‘Se Brexit for aprovado deixo o cargo’, se compromete primeira ministra britânica

"Estou pronta para entregar o cargo antes do que pretendia para fazer o que é certo para nosso país e nosso partido", apela Theresa May.

Jornal GGN – A primeira ministra britânica, Theresa May, colocou seu cargo nas mãos do Parlamento para conseguir a aprovação das medidas do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia).

O apelo aconteceu durante reunião a portas fechadas com integrantes do seu partido, o Conservador, na noite desta quarta-feira (27). Nesta semana, May sofreu a terceira derrota e não conseguiu o número suficiente de apoio para o pacote de medidas, que têm a responsabilidade de preparar, e que define vários pontos que vão desde a passagem de pessoas, até produtos e comercialização de energia para dentro do Reino Unido, em relação aos países membros da UE.

“Estou pronta para entregar o cargo antes do que pretendia para fazer o que é certo para nosso país e nosso partido”, disse May acrescentando que sabia que os parlamentares do seu próprio partido não queriam que ela conduzisse a próxima fase de negociações do Brexit e que “não seria obstáculo”. As informações são da BBC News.

May fez as declarações no mesmo dia que os parlamentares britânicos votaram oito planos alternativos para o Brexit e todos foram rejeitados, incluindo a proposta para um segundo referendo para os britânicos voltarem a decidir se querem ou não deixar a União Europeia, e outra proposta de o Reino Unido deixar a UE sem acordo nenhum em 12 de abril.

A União Europeia aceitou a prorrogação do prazo de saída do Reino Unido que seria cumprido agora, em 29 de março. Na semana passada, o Conselho Europeu acatou o pedido de May para que o desligamento passasse para maio mas, em seguida, o Parlamento britânico mudou a data de prorrogação de saída para 12 de abril.

Ainda segundo a BBC, a disputa para quem vai assumir agora a liderança dos Conservadores no lugar de May deve acontecer em maio. Entretanto, o governo alertou que a situação pode mudar dependendo de um acordo passar ou não no Parlamento britânico.

Um repórter de política do jornal, Iain Watson, que estava aguardando o final da reunião de May com os correligionários, viu o parlamentar Boris Johnson, considerado substituto natural na liderança do grupo, sair da reunião com “sorriso de orelha a orelha”.

Leia também: Brexit pode prejudicar relação entre as duas irlandas

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador