Cessar-fogo na Ucrânia volta a fracassar em meio a acusações mútuas

Separatistas e Guarda Nacional da Ucrânia acusam-se de não obedecer a acordo, enquanto civis seguem presos em Mariupol

Foto: © REUTERS/Bernadett Szabo/Direitos Reservados – via Agência Brasil

A tentativa de evacuar os civis da cidade portuária de Mariupol, na região sudeste da Ucrânia, fracassou pela segunda vez, segundo informações da Câmara Municipal da cidade.

Segundo o jornal O Globo, separatistas pró-Rússia e a Guarda Nacional da Ucrânia acusarem-se mutuamente de não obedecer ao cessar-fogo temporário para estabelecimento de um corredor humanitário na região.

Ao mesmo tempo, a imprensa ucraniana mostrava um combatente do Regimento Azov – milícia de extrema-direita que foi incorporada à Guarda Nacional do país em 2014 – afirmando que forças russas e aliadas cercaram a cidade.

Por outro lado, uma agência de notícias russa citava um funcionário do governo separatista pró-Moscou da região de Donetsk, que acusava os ucranianos de não obedecerem ao cessar-fogo.

Em conversa com o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente russo Vladimir Putin acusou os ucranianos de prejudicar a operação de evacuação de Mariupol.  Para Putin, os “nacionalistas ucranianos impediram a retirada” da população no sábado.

Neste sábado, a cidade de Mariupol providenciou 50 ônibus para ajudar na retirada de civis, mas duas horas após o início das operações as autoridades acusaram os russos de bombardear novamente as áreas residenciais, afetando a retirada dos civis. Mais tarde, os russos acusaram os ucranianos de romper com o cessar-fogo.

Leia Também

Sanções ocidentais “são semelhantes a uma declaração de guerra”, diz Putin

O Ocidente está jogando pôquer geopolítico com a vida de milhões de ucranianos, por Luís Gonzalo Segura

Guerra na Ucrânia movimenta peças no xadrez geopolítico global

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador