Índice de preços ao consumidor sobe nos EUA em julho

Jornal GGN – O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) encerrou o mês de julho em alta de 0,2%, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho local. Itens como gás e alimentos foram os responsáveis pelo aumento, embora a inflação esteja controlada e dentro do previsto, segundo analistas.

O aumento em junho de 2013 foi de 0,5%, por conta do salto de 6,3% no preço da gasolina. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado subiu cerca de 2%. Os números ainda estão abaixo do alvo de inflação de 2% projetados pelo Federal Reserve, que pode sentir-se pressionado para continuar incentivando o crescimento e adiar a decisão de reduzir estímulos, como o mercado aguarda há algum tempo.

De acordo com os dados divulgados, frutas e verduras empurraram para cima o preço dos alimentos em julho, que marcou apenas 0,1%. Carne, frango e peixe também subiram de preço, enquanto outros grupos de alimentos registraram queda. Pré-prontos, cereais, leite e outros produtos lácteos e sucos de frutas e outras bebidas caíram de preço.

Os custos de vestuário subiram 0,6%, aluguéis e preços de carros novos também subiram. Entretanto, as tarifas aéreas caíram 1,3% no mês passado.

O crescimento econômico é lento para estimular a inflação e diminuir desemprego. Segundo especialistas, os rendimentos e os salários não têm crescido desde que a recessão acabou, há quatro anos – um quadro que dificulta a vida dos varejistas, que não podem aumentar seus preços.

O desemprego caiu em julho para 7,4% contra 7,6% em junho, enquanto a economia cresceu a uma taxa interanual de 0,1% no trimestre. A expectativa é que a taxa de crescimento chegue a 2,5% no segundo semestre deste ano, efeito do aumento de impostos e cortes de gastos do governo.

 

Com informações do Washington Post

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador