MPEs puxam demanda de empresas por crédito

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A demanda das empresas por crédito apresentou crescimento de 5,8% em fevereiro em relação ao mês imediatamente anterior, de acordo com levantamento elaborado pela consultoria Serasa Experian. Na comparação com fevereiro de 2014, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 4,8%. No primeiro bimestre do ano, a procura das empresas por crédito avançou 5,6% em relação a 2014.

Os números foram diretamente afetados pelo comportamento das micro e pequenas empresas, que demandaram 6,2% mais crédito em relação a janeiro. Nas médias e grandes empresas, as buscas por crédito no segundo mês do ano recuaram 0,1% e 1,3%, respectivamente, comparativamente ao visto em janeiro. No acumulado do primeiro bimestre, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 6,7%. Nas médias empresas, o recuo interanual foi de 10,9% ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 2,3%.

A avaliação setorial mostra que todos os setores econômicos ampliaram a demanda por crédito em fevereiro. O avanço mais expressivo foi apurado no setor de serviços, com crescimento de 6,6% frente a janeiro. No comércio a elevação foi de 5,5%, ao passo que o avanço apurado pelo setor industrial foi de 3,6% perante janeiro.

Em comparação com o primeiro bimestre do ano passado, o comércio exibiu a maior elevação na demanda por crédito, subindo 9,8% frente ao mesmo período do ano passado. A alta no setor de serviços foi de 7,3%, ao passo que na indústria houve acentuada retração interanual de 14,1% na demanda empresarial por crédito nos primeiros dois meses de 2015.

Em termos regionais, a demanda empresarial por crédito cresceu de forma mais acentuada na região Centro-Oeste, com expansão de 7,3%, seguida de perto pelas altas de 6,5% e de 6,2% ocorridas no Sudeste e no Sul, respectivamente. No Norte, o crescimento da busca das empresas por crédito em fevereiro foi de 4,7%, e o crescimento na região Nordeste foi de 2,9% em fevereiro.

Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito neste primeiro bimestre de 2015 foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 9,5% perante o acumulado dos primeiros dois meses de 2014. No Centro-Oeste a alta foi de 8,3%, no Sul de 7,0%, no Nordeste de 4,2% e, por fim, de apenas 2,9% na região Sudeste.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o movimento da demanda empresarial por crédito, assim como aconteceu em janeiro, deu-se mais intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes. “Isto pode significar que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dado o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estariam buscando outras fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil, por exemplo”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador