O que diz o artigo 99 da Carta da ONU e que poderes confere ao secretário-geral  

Renato Santana
Renato Santana é jornalista e escreve para o Jornal GGN desde maio de 2023. Tem passagem pelos portais Infoamazônia, Observatório da Mineração, Le Monde Diplomatique, Brasil de Fato, A Tribuna, além do jornal Porantim, sobre a questão indígena, entre outros. Em 2010, ganhou prêmio Vladimir Herzog por série de reportagens que investigou a atuação de grupos de extermínio em 2006, após ataques do PCC a postos policiais em São Paulo.
[email protected]

Secretário-geral da ONU, António Guterres, invocou o artigo, raramente usado, em carta ao Conselho de Segurança

O secretário-geral da ONU António Guterres tem sido firme em suas posições sobre o massacre contra os palestinos na Faixa de Gaza. Foto: Divulgação/ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, dirigiu-se ao Conselho de Segurança da organização nesta quarta-feira (6) invocando o Artigo 99 da Carta fundadora para exortar à ação face à ameaça que o conflito na Faixa de Gaza, Palestina, representa para a segurança internacional.

A atitude surpreendeu porque este artigo não é invocado há décadas, na medida em que é raramente usado. O artigo em questão é uma das ferramentas diplomáticas de maior poder simbólico à disposição do secretário-geral da ONU. 

No artigo, fica declarado que “o secretário-geral poderá chamar a atenção do Conselho de Segurança para qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais”.

Este foi o principal ponto na carta enviada por Guterres ao presidente do Conselho de Segurança, José Javier de la Gasca López Domínguez.

O secretário-geral indica que “mais de oito semanas de hostilidades em Gaza e Israel causaram sofrimento humano atroz, destruição física e traumas coletivos em todo Israel e nos territórios palestinos ocupados”. 

Guterres condena ataque do Hamas

Guterres reiterou a sua condenação do assassinato de mais de 1.200 pessoas, incluindo 33 crianças, e dos ferimentos infligidos a milhares de outros “nos abomináveis ​​atos de terror cometidos pelo Hamas e outros grupos armados palestinos em 7 de Outubro de 2023”. 

Lembrou que cerca de 250 pessoas foram sequestradas, das quais mais de 130 permanecem em cativeiro, e sublinhou que “devem ser libertadas imediata e incondicionalmente”.

Por outro lado, alertou que “a população civil de toda Gaza corre grave perigo”. Da mesma forma, denunciou que desde o início da operação militar israelense contra o enclave palestino “mais de 15.000 pessoas, das quais mais de 40% eram crianças, morreram” e “mais milhares ficaram feridas”.

Ele observou que mais da metade das casas foi destruída e cerca de 80% da população de 2,2 milhões foi forçada a mudar-se para áreas cada vez mais pequenas.

Os restos explosivos dos bombardeios israelenses tornaram as áreas inabitáveis, enquanto o deslocamento massivo criou “condições de sobrelotação, indignas e anti-higiênicas”. 

Sistema de saúde em colapso

Da mesma forma, “o sistema de saúde de Gaza está em colapso” e “os hospitais tornaram-se campos de batalha”, disse ele.

Esclareceu que atualmente apenas 14 dos 36 centros médicos estão a funcionar parcialmente, enquanto os dois principais hospitais do sul de Gaza funcionam com o triplo da sua capacidade de camas e estão a ficar sem abastecimentos básicos e combustível, além de alojar milhares de pessoas deslocadas.

“Nestas circunstâncias, mais pessoas morrerão sem receber tratamento nos próximos dias e semanas”, previu o alto funcionário, observando que “nenhum lugar é seguro em Gaza”.

“A situação está se deteriorando rapidamente para uma catástrofe com implicações potencialmente irreversíveis para os palestinos como um todo e para a paz e segurança na região”, alertou o secretário-geral da ONU, apelando à prevenção deste resultado “a todo o custo”.

Reação de Israel

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Eli Cohen, reagiu à decisão de Guterres garantindo que o seu desempenho como secretário-geral da ONU é um “perigo para a paz mundial”. Além disso, acusou o chefe da organização internacional de apoiar o movimento Hamas e os assassinatos de israelenses.

“O mandato de Guterres é um perigo para a paz mundial. O seu pedido para ativar o Artigo 99 e o apelo a um cessar-fogo em Gaza constitui um apoio à organização terrorista Hamas, bem como um apoio ao assassinato de idosos, ao rapto de bebês e ao violação de mulheres. Qualquer pessoa que apoie a paz mundial deve apoiar a libertação de Gaza do Hamas”, escreveu Cohen na sua conta no X (antigo Twitter).

Com informações da Agência ONU, Reuters e RT

LEIA MAIS:

Renato Santana

Renato Santana é jornalista e escreve para o Jornal GGN desde maio de 2023. Tem passagem pelos portais Infoamazônia, Observatório da Mineração, Le Monde Diplomatique, Brasil de Fato, A Tribuna, além do jornal Porantim, sobre a questão indígena, entre outros. Em 2010, ganhou prêmio Vladimir Herzog por série de reportagens que investigou a atuação de grupos de extermínio em 2006, após ataques do PCC a postos policiais em São Paulo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador