Matemático Alan Turing, condenado por homossexualidade, recebe perdão póstumo

Sugerido por Assis Ribeiro

Da BBC Brasil
 
Condenado por homossexualidade, homem que quebrou código nazista recebe perdão
 
O britânico Alan Turing (1912-1954), que ajudou os aliados a vencer a 2ª Guerra Mundial ao quebrar o código secreto nazista, recebeu um perdão real póstumo.
 
Homossexual, Turing foi punido com a castração química por manter relações com pessoas do mesmo sexo.
 
Ao ser condenado, o especialista perdeu o acesso a informações sigilosas e teve de interromper o trabalho de quebra de códigos que se provou vital para os aliados durante a 2ª Guerra Mundial.
 
O perdão foi concedido sob a Real Prerrogativa do Perdão após uma solicitação do ministro da Justiça do Reino Unido, Chris Grayling.
Alan Turing | Crédito: AFP

 
Tratamento ‘terrível’
 
“Alan Turing foi um homem excepcional com uma mente brilhante”, afirmou Grayling.
 
Ele disse que a pesquisa de Turing conduzida durante a guerra em Bletchley Park “encurtou o conflito” e “salvou milhares de vidas”.
 
O trabalho de Turing ajudou os Aliados a ler as mensagens navais alemães cifradas com a máquina Enigma. Ele também contribuiu com um trabalho fundamental na quebra de códigos que só foi divulgado ao público em abril de 2012.
 
“A sua vida foi ofuscada por sua condenação pela homossexualidade, algo que consideramos injusto e discriminatório e que agora foi finalmente revogada”, afirmou Grayling.
 
“Turing merece ser lembrado e reconhecido por sua fantástica contribuição ao esforço de guerra e por seu legado à ciência. Um perdão da Rainha é uma homenagem justa a um homem excepcional.”
 
O perdão passa a ter efeito nesta terça-feira, 24 de dezembro.
 
Morte
 
Turing morreu em junho 1954 por envenenamento por cianeto. Um inquérito aberto pela polícia concluiu que ele havia se suicidado.
 
No entanto, biógrafos , amigos e outros alunos de sua vida contestam o laudo e sugerem que sua morte foi um acidente.
 
Há anos, muitas pessoas vêm batalhando pela concessão de perdão a Turing.
 
Em dezembro de 2011, um petição online foi criada no site do governo britânico reivindicando o perdão a Turing.
 
A campanha reuniu mais de 34 mil assinaturas, mas o pedido acabou negado por Tom McNally, então ministro de Estado no Ministério da Justiça britânico, para quem Turing havia sido “devidamente condenado” pelo que era considerado um crime na época.
 
Antes disso, em agosto de 2009, uma petição havia sido criada para pedir o perdão a Turing. Na ocasião, o matemático ganhou um pedido de desculpas oficial do então primeiro-ministro Gordon Brown.
 
Brown definiu como “terrível” a maneira como Turing foi perseguido por sua homossexualidade.
Redação

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será?

     Será que essa notícia irá aparecer no site do Malafáia, Feliciano e afins ? Ou vão dizer que a Inglaterra se tornou a casa de Satã, com Incubus e Sucubus a rondar copulando e tomando o poder?

        1. Nao é pai d PC físico. É da idéia de 1 tipo de máquina teórica

          Capaz de cumprir instruçoes seriais e de que tipos de coisas ela seria capaz de fazer. Da idéia de algoritmo. Da noçao do que seria ou nao computável, da discussao sobre limites da computabilidade, etc. O PC tem uma enormidade de pais, ele é apenas um. 

          Isso sem falar da importância dele para a Biologia moderna, por causa de suas experiências químicas que explicam muitas coisas da morfogênese dos animais. 

          1. Tem os seus méritos

            O sujeito tem os seus méritos científicos e, ainda, foi injustiçado pela sua opção sexual, nessa ou em qualquer época. Não posso deixar de concordar.

            Mas, ele é exaltado justamente por ser Gay, não pelos seus conhecimentos matemáticos. O seu endeusamento provém de data recente, turbinado pela economia global. A causa precisa de bandeiras e de heróis. Super direitos aos LGBTs estimulariam os negócios. Eles são “os caras”.

          2. Bobagem. Turing nunca foi

            Bobagem. Turing nunca foi exaltado “por ser gay” e sim por sua importância no esforço de guerra ao decriptar o código Enigma e por suas ideias seminais no campo de teoria da computação. Mexo com computação desde os 13 anos de idade, e todos os livros de introdução à computação falam da importância de Turing no sentido de ter sido o primeiro a teorizar o computador como algo maior que uma máquina calculadora: uma máquina de transformação de informações a partir de uma sequência de instruções dadas. Eu não fazia ideia de que ele fosse homossexual até muito recentemente. Que o preconceito e a mão pesada da lei tenham sido muito mais fortes do que suas contribuições ao reino unido (e ao mundo ocidental) foi algo que me espantou muito quando soube de sua história, já que as grandes potências são bastante conhecidas por abrigar pessoas que não tiveram a sua sapiência e muito menos o seu caráter.

            O reino unido deveria realmente pedir perdão a ele e agradecê-lo pelo esforço de decriptografia da guerra. O que foi feito agora é um bom começo, mas é só o começo.

          3. A visão arco-íris

            A versão arco-íris da história do Turing é escrita praticamente ontem (1983) pelo “Profeta” Andrew Hodges, ativista Gay (óbvio!) dos anos 70, onde posiciona Turing como herói gay e pai da computação. Deu direito a filme em Hollywood.

            Ele é exaltado por ser Gay. O seu endeusamento provém de data recente, turbinado pela economia global.

          4. É isso. Ele se aferra a algo q SABE SER FALSO e daí nao sairá

            Bobagem perder tempo com ele. O importante já foi feito, que é falar da importância de Turing, conhecida por qualquer estudante de computaçao, e até por quem apenas se interessa por ciências cognitivas, como eu. 

          5. Então, conheça os seus Profetas

            Andrew Hodges

            From Wikipedia, the free encyclopedia

            Andrew Hodges (born in London, 1949) is a mathematician, an author and an activist in the gay liberation movement of the 1970s.

            Hodges is best known as the author of Alan Turing: The Enigma, the story of the British computer pioneer and codebreaker Alan Turing.[1] The book was chosen by Michael Holroyd as part of a list of 50 ‘essential’ books (that were currently available in print) in The Guardian, 1 June 2002.[2] He is also the author of works that popularize science and mathematics.

            Alan Turing: The Enigma, Vintage edition 1992, first published by Burnett Books Ltd, 1983. ISBN 0-09-911641-3.One to Nine: The Inner Life of Numbers, Short Books, London, 2007. ISBN 1-904977-75-8.With downcast gays: Aspects of homosexual self-oppression, Pink Triangle Press, 1977. ISBN 0-920430-00-7.

             

  2. A hora de abrir o armário

    Depois de terminar a guerra, tiveram 10 anos para concertar a injustiça cometida. Mas, na época, o gay não estava de moda como hoje. Hoje existe mesmo uma “onda” global em favor do universo arco-íris, promovido pela economia global, enfrentando um mundo com menor taxa de crescimento demográfico, porém com maior consumo por cabeça por parte dos Gays.

  3. A Apple, única empresa de conceito mundial que o reconheceu

    O preconceituoso Hitler, cuja equipe olímpica tinha sido derrotada em 1936 pelo atleta negro americano Jesse Owens, perdia a guerra para um intelectual homossexual. O ditador nunca soube disso. Aliás, nem a mãe de Turing. Sua participação na guerra permaneceu secreta por décadas. Tanto que, quando a polícia o prendeu em 1952 por grande indecência, em outras palavras, homossexualidade, ninguém o defendeu dizendo que se tratava de um herói de guerra. Para enfrentar o julgamento, teve que se afastar de suas pesquisas sobre inteligência artificial, Turing é inventor de um teste até hoje usado para decidir se uma máquina pensa. Acabou condenado a um tratamento com hormônios que arruinou seu físico. Em uma noite de 1954, atormentado, o matemático deitou-se na cama e mordeu uma maçã. Na manhã seguinte, não acordou. A fruta havia sido mergulhada numa jarra de cianeto.

    Infelizmente, nem todos ainda reconhecem Turing como pai da informática. A Apple, única empresa de conceito mundial que o reconheceu como o inventor do computador, fez da maçã mordida no dia fatídico o seu símbolo. Ironicamente, esta homenagem a um gênio que mudou o mundo, mas foi esquecido pelo preconceito em seu tempo é, nos dias de hoje, um símbolo reconhecido em praticamente todos os cantos do planeta.

      1. Vamos completar a estória Gunter

        Alan Turing nasceu em 1912, em Londres. Era um garoto tímido, sem muito talento para o convívio social e sem muito cuidado com a aparência. Na escola, destacava-se apenas por ser esquisíto – introvertido, irônico, pouco disposto a respeitar regras. Um cara tão estranho que, no futebol, gostava de ser bandeirinha. Aos 16 anos, conheceu um garoto muito inteligente chamado Christopher Morcom. Naquele momento, Turing descobriu um fato que mudou sua vida e aproximou sua morte: ele era gay. Chris morreu em 1930 de pneumonia bovina, transmitida pelo leite. Essa primeira paixão marcaria Alan para sempre. Foi em parte devido à vontade de continuar o legado intelectual do amigo que Turing se aplicou nos estudos, na faculdade de Matemática, e tornou-se conhecido dos professores de Cambridge por seu raciocínio brilhante.

        Em 1937, publicou um artigo – ‘Sobre as Máquinas Computáveis’ – que teve uma importância enorme para a matemática pura: nele, provava que existiam cálculos impossíveis de serem feitos. Mas também trazia uma aplicação prática que ninguém, na época, percebeu. Turing imaginara uma máquina capaz de fazer todos os cálculos possíveis, desde que lhe dessem as instruções adequadas. O artigo não fazia menção a chips ou processadores, continha apenas fórmulas matemáticas. Mas a descrição era exatamente daquilo que, mais tarde, mudaria o mundo com o nome de computador.

        Por falar em mudar o mundo, naquele momento surgia um austríaco obcecado por impor suas idéias ao planeta: Adolf Hitler. Um de seus trunfos era uma máquina chamada ‘Enigma’, um sistema de engrenagens capaz de embaralhar as letras das mensagens antes da transmissão por telégrafo. Os alemães consideravam esse código indecifrável. Caberia a Turing, convocado em 1939 pelo exército britânico, decifrá-lo. Um ano mais tarde, a guerra parecia uma barbada para Hitler. A Europa continental havia caído e as ilhas britânicas estavam, bem, ilhadas e dependiam dos navios que cruzavam o Atlântico com armas e mantimentos americanos.

        Os submarinos alemães afundavam 200.000 toneladas de embarcações todo mês e o único jeito de descobrir a posição dos submarinos era decifrar suas mensagens. Turing tirou a cabeça das máquinas teóricas e sujou as mãos na graxa de engenhocas reais. Uma delas, o ‘Colossus’, é tataravó do PC. No começo, elas demoravam semanas para tornar uma mensagem compreensível. Mas, em 1942, os ingleses já decodificavam 50.000 mensagens por mês, uma por minuto. Os submarinos alemães eram abatidos como moscas.

         

    1. Encavalamento de motivações

      Há a versão de que a maçã estaria relacionada a um tipo específico de maçã dos EUA: “McIntosh Red” (http://souagro.com.br/macintosh-a-maca-de-steve-jobs), o que faz sentido por causa do nome dado ao computador M(a)c(Intosh). Essa versão, no entanto, não explica a presença da marca de mordida: é nesse caso que a versão que relaciona a Turing passa a ser pertinente.

      Enfim, parece haver encavalamento de motivações: o nome sugere a versão do tipo de maçã e a marca de mordida sugere a versão de homenagem a Turing….

       

      1. Freud chamaria isso d condensaçao, Althusser de sobredeterminaçã

        As várias linhas de motivos que se juntam para causar um símbolo onírico, ou um evento histórico. 

  4. Ainda é meia-boca.
    Uma coisa

    Ainda é meia-boca.

    Uma coisa é cancelar retroativamente uma condenação.

    Outra coisa é reconhecer que a legislação da época foi algo discriminatório, cruel e completamente equivocado.

    E o Reino-Unido busca se gabar de ser um dos países da Europa com melhor legislação inclusiva (compete com Espanha nisso) e no entanto acaba de recusar asilo para uma perseguida em Uganda…

    Todos os países que mantiveram a criminalização da homossexualidade concomitantemente à propaganda de que seriam ‘estados laicos’ deveriam pedir desculpas aos LGBTs (e a todos também, posto que é direito difuso viver em sociedade não discriminadora.)

    O Brasil descriminalizou a homossexualidade em 1830, antes de ser um estado laico portanto.

    Mas ainda é um país cujo estado é claramente omisso no combate a preconceitos, em especial o da homofobia (trabalha menos pior as questões como o racismo, xenofobia e intolerância religiosa.)

    1. No mínimo, Alan Turing

      No mínimo, Alan Turing merecia uma estátua no Vale do Silício, um enterro com glórias de herói, seu nome deveria virar nome de ruas, avenidas, universidades. Mas esse homem morreu esquecido. Sua história só é conhecida graças à biografia monumental, escrita em 1983 pelo matemático Andrew Hodges.

      Aliás a palavra ‘perdão’ do título do post deveria vir assim, entre aspas.

          1. O Novo Testamento Arco-Íris (sem Arre!)

            O ábaco de 500 anos atrás, na Ásia Menor, poderia ser o pai do computador, continuando com Pascal em 1642, Leibniz em 1694, Charles Babbage em 1812, Charles de Colmar em 1820, passando para EUA com seguindo com Herman Hollerit em 1889 (fundador do que é hoje a IBM). Na 2ª guerra os alemães desenvolveram o Z3, computador capaz de projetar aviões e mísseis, tendo como contrapartida, pelo lado britânico, o Colossus, utilizado para a decodificação das mensagens alemãs. A versão arco-íris da história é escrita praticamente ontem (1983) pelo “Profeta” Andrew Hodges, ativista Gay (óbvio!) dos anos 70, onde posiciona Turing como herói gay e pai da computação. Deu direito a filme em Hollywood.

          2. O reconheciment a Turing é universal, nao se deve a 1 só matemát

            E Turing nao é o pai da máquina física computador, é o pai, de um certo modo, da ciência da computaçao. Ele estudou máquinas TEÓRICAS, ou você nunca ouviu falar da Máquina de Turing? 

            Tb é reconhecido em Biologia. Os estudos dele prevêem a forma de listras e manchas dos pelos dos mamíferos. Hoje é muito reconhecido também pelos estudiosos de sistemas dinâmicos. 

            Enfim, NAO FALA BOBAGENS ALEXIS. 

          3. Democracia é assim

            Respeito a sua visão arco-íris do assunto. Da sua parte, apenas não ofenda a inteligência dos outros forçando a barra com versões modernas e tendenciosas sobre fatos históricos.

          4. Só pq vc nao entende do assunto nao torna minha visao fantasiosa

            Tudo o que eu disse é b-a-bá para quem entende um pouco da história da inteligência artificial e da ciência da computaçao. A influência de Turing em questoes ligadas à Biologia e aos sistemas dinâmicos é menos conhecida, mas real. Você nunca ouviu falar apenas. Você nao é obrigado a conhecer, mas nao venha tentar desfazer do que nao conhece. 

          5. Muita presunção sua

            Equações não lineais, embasadas em matrizes, constituem, por exemplo, as redes neurais, que geram saídas “inteligentes” a partir de dados de entrada (hoje o programa MatLab resolve facilmente diversos problemas assim). Algoritmos genéticos, sistema fuzzy (nebulosos) e até métodos estatísticos, levam a uma técnica de identificação de sistemas onde surge inteligência artificial e instrumentos virtuais, naturalmente, com auxílio do PC. A ciência da computação respeita a lógica derivada dos autores citados anteriormente, desde o ábaco, onde “a chave” lógica emana do sistema binário (0, 1) e permite a irradiação de decisões SIM ou NÃO.

             

          6. Ninguém disse q ele era o único precursor. Mas ábaco tb?

            Claro que o ábaco é um precursor do computador e da ciência da computaçao (na verdade, da própria ciência dos números) mas citá-lo nesse contexto é piada, né? Há outros precursores mais sérios (Boole, por ex.), mas nada disso diminui a importância da contribuiçao de Turing. E chega, tá? Com gente da sua desonestidade nao vale a pena discutir. Passe bem. 

          7. Quis dar uma de prepotente?

            Sou engenheiro e tenho empresa especialista em otimização e controle de processos minerais, utilizando técnicas de identificação de sistemas e inteligência computacional. Os nossos sistemas avançados operam inclusive em tempo real. Na minha empresa tem engenheiros de software e de Automação e Controle. Vai procura outro para dar uma de cientista.

          8. O que só torna mais clara a sua má fé

            Porque se é  realmente isso, está cansado de saber da importância de Turing, que nao é nenhuma “propaganda gay” como você tentou passar. E acho muito engraçado você estar me chamando de prepotente, e aproveitando para “pôr o pau na mesa”. Passe bem, Alexis. 

          9. Está precisando de emprego?

            Não tenho vagas atualmente, mas, na minha equipe tenho pelo menos cinco funcionários que poderiam autodenominar-se pretos, se eles assim quiserem. Contrato por qualidade e experiência e ela não tem cor nem opção sexual.

            .

          10. Acrescentando

            Da Wikipédia: 

            “Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolosde um sistema de regras próprias. A máquina teórica de Turing pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números. Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, Turing desenvolveu um teste que consistia em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pelo operador eram vindas ou não de um computador. Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidadecomeçou a ser delineada.

            Devido a todos esses feitos, Alan Turing é tido como o Pai da ciência da computação.”

             

          11. Eu não daria corda a

            Eu não daria corda a trolls… É gastar boa energia.

             

            Mas valeu, não conhecia essa ligação à ciência da biologia.

          12. A ligaçao c/ a Biologia é reconhecida hoje, nao sei se ele já

            a postulava diretamente, porque diretamente ele falou foi de certoss tipos de processos químicos, os quais explicam coisas da morfogênese dos animais, em especial os padroes de manchas e listras nas peles dos mamíferos. Mas nao sei se ele mesmo fez a ligaçao desses processos químicos com os processos biológicos correspondentes. É um tema super atual hoje, em que causas físico-químicas para processos biológicos têm sido muito revalorizadas. . 

          13. De qualquer modo ele

            De qualquer modo ele contribuiu, né?

            Entendo que seja tema atual, só que não conheço para debater. Você é nossa fonte na área.

            Bom, Feliz Natal para quem comemora Natal, Boas Festas e um Ótimo 2014!

          14. Alan Turing é um dos gênios

            Alan Turing é um dos gênios do século XX. Equipara-se a Hilbert, Gödel, Heisenberg, Bohr, Shrödinger, Von Neumann e tantos outros, 

            Essa tua pirraça, Alexis, com o movimento gay não pode tolher teu bom senso e o conhecimento dos fatos. Por favor, cara, menos, 

             

    2. Gunter,
       
      Talvez sua ultima

      Gunter,

       

      Talvez sua ultima frase ficasse melhor assim: “Mas ainda é um país cujo estado é claramente omisso no combate a (todo tipo de) preconceitos, em especial” o preconceito contra o pobre, o preto, o trabalhador de serviços manuais (= pobre), nordestino, etc.

      1. O preconceito em relação a

        O preconceito em relação a LGBTs é tão entranhado, inclusive nas máquinas públicas e partidárias, que dificulta até o mesmo o seu reconhecimento. Isso é uma tentativa de invisibilizar o preconceito.

        Os mecanismos de perpetuação dos diversos preconceitos são parecidos, mas alguns analistas ainda insistem em tratar com base em questões de classes, o que é um grande equívoco. Afinal, LGBTs não são uma classe social, estão em todas e quando são pobres sofrem duplo preconceito.

        Quando segmentos de esquerda insistem em ignorar o problema, se aliam a setores religiosos ainda mais preconceituosos. Podem atacar a questão social propriamente dita (com transferências de renda, programas de emprego) mas é negada à sociedade a educação e informação necessárias para se livrar do mal.

        Se levarmos a um contínuo esse processo o que se teria ao final? Uma sociedade de classe única mas ainda homofóbica!

        A aliança citada faz com que seja crime no Brasil a intolerância em relação a religiões minoritárias. Mas quando se ouviu falar de vítimas assim? E os protegidos desse modo impedem que orientação sexual faça parte da mesma lei, sob o beneplácito do governo?

        Por isso eu mantenho meu parágrafo:

        “Mas ainda é um país cujo estado é claramente omisso no combate a preconceitos, em especial o da homofobia (trabalha menos pior as questões como o racismo, xenofobia e intolerância religiosa.)”

        Não é apenas omisso. Se não fosse inconstitucional trabalharia contra.

         

  5. Há muitos biógrafos que não

    Há muitos biógrafos que não endossam a tese de suicídio. Para eles o envenenamento teria sido acidental. Turing já tinha sofrido outros acidentes no laboratório que mantinha em casa. Aparentemente o matemático era bem descuidado.

    Verdade também que Turing amava a história da Branca de Neve e da maçã envenenada…

    Com relação ao logotipo também não há consenso:

    O primeiro logo da Apple mostra a maçã na macieira sobre NewtonA bandeira GLS só surgiu em 1978, o  segundo logotipo da Apple foi criado em 1976O nome Apple da empresa é sim uma homenagem a Isac Newton, pai da Física ClássicaO logotipo da Apple Computer é um reconhecimento a 2 grandes descobertas de Newton: a descoberta da gravidade (maça) e a separação da luz por prismas (cores).

    Enfim, mais uma daquelas histórias que viram lenda. Apesar de achar a versão da inspiração em Turing muito mais interessante.

    Turing, infelizmente, foi mais um gênio desprezado e incompreendido por seus contemporâneos, mas que a História tratou de corrigir e lhe fazer justiça. Muito antes de qualquer perdão inútil de autoridades inglesas…

    Aliás, quem precisaria de “perdão”  seriam  os que o condenaram.

    Quem foi o juiz que o condenou?  Alguém sabe o nome?……

     

    1. Muito interessante também

      Agora, quase sempre quando se usa arcoíris (luz, prismas, etc) a representação costuma ser com sete cores.

      Se em 1976 a Apple já usou uma versão de 6 cores, bom, a bandeira LGBT é que copiou! rsrs

    2. E a marca da mordida?

      O logo original deixa claro então que a inspiração principal foi em Newton. Mas e a marca d mordida? Em que terá sido inspirada?….

       

  6. Recebe perdão póstumo? Mas

    Recebe perdão póstumo? Mas que merda é essa? Que crime ele cometeu para tão “magnânima” atitude?

    O correto seria “Inglaterra pede perdão a AlanTuring”, um dos maiores gênios do século XX,, um período no qual despontaram vários luminares. 

    Não acerca da sua biografia, mas abordando suas idéias e façanhas há o livro de outro gênio da matemática, Roger Penrose, também inglês, A MENTE NOVA DO REI. Não precisa ser bamba em matemática para entender os princípios da Máquina de Turing Universal.

    Onde estará, quem será, o “novo” perdoado daqui a 30, 40 anos? 

    1. É só acompanhar novos capítulos

      Onde estará, quem será, o “novo” perdoado daqui a 30, 40 anos? 

      É só esperar o novo capítulo do Novo Testamento Arco-Íris da humanidade.

       

  7. Construindo um Herói Gay?

    Homenagem póstuma mereceria uma fila interminável de gente, de todas as épocas, onde um determinado delito teria deixado de ser configurado como tal. Neste caso em particular, temos um cidadão que foi condenado (1952) por ter um caso homossexual com outro jovem, situação que era crime na Inglaterra, naquela época. Dos anos mais tarde o citado cidadão foi encontrado morto, diagnosticado como suicídio, assim como acontece com milhares de pessoas, diariamente.

    A história do Turing é ressuscitada e contada hoje com as cores do arco-íris, como herói de guerra, como pai dos computadores (essa não acredito!) e, quem sabe, daqui a pouco vai ser até canonizado.

  8. Perdao? Turing nao precisa diss, é 1 gênio universal/ reconhecid

    Muita cara de pau falarem em perdao. A Inglaterra é que deveria pedir perdao a Turing. Até a ICAR fez isso, em relaçao a Galileu. 

  9. Um dos maiores matemáticos do século 20

    Turing foi um dos maiores matemáticos do século 20, além de outras coisas mencionadas neste blog. Suas contribuições se referem aos fundamentos da matemática.

    Ao contrário do que muitos pensam, a matemática não pode ser inteiramente construída sob fundamentos lógicos, como tentaram demonstrar Gottlob Frege (1848 – 1925), Bertrand Russell (1872 – 1970) e outros no passado, nem em moldes axiomáticos, como pretendia David Hilbert (1862 – 1943). A razão dessa impossibilidade tem a ver com contradições intrínsecas de qualquer linguagem. As contradições da linguagem comum foram apontadas pela primeira vez por Epimênides, no século 4 A.C., que disse: Todos os cretenses são mentirosos, assim me disse um poeta cretense. O paradoxo (contradição) da afirmação é óbvio. No início do século 20 (1902?) Bertrand Russell descobriu que o chamado paradoxo do mentiroso tem análogos na teoria dos conjuntos, uma das áreas sem a qual a matemática moderna é impossível. Ele e Frege se desesperaram.

    Em 1928, David Hilbert propôs uma agenda para a matemática. Para ele a matemática é um conjunto de operações formais com símbolos ( cujo significado não é relevante) segundo regras postuladas (axiomas).Propõs que os matemáticos encontrassem uma demonstração rigorosa da existência de um conjunto de axiomas a partir do qual qualquer afirmação (tese) matemática pudesse ser demonstrada falsa ou verdadeira.  

    Em 1931, Kurt Goedel (1906 – 1978) demonstrou o chamado teorema da incompletude da matemática axiomática: nenhum conjunto finito e consistente de postulados é completo; sempre haverá afirmações verdadeiras que não podem ser demonstradas. O teorema de Goedel foi um dos maiores traumas da matemática.

    Mas restava a possibilidade de que para qualquer afirmaçao matemática houvesse algum procedimento “mecânico” capaz de levar à conclusão de que ela fosse falsa ou verdadeira. Turing demonstrou que isso nem sempre é possível, no chamado teorema da indecibilidade. Sua demonstração envolveu a criação da máquina de Turing, uma máquina que opera segundo regras de uma programação lógica. O conceito de algorítmo, muito usado por Turing, é originário da Grécia.  ,

    1. Forçando a barra desde o sécul IV A.C.

      Ele está dentro de uma lista de 616 matemáticos mais importantes do século XX

      http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Categoria:Matem%C3%A1ticos_do_s%C3%A9culo_XX&pagefrom=Papperitz%2C+ErwinErwin+Papperitz#mw-pages

      Tudo bem, melhor que muitos de nós, porém, volto a concluir que o destaque dado a ele nestes recentes anos surge apenas porque era gay.

      Fica registrado o interessante aporte do colega acima em relação ao Epimênedis, que deve ter inspirado a frase: Sou Ateu, graças a Deus!

       

      1. deixa de ser impertinente

        Alexis, você está sendo muito  impertinente. Deve haver por aí também alguma lista dos maiores 500 físicos do século 20 que inclui Einstein. Mas Turing foi incluído numa lista dos 10 maiores matemáticos da história, como se vê em

        http://www.therichest.com/rich-list/most-influential/greatest-mathematicians/    

        Os matemáticos dedicam a Goedel e Turing uma veneração distinta, quase contaminada de amargura ou ate ressetimento, pois esses dois gênios demoliram o maior sonho da comunidade, o de assentar toda a matemática, presente e futura, em fundamentos absolutamente gerais e sólidos.

        A fama de Turing junto aos matemátcos nada tem a ver com a sua homossexualidade. Na verdade, há muitos grandes  matemáticos homossessuais, por exemplo Godfre H. Hardy, Andrei N. Kolmogorov (o maior matemático russo de todos os tempos), Pavel S. Aleksandrov. Em que a homossessualidade desses gigantes afetou a sua fama? O que tornou Turing mais conhecido do grande público foi a cruel discriminação a que ele foi submetido pelo estado inglês. Principalmente para quem sabe da enorme timidez de Turing, é impossível não sentir grande empatia e solidariedade frente a esse gênio tão original.

        1. Exagero

          A revista referida foi criada em 1986 e o seu escopo é de fazer ranking de gente rica e famosa no mundo todo, ou seja, já pegou a onda do “Enigma”. A exaltação do Turing começou em 1983 e, prossegue junto com o crescimento da influência Gay no mundo, turbinadíssima pela economia global. Não cabe dúvida que o Turing foi injustiçado, mas muita gente o foi, ao longo da humanidade. Agora, subir ele a pedestal de pai da computação é um pouco demais. Em suma, assistimos á criação de um novo herói Gay, útil e oportuno a uma causa que se espalha mundialmente, como já sinalei, turbinada pela economia global.

    1. Ele idealizou uma máquina capaz de certas computaçoes

      Que nunca foi construída, nem era conhecida dos inventores mais imediatos do computador. Mas nao estou dizendo isso para negar o seu valor, apenas estou relativizando. Foi mais um engenheiro do que um teórico da computaçao, como Turing (pré-computaçao). 

    2. Alan Turing pai da computação moderna

      Realmente o Charles Babbage é o “pai da computação”, o Alan Turing na verdade é o “pai dos Computadores Modernos”.

    3. Alan Turing pai da computação moderna

      Realmente o Charles Babbage é o “pai da computação”, o Alan Turing na verdade é o “pai dos Computadores Modernos”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador