Rússia expressa apoio à China após visita de Nancy Pelosi a Taiwan

Victor Farinelli
Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN
[email protected]

Porta-voz do Kremlin qualificou o gesto de Pelosi como “clara provocação no espírito de Washington, de contenção integral da China”

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente da China, Foto: Sputnik/Aleksey Druzhinin/Kremlin – via Agência Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou um comunicado nesta terça-feira (2/8) no qual condenou a visita da congressista estadunidense Nancy Pelosi, presidenta da Câmara de Representantes (a câmara baixa dos Estados Unidos), à ilha de Taiwan.

Segundo o Kremlin, a chegada de Pelosi à Taipé, capital taiwanesa, foi “um ato prejudicial à estabilidade regional e à segurança internacional”.

“Consideramos esta visita como uma clara provocação no espírito da linha agressiva dos Estados Unidos de contenção integral da República Popular da China”, manifestou a diplomacia russa, em comunicado que foi lido pela porta-voz Maria Zakharova.

Em outro trecho do comunicado, o ministério russo enfatizou que “as relações entre as duas partes do Estreito de Taiwan são um assunto interno da China, país que tem o direito de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania e integridade territorial”.

Ademais, a Rússia também deixou claro que sua posição sobre o tema é que “existe apenas uma China, o governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China e Taiwan é parte integrante da China”.

Para finalizar, Moscou pediu a Washington reconheça a nova realidade geopolítica na qual “não há mais lugar para a hegemonia dos Estados Unidos”.

Leia também:

China anuncia represálias contra Taiwan e Estados Unidos

Nancy Pelosi chega a Taiwan, em visita que pode desencadear um conflito entre China e EUA

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nancy está “on”. Alegrinha como cachorro novo.
    Xi, se aprendeu alguma coisa com a maldade americana, poderá sancionar a governadora da ilha, acusando-a de corrupção e conluio com o governo americano para transferência de tecnologia, com um agravante, a TSMC vai para o “states”. Com isso ele talvez possa dar um tchau para os yankees e um oi para Formosa.

    https://pt.constructionreviewonline.com/notícia/EUA/nova-fábrica-de-chips-tsmc-será-construída-no-arizona/

  2. Os EUA sempre incentivaram guerras em outros continentes, com a velha retórica de “Defesa das Democracias”. Bem longe de casa!
    Dessa forma, criam uma grande demanda para vender armas e oferecer empréstimos aos países envolvidos.
    O mesmo aconteceu nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Segundo historiadores, em todos esses momentos, o país se encontrava em grandes dificuldades financeiras, recessão. Após as guerras, o país sempre recuperava sua economia.
    Não é muito diferente do que estão buscando fazer no atual momento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador