Governo reduz juros de programa para inovação tecnológica e bens de capital

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Os juros para a produção, a aquisição e a exportação de bens de capital e inovação tecnológica foram reduzidos de 5% para 3,5% ao ano, anunciou o Conselho Monetário Nacional (CMN) na terça-feira (30).

A redução vale para o subprograma Projetos Transformadores, do PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Segundo o Ministério da Fazenda, o subprograma investe em capacidade tecnológica e produtiva em setores de alta intensidade de conhecimento em engenharia, em bens que não são produzidos no país e que possam significar ganhos de produtividade e qualidade.

O CMN também decidiu separar o subprograma Inovação e Máquinas e Equipamentos Eficientes em dois novos programas, um dedicado à inovação tecnológica e o outro voltado à produção de máquinas e equipamentos com eficiência energética.

Segundo a Fazenda, o subprograma Inovação poderá financiar, com a mudança, o plano de negócios, a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento e as inovações em produto, processo e marketing, com recursos de até R$ 3,5 bilhões.

As taxas de juros são de 3,5% ao ano para as operações contratadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro deste ano.

O subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes, por sua vez, contará com R$ 500 milhões destinados à aquisição, ao arrendamento mercantil ou à produção de máquinas e equipamentos com maior eficiência energética. A taxa de juro não foi divulgada.

Nos dois subprogramas, o prazo de financiamento é de até 144 meses (12 anos), incluídos até 48 meses (4 anos) de carência.

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador