O fim do “pico da Alemanha” e o retorno da França

Do Project Syndicate

  , 

A Europa funciona melhor, como diz a velha piada, com os russos de fora, os alemães para baixo e os americanos. A nova ordem européia de hoje eleva os russos, os alemães estão em decadência, os americanos se debatem, os britânicos lutando para Brexit – e a França subindo.

LONDRES – À primeira vista, o resultado das eleições para o Parlamento Europeu em maio e a subsequente nomeação da nova equipe de líderes da União Européia auguram continuidade e não rompimento para o bloco. Os partidos nacionalistas não conseguiram obter ganhos significativos nas eleições e, em seguida, o grande status quo da Europa Ocidental capacita federalistas escolhidos para os altos cargos da UE. Em particular, a escolha de Ursula von der Leyen para ser a próxima presidente da Comissão Européia – tornando-a a primeira alemã a ocupar o cargo em meio século – pareceu confirmar o contínuo domínio da Alemanha na Europa.

No entanto, correntes subjacentes divergem frequentemente do fluxo superficial. A história sugere que hegemons frequentemente assumem a liderança formal à medida que seu poder diminui, não quando ele está se fortalecendo. Hoje, vários fatores ameaçam o status da Alemanha como o principal cão da UE – e a França é a principal beneficiária.

Até agora, o domínio alemão baseava-se em dois pilares principais: garantias de defesa americanas aparentemente permanentes, e as empresas manufatureiras líderes no país e a posição maciça de credor líquido. Mas à medida que essas fundações começam a desmoronar, a era do “pico da Alemanha” pode estar passando.

Uma razão para isso é a prevalência de taxas de juros baixíssimas em todo o mundo, e particularmente na zona do euro, refletida pelo fato de que os bônus de dez anos da Itália e mesmo da Grécia renderam menos que seus equivalentes nos Estados Unidos. Estes prémios de risco decrescentes implicam que o risco de outra crise da dívida soberana da zona do euro está a diminuir. Isso, por sua vez, está enfraquecendo a influência “semi-suave” que a Alemanha tem sobre a zona do euro, oferecendo apoio financeiro em troca de austeridade fiscal e reformas estruturais.

Além disso, o equilíbrio do poder político dentro da UE está novamente mudando. Mais importante, o Brexit – embora ainda não tenha ocorrido – está ajudando a França a reprisar seu papel anterior a 1990 como eleitor do bloco.

Naquela época, a Alemanha Ocidental, a Itália e a Espanha geralmente favoreciam mais a integração na UE; A Grã-Bretanha era contra; e a França teve o voto decisivo. Isso explica o modus operandi da “locomotiva” franco-alemã: como as grandes iniciativas da UE dependiam de um acordo entre os dois países, a França poderia escolher um caminho de integração europeia que melhor atendesse seus interesses nacionais.

A reunificação alemã e a crise da zona do euro mudaram isso. A Grã-Bretanha tornou-se cada vez mais eurocéptica, rejeitando a união política e fiscal que considerava essencial para o euro, ainda que politicamente inaceitável por si mesma. A França, enquanto isso, buscava um federalista ” gouvernement é conomique “. Como resultado, a Alemanha tornou-se o eleitorado e freqüentemente se opunha à integração mais profunda da UE, aparentemente para evitar uma divisão entre os estados membros da zona do euro e não pertencentes à zona do euro (incluindo o Reino Unido). De fato, a principal preocupação da Alemanha era muitas vezes proteger seus próprios interesses financeiros e os de outros países credores do norte da Europa. O Brexit, no entanto, irá restaurar a antiga ordem anterior a 1990, com a França no centro.

Além disso, os atritos comerciais, a mudança para a energia verde, a chamada Quarta Revolução Industrial e as crescentes tensões geopolíticas ameaçam prejudicar o modelo de crescimento liderado pelas exportações da Alemanha. De fato, a economia alemã pode enfrentar a recessão neste ano, à medida que suas exportações e investimentos em fabricação enfraquecem.

A indústria alemã enfrenta inúmeros desafios, além da debacle atual das emissões de diesel. O crescimento de veículos elétricos e autônomos, o uso de automóveis com economia de mercado, a atividade de dados pesados ​​e a impressão 3D afetarão profundamente uma economia cuja vantagem competitiva está no artesanato e na engenharia de precisão.

As coisas são ainda piores para a Alemanha quando se trata de energia pesada. Hoje em dia, os membros da UE com fortes capacidades militares exercem um “prêmio de poder”, devido às intervenções externas do presidente russo Vladimir Putin e crescentes dúvidas sobre o compromisso do presidente norte-americano Donald Trump com a segurança coletiva europeia (e, portanto, alemã). Isto é particularmente verdadeiro para a França, que tem forças nucleares e convencionais eficientes, e uma localização estratégica vantajosa, com a Polônia e a Alemanha separando-a e a Rússia.

No contexto da UE, cada um destes fatores representa uma mudança importante; em combinação, eles poderiam ser transformadores. A França está agora prestes a se tornar o centro em que a integração da UE – e, portanto, qualquer futuro renascimento geopolítico ou econômico para o bloco – dependerá. Atualmente, o governo francês está encontrando maneiras de equilibrar as questões domésticas com a integração da zona do euro, a política climática (incluindo a gestão dos “coletes amarelos” ( gilets jaunes )backlash), e controlando o poder dos gigantes da tecnologia dos EUA .

Além disso, o país é “semi-core” – politicamente posicionado entre credores “centrais” (especialmente Alemanha e Holanda) que exigem maior ajuste fiscal, reforma e reembolso, e os chamados devedores Club Med (Portugal, Itália, Grécia e Espanha), que querem transferências fiscais. Isso significa que a França é central para os bancos, mercados de capitais e outros “sindicatos” na agenda da reforma da zona do euro.

Finalmente, a França tem uma longa história de política estatista e não tem um superávit comercial maciço com o resto do mundo. Como tal, pode ser capaz de defender melhor os interesses próprios e da UE do que a Alemanha num mundo de guerras comerciais e barreiras de investimento, em que as forças de mercado estão subordinadas ao poder dos governos.

A Europa funciona melhor, como diz a velha piada, com os russos de fora, os alemães para baixo e os americanos. A nova ordem européia de hoje eleva os russos, os alemães estão em decadência, os americanos se debatem, os britânicos lutando para Brexit – e a França subindo. Com o mundo em fluxo, este último desenvolvimento deve ser uma boa notícia para a estabilidade e coesão da zona do euro e, portanto, da Europa e do mundo como um todo.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Por qual razão?
      Acredito que para nós, brasileiros, seja um pouco difícil entender as peculiaridades de um grupo de países como a Europa. As questões políticas e econômicas das nações europeias envolvem características que não nos são peculiares. Além disso, um articulista europeu, mesmo que traduzido para o português de Portugal nos soa estranho também.
      Julgo longe de ser bobagem…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador