Lula pode ajudar articular América Latina “para que a paz chegue”, diz Zelensky

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Segundo o ucraniano, presidente Lula é uma figura estratégica para que o conflito com a Rússia possa chegar ao fim

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. | Foto: Presidência Ucrânia – via fotospublicas.com

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o presidente Lula (PT) pode ajudar a reunir lideranças da América Latina em apoio a guerra, iniciada pela Rússia. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews, exibida na noite desta quarta-feira (26). 

O ucraniano sugeriu que o presidente do Brasil atue como um líder regional, para que latino-americanos possam ouvir a posição do país do leste europeu. 

“Primeiro, preciso de coisas bem concretas. Que ele [Lula] una a América Latina e nos dê oportunidade de fazer uma reunião e conversar. Segundo, há crime de agressão contra nossa soberania e integridade territorial. Sei que Lula e os brasileiros apoiam a soberania da Ucrânia e precisamos desse apoio“, disse Zelensky.

O presidente da Ucrânia também disse que quer se reunir pessoalmente com o chefe do Executivo brasileiro, que já negou um convite para visitar Kiev. 

Não entendo a razão de não nos reunirmos (…) Não quero culpar as circunstâncias ou pessoas, vamos parar com isso“, afirmou. “Ele não pôde vir, eu o convidei. Veja, deixando de lado essas coisas todas, eu tenho interesse, sim, em me encontrar com o seu presidente“, continuou. “Já que o líder forma a opinião do povo que o elegeu, é importante que o líder me ouça“, completou. 

Segundo o político estrangeiro o presidente Lula é uma figura estratégica para que o conflito com a Rússia possa chegar ao fim.

A América Latina é muito importante para mim, especialmente o Brasil. Os outros países também. Eu queria, sim. Se eu receber o convite, eu vou. Se ele [Lula] conseguir reunir outros líderes da América Latina, podemos nos reunir no Brasil. Ou em outro lugar. Isso também vai ajudar muito o mundo todo, para que a paz chegue”, completou.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não resta dúvida que a Russia violou as leis internacionais ao invadir a Ucrânia, mas não podemos deixar de salientar, que o regime liderado por Zelenski, tem responsabilidade ao aceitar o papel de garoto de provocação a mando dos membros da OTAN, principalmente os EUA de quem é joguete. Os russos há muito tempo vem alertando sobre o cerco efetuado pela OTAN, que tem se mostrado um bloco agressivo como demosntram as intervenções no Egito, Síria, Líbia, Afeganistão Servia e outros países. O Sr. Zelenski sabia que a Russia não aceita e não aceitará que a Ucrânia adira a OTAN como prevista na constituição ucraniana. Se tal acontecesse, as ogivas nucleares da OTAN apontariam para Moscou a menos de 300 kilômetros. A pergunta que não quer calar é: Qual potência militar aceitaria correr este risco?

  2. Jura que o Zelensky falou em “paz” e Lula na mesma frase? Pois é, aos que duvidavam da importância de Lula, um efusivo “oi” e a confirmação da frase: “Lula é o cara”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador