases foram fechadas.

    As F.A. americanas encolheram substancialmente nos ultimos 30 anos, não há conscrição, é soldado quem quer.

    1. sim. é impressiionante a

      sim. é impressiionante a reciclagem americana. gastam zilhões com armamentoe perdem todas as guerras que entram (a int=fantaria americana é famosa pela covardia desde da invasão da africa na II guerra mundial), não sabem mais construir carro, trem….. tem um programa espacial que não funciona……bom… mesmo assim são excelentes!! concordo.

  7. Observação sobre o ato 10 =

    Observação sobre o ato 10 = nos Eua a liberdade de expressão é tão abrangente  a ponto de permitir que nenhumr livro, mesmo aquele que representa um dos regimes mais desumanos da história, seja censurado.  Lá nunca se teve um governo que ditasse quais livros o seu povo poderia ler. Acho que é essa circulação livre de todas as ideias que é um dos fatores que permite que os EUA consigam, após momentos de fortes crises, se reciclar.   Claro que os EUA estão a anos-luzes de ser uma Dinamarca, mas é o país com menor indíce de pobreza entre os países com mais de 100 milhões de habitantes. 

    Bem, se o Trump for eleito, aí talvez os antiamericanos possam festejar realmente o fim dos EUA -rs 

    1. Índice de pobreza
      Pra se falar que EUA tem um dos menores índices de pobreza é necessário que se mencione que isso se deve a um modelo imperialista e não capitalista. Talvez ainda vejamos como será esse índice de pobreza sem o dominio da riqueza alheia ?

    2. EU

      Joel Lima,

      Pudera, mas mesmo roubando o mundo todo, ainda tem pobreza em seu território!

      Ajudou a destruir a Alemanha, mas é nazista!

      EU tem bomba em casa, mas não quer que a Coreia do Norte também tenha!

  8. O que não falta aqui é
    O que não falta aqui é despeito e inveja ! Isso só pode advir do desespero em ver nosso país desgovernado na acepção da palavra, afundando cada dia mais e sem persoectivas. Porque não escrever o decáligo da decadência brasileira ? E de quebra, fere a língua portuguesa: “há anos os EU DIZ combater…” Estados Unidos DIZEM comater, sempre no plural. 

    1. Verdade eh bom e a gente

      Verdade eh bom e a gente gosta e merece.

      Voce esta mentindo ou equiquiquivocadissima.  Leia o texto de novo, quadrupede, e corrija seu comentario..

      1. Não dá para conversar com

        Não dá para conversar com analfabeto. Você deve voltar para o banco escolar para aprender português,  aprender a redigir e a entender um texto.

    2. (OUCH!  Logo eu latindo pra

      (OUCH!  Logo eu latindo pra Torres!  Sorry, Ana, de coracao.

      Mas nao da pra falar “Os Estados Unidos diz que…” nem “O Estados Unidos dizem que”… com qualquer margem de conforto.  O purtugueis depende do que voce ta pensando que ta falando em portugues com as 3 letras ou 2 letras, aparentemente, e duas letras eh um nome EU, singular.

      Isso nao acontece em linguas nao latinas, alias.)

      1.  
        Meu caro Ivan,sorry, sorry,

         

        Meu caro Ivan,sorry, sorry, mas infelizmente uma língua não é um acessório de vestimenta que vc pode usar ou deixar de usar a seu bel prazer. Uma língua se compõe de regras e, para se escrever ou falar corretamente,  há que se seguir essas regras. O jornalismo de alto nível se caracteriza pela qualidade da informação  e pelo impecável uso da língua.  E aqui vc pode ler a comprovação da minha correção ( Os Estados Unidos + Plural) http://sualingua.com.br/2009/05/11/os-estados-unidos-sao/

         

        1. Não brinca Ana, quer dizer que devamos escrever sem erros.

          A escrita deve ser feita de forma que a mensagem fique inequívoca. Outra definição é mero pedantismo, e pelo visto gosta disto!

    3. Discordo. O Brasil está bem
      Discordo. O Brasil está bem melhor governado do que os EUA e a prova disto é o desespero de idiotas como você que consideram o caos norte-americano o único modelo viável para nosso país. No mais se está insatisfeito com o Brasil e feliz com os EUA mude para lá e renuncie à cidadania brasileira.

      1. Fábio, esquecem todos os povos dos grandes países industriais

        orientais, poderão parar quando preciso de importar filmes e softwares dos países do primeiro mundo, porém nunca poderão deixar de comer.

      2. ONDE vc leu no meu comentário
        ONDE vc leu no meu comentário que eu escrevi que o modelo americano é o único viável para nosso país ??? Usou o deduzômetro ? É através  desse método que “jornalistas profissionais” 
        raciocinam ?  Eu estou muito, muito longe de aprovar o modelo americano e muito menos para nosso país. O que desaprovo são textos completamente tendenciosos, parciais, diletantes, que, ao invés de enriquecerem o leitor ou proporcionarem uma discussão produtiva, apenas mostram a pobreza de argumentos 
        de um radical inconformado. E finalmente, parabéns ! Você deve ser 1 em 200 milhões que consideram o nosso país bem governado. Te aconselho a ler aqui mesmo os artigos do Nassif. Parece que a ideologia te aprisionou em um mundo irreal.
         

    4. Ana, cuidado quando se critica o Português.

      Eu erro muito e meu português é muito pobre, logo não caio na esparrela de criticar os outros para não ser criticado.

      Logo ao se criticar não se pode escrever “decáligo”, isto pelo que eu saiba não existe. Ou seja, escreves três linhas dedicadas a falar sobre assassinatos da língua portuguesa e te adiantas e a mata também.

      Mais humildade.

      1. Maestri, Inacreditável que

        Maestri, Inacreditável que você não seja capaz de distinguir entre um erro de digitação e um erro de português. É evidente que “decáligo” não existe e seu comentàrio é tão ridículo, que, mesmo que você não soubesse dustinguir entre erro de digitação e de português, você poderia deduzir, pois eu simplesmente parodiei o título do artigo. 

        1. Só um errinho de digitação?

           

          Eu que me considero quase que um semianalfabeto, detectei em quatro linhas bem mais do que um errinho. Então vamos lá:

          Não se separa a última palavra da pontuação, por exemplo, as formas “inveja !” e “brasileira ?” não estão corretas, o correto é “inveja!” “brasileira?”.

          A palavra “persoectivas” parece-me que quisestes escrever “perspectivas”.

          Porque é em frases afirmativas, quando é uma pergunta se utiliza “Por que”. (aqui sim um erro grave, não é erro de digitação).

          De novo “comater” parece-me que quiseste dizer “combater”.

          Ou seja, sem falar com outro erro de concordância e alguns de pontuação, que erro muito e também errastes nem vou comentar, seriam cinco erros em quatro linhas, coisa que para mim não tem a mínima importância, mas quem pretende criticar a forma de escrever de outro é uma verdadeira aberração. O que critico não são teus erros, mas sim a tua soberba e empáfia, alicerceada em nada.

          Nota final: eu consigo distinguir um erro de digitação, mas não consigo “dustinguir”.

          P.S.: Voltei no texto e achei mais uma “feres a língua portuguesa” e não “fere a língua portuguesa”.

    1. Resumo comentário : o
      Resumo comentário : o comentarista não leu o texto, leu e não entendeu ou entendeu e é pago para atacar qualquer pessoa que critique seu patrão gringo.

      1. Fábio,
        Dá um desconto para o “Aliança, Minoria Inteligente”.
        Ele deve estar que nem “pinto no lixo”.

        O (desculpe) Lipman foi citado em dois posts aqui no GGN hoje. É a glória! Num deles pelo Chomsky, imagina …

        Assino e subscrevo teu comentário: “Elemento externo ignorante e metediço a ser posto em seu lugar”.

      2. Eu li o texto, entendi e por

        Eu li o texto, entendi e por isso mesmo não vale a pena comentar diretamente sobre ele.

        Eu meio que estou saturado de ler textos de ativistas meia boca especialmente sobre os EUA que atualmente é o menor dos problemas que eu tenho interesse, quem tem Dilma não se preocupa com Obama. 

        Ver nosso país da forma que esta é como ver a sua mãe morrendo de câncer no pulmão e sendo atendido pelo SUS, você não pode fazer nada, se sente impotente.

        Porque vou me preocupar com Tea party, Trump etc, se o país esta a beira da anomia social, o indice de violência no RS se eleva a niveis “nunca antes visto neste país”.

        Exemplo:

        Homicídios
        23.372, mais 42,2%

        Latrocínios (roubos seguidos de mortes)
        141, mais 88%

        Roubo de veículos (com uso da violência)
        17.824, mais 68.9%

        Roubos (com uso da violência)
        77.444, mais 60,8%

        Furtos

        156.728, redução de 11,8%

         

      3. Eu li o texto, entendi e por

        Eu li o texto, entendi e por isso mesmo não vale a pena comentar diretamente sobre ele.

        Eu meio que estou saturado de ler textos de ativistas meia boca especialmente sobre os EUA que atualmente é o menor dos problemas que eu tenho interesse, quem tem Dilma não se preocupa com Obama. 

        Ver nosso país da forma que esta é como ver a sua mãe morrendo de câncer no pulmão e sendo atendido pelo SUS, você não pode fazer nada, se sente impotente.

        Porque vou me preocupar com Tea party, Trump etc, se o país esta a beira da anomia social, o indice de violência no RS se eleva a niveis “nunca antes visto neste país”.

        Exemplo:

        Homicídios
        23.372, mais 42,2%

        Latrocínios (roubos seguidos de mortes)
        141, mais 88%

        Roubo de veículos (com uso da violência)
        17.824, mais 68.9%

        Roubos (com uso da violência)
        77.444, mais 60,8%

        Furtos

         

        156.728, redução de 11,8%

         

         

  9. Tem um aspecto técnico que ninguém leva em conta no processo …

    Tem um aspecto técnico que ninguém leva em conta no processo de divisão do trabalho ao nível internacional passando a produção para outros países principalmente a China.

    A grande sacada do imperialismo internacional para maximizar seus lucros foi à transferência de grande parte da indústria para os países do oriente.

    Esta concepção de maximização dos lucros está assente na concepção que o lucro não está na industrialização dos produtos, mas sim na manutenção da engenharia de projeto e na comercialização.

    Para não se ficar na mera colocação de conceitos sem a indicação de fortes exemplos vamos falar da indústria de informática. Os Estados Unidos mantendo ainda alguns itens estratégicos em seu controle, como por exemplo, os processadores dos microcomputadores repassaram totalmente a indústria de computadores genéricos para a China e outros países asiáticos como Taiwan que controla a fabricação de memórias, a própria IBM repassou para a LeNovo a tarefa de construir computadores pessoais, mantendo no Estados Unidos o projeto das máquinas. Futuramente até o projeto será feito pelos próprios chineses.

    Os grandes computadores são conservados pela indústria militar no próprio Estados Unidos, porém como estes grandes computadores são vendidos em número limitados e com a tendência destes não serem mais do que uma série de pequenos processadores trabalhando em paralelo, não é de se espantar que após dois anos de liderança chinesa do ranking das maiores máquinas em termos de capacidade de cálculos, Obama assinou no dia 30 de julho de 2015 a encomenda de um supercomputador para superar o chinês. O mais interessante é que os processadores do Tianhe-2, o supercomputador chinês utilize processadores Intel, mostrando que por enquanto os chineses ainda deixam para os USA a fabricação de microprocessadores.

    Abdicar do processo produtivo para manter ainda o domínio da engenharia de processo e a comercialização, tem seus inconvenientes que com o tempo vão sendo mostrados. O comércio eletrônico que é o grande futuro já é dominado pelos chineses, sendo que segundo a Forbes do último mês o site Ali-Baba, que domina mais ou menos 80% deste tipo de comércio na China, tem um valor de vendas que supera em três vezes o e-Bay, isto que o seu diretor presidente e principal proprietário disse que o ano de 2016 será o ano de se projetar para fora da China!

    Já a parte dos projetos de equipamentos e de produtos de consumo que ainda os países ocidentais dominam, pelas características de permeabilidade entre os setores de projeto e de produção que deve ter na engenharia, naturalmente esta passará pouco a pouco para os países do oriente, assim como neles estão todas as outras empresas que dão assistência às máquinas da produção.

    Parece que a estratégia de manter na matriz o maior valor agregado, a engenharia de projeto, e a comercialização, está naturalmente perdendo posição para uma visão de aumento de lucros que possuem as grandes corporações, transferindo para o terceiro mundo o projeto com pessoal técnico mais barato. Já a comercialização que passa pela compra de produtos de empresas de menor porte em países orientais, fica muito mais simples os acordos comerciais entre os fabricantes e os comerciantes quando estes falam a mesma língua e tem os mesmos costumes comerciais.

    Esta migração deixará aos países ocidentais somente três coisas, as indústrias estratégias, principalmente as militares de maior custo e dois desejos, o desejo de fabricar algo e o desejo de consumir, que no fim será satisfeito se quem fabricar e comercializar desejarem!

    1. Nao estamos falando das
      Nao estamos falando das inovações econômicas e sim de aspectos políticos, sociais e orçamentários de um país a serviço de suas Forças Armadas. Mesmo assim grato pela longa digressão.

  10. Você percebe a decadência

    Você percebe a decadência americana de fato quando até fanfarrões tupiniquins se sentem capazes de criticar aquele país e ousam dizer que o Brasil é melhor governado que os ianques –  e ainda são levados a sério. Realmente, em matéria de respeito os EUA estão cada vez mais parecidos com o Vasco.

    1. Mais um glorioso defensor da

      Mais um glorioso defensor da América que se sente infeliz no Brasil e em casa em Miami. Ha, ha, ha… você já grasna como o Pato Donald, muito embora ele tenha sido inspirado num ganso. Ha, ha, ha…

    1. Você ganha bem para fazer

      Você ganha bem para fazer propaganda das fábricas de armamentos ou é apenas um idiota trabalhando de graça em prol do lucro dos mercadores da morte?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador