Ucrânia diz que apreendeu “documentos secretos da Rússia” indicando que guerra duraria 15 dias

"Russos estão perdendo equipamentos e mão de obra, mas também deixam seus documentos secretos para trás", afirma governo ucraniano

O Ukrayinska Pravda, um dos veículos de comunicação da Ucrânia, afirmou nesta quarta-feira, 1º de março, que as Forças Armadas do País encontraram “documentos secretos” que indicam que os russos planejaram a operação militar para durar até 15 dias.

Segundo a reportagem, os documentos foram apreendidos no batalhão dos fuzileiros navais russos que estavam na região do Mar Negro.

“As Forças Armadas da Ucrânia estão conseguindo infligir perdas aos invasores russos. Eles estão perdendo equipamentos e mão de obra, mas também – em pânico – eles deixam seus documentos secretos para trás”, diz um comunicado atribuído ao Comando Operacional das Forças Conjuntas, ligado ao Ministério da Defesa ucraniano.

De acordo com as informações, os planos para a guerra na Ucrânia foram aprovados em 18 de janeiro de 2022. “A captura da Ucrânia deveria ser executada em 15 dias, entre 20 de fevereiro e 6 de março”, dizem os ucranianos. Mas a operação militar da Rússia não começou na data indicada. A guerra entrou no sétimo dia nesta quarta.

O Comando Operacional ainda ironizou o suposto abandono dos documentos pelos russos. “Deixem seus equipamentos e documentos secretos para trás, precisaremos deles para nossos defensores. E vamos precisar deles para [enviar ao Tribunal de] Haia.”

Eles ainda insinuaram que a população ucraniana deveria desconfiar de soldados russos rendidos. “Quando um dos soldados russos capturados diz que veio participar de exercícios e se perdeu, não acredite! Eles sabiam, planejaram e se prepararam cuidadosamente.”

Veja a matéria original e os documentos revelados aqui.

Leia mais:

1 – Xadrez da Rússia com fôlego e da marcha da insensatez em andamento, por Luis Nassif

2 – Rússia pode tomar Kiev, mas insurgência ucraniana resistiria por 10 anos com apoio da OTAN, diz ex-agente da CIA

3 – A guerra da Ucrânia, a mídia e os heróis e vilões da Marvel, por Luis Nassif

4 – Estados Unidos e o risco-zero, terão eles dado um mal passo?, por Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva

Leia também:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador