24 de junho de 2026

2ª Turma do STF deve apreciar liberdade de Lula em dezembro

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro. O processo foi liberado hoje, dia 27, para julgamento. A liberação foi feita pelo relator, ministro Edson Fachin. A data para o julgamento será definida pelo presidente da turma, Ricardo Lewandowski, responsável pela pauta de julgamentos.

A defesa de Lula aponta para o fato de que, ao ir para o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, o juiz de piso Sergio Moro demonstra parcialidade e o ato demonstra que agiu ‘politicamente’. Moro assumirá o Ministério da Justiça, que se tornou um superministério, em janeiro.

Além disso, a defesa de Lula quer que a suspeição de Moro seja reconhecida para julgar processos contra o ex-presidente e que todos os atos processuais que resultaram na condenação no caso triplex do Guarujá (SP), sejam considerados nulos.

Lula está preso desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, após a confirmação da condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês, evitando a prescrição, por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O juiz singular Sergio Moro nega qualquer irregularidade e diz que a decisão de ingressar no governo eleito ocorreu depois de medidas tomadas por ele, como o julgamento do ex-presidente Lula.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

13 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vera lucia venturini

    27 de novembro de 2018 7:56 pm

    Tá bom que as prostitutas da

    Tá bom que as prostitutas da Babilonia do STF vão contrariar os capitães. O moro capitão do mato e o bolsonaro estúpido do exército. Só o fato do Facchin ter liberado o julgamento já indica o resultado.

    Qual a diferença desses juizes do STF dos “gorilas” do golpe de 64?  

  2. Avelino de Oliveira

    27 de novembro de 2018 8:31 pm

    Caro Nassif
    Já está

    Caro Nassif

    Já está apreciado.

    Lula está condenado.

    O resto é resto.

    Deram o golpe, fraudaram para o Bolso “ganhar”, Moro , como bom lacaio, sabe que Lula continuará preso.

    Os militares estão de plantão,  salivando de vontade. 

    O filhinho do Bolso, foi pedir a benção nos esteites, vem mais grana para o massacre. 

    Saudações

  3. Francisco Andrade

    27 de novembro de 2018 8:40 pm

    o judiciário…

    já não é mais um poder da República, … que aliás,  está a caminho de deixar de ser uma República.  É só uma grande quadrilha engravatada que manipula as leis que colocaram no poder outras tantas quadrilhas,…

    Toda e qualquer notícia sobre a liberdade de Lula, ou sobre a restauração das garantias constitucionais é mero jogo de cena, balão de ensaio…

    Nosso judiciário, como todo mundo já sabe, é aquele “com supremo,… com tudo ” …

  4. André Oliveira

    27 de novembro de 2018 9:25 pm

    Se liberaram para julgamento

    Se liberaram para julgamento é porque já estão garantidos os votos para manter Lula preso.

  5. Eduardo Outro

    27 de novembro de 2018 9:53 pm

    Se por descuido (não

    Se por descuido (não acredito) Lula puser os pés na rua deve caminhar rapidamente para a embaixada mais próxima, nem que seja a dos EUA  ou a da “Rússia Soviética”. 

  6. Joel Lula Miranda

    27 de novembro de 2018 11:12 pm

    Lula

    Nunca ví tanto traidor da patria e mentirosos da fé cristã!

    Todos que estão perseguindo Lula ainda vão prestar contas aqui na Terra e pagar pelas falsidades cometidas contra Lula.

    No Julgamento Final serão condenados, vão passar um tempo no Purgatório e depois quiemarem no Inferno.

    Aqui se dizem cristãos e tementes a Deus, mas são filhos de Satanás.

    O Diabo os esperam lá!

     

  7. alexis

    28 de novembro de 2018 8:36 am

    2a turma, maior chance que se fosse com a 1a

    Ministro Ricardo Lewandowski – Presidente

    Ministro Celso de Mello

    Ministro Gilmar Mendes

    Ministra Cármen Lúcia

    Ministro Edson Fachin

  8. Rui Ribeiro

    28 de novembro de 2018 10:17 am

    Todas as instâncias judiciárias são unânimes em condenar o Lula

    A unanimidade de todas as instâncias judiciárias na condenação do Lula não é, para os burros, sinal de burrice de todo o judiciário mas sinal de que o $érgio Moro é um juiz justo, imparcial e legalista. Nelson Rodrigues deve morrer de rir desses burros.

     

    Um Coxinha de nome Carlos Soares postou o seguinte comentário aqui nessa página:

     

    “Sérgio Moro deve ser o primeiro e único despota com 3 níveis de revisão de suas ações!

    Moro julgou e condenou Lula… A 4ª Turma de Curitiba “rejulgou”, confirmou a condenação e AUMENTOU a pena de Lula!

    Como explicar? Despotas, todos eles, com certeza!

    Lula recorreu ao STJ e ao STF e PERDEU!!!

    Ainda cabe recurso e novas derrotas!

    É muito mais fácil eleger um culpado (que não seja Lula, obviamente), um “agente treinado pela CIA”, do q manter esse discurso idiota para todo o sistema judiciário brasileiro!

    Enquanto isso, Lula será julgado por outro crime e outro juiz… 

    Vamos ver a desculpa da vez quando Lula for condenado novamente!”

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/moro-e-o-estado-policial-por-jeferson-miola

     

    O Carlos $oares afirma que a 4ª Turma de Curitiba rejulgou o recurso do Lula, confirmou a condenação e aumentou a sua pena. Ora, bombado, não existe um órgão judiciário com o nome de 4ª Turma de Curitiba. Quem julgou o recurso do Lula foi a 8ª Turma do TRF-4. O Brasil, diria um político Italiano, não é famoso internacionalmente pelos seus juristas mas pelas suas ‘dançarinas’ e jabotiocabas.

    1. Eugenio Nonato

      28 de novembro de 2018 4:34 pm

      Uma rosa é uma rosa, não

      Uma rosa é uma rosa, não importa o nome que se dê a ela. Se chamou a oitava turma do TRF-4 de 4ª  turma  de Curitiba não invalida o raciocínio do comentário.

      O HOMEM APONTA O DEDO PARA CIMA, O SÁBIO OLHA PARA CÉU, O IDIOTA OLHA PARA O DEDO.

       

       

      1. Rui Ribeiro

        29 de novembro de 2018 1:44 am

        Ser $ábio é fácil: basta olhar
        Sempre para o ceu ate que, de cara pra cima, tropeça e caia de um penhasco de tanto olhar para o ceu.
        Eu mostrei o ceu a voce mas sua fixaçao eh com meu dedo
        Toda unanimidade eh burra. Precisa desenhar?

      2. Rui Ribeiro

        29 de novembro de 2018 1:56 am

        No causo, tá mais prá merda do que prá rosa
        Desde quando apelo à quantidade torna um argumento valido?

      3. Rui Ribeiro

        29 de novembro de 2018 11:35 am

        Mas uma bosta não é uma rosa, é só uma bosta

        Desde quando a unanimidade das instâncias judiciárias na condenação de um réu quer dizer que ele seja necessariamente culpado, e não que a unanimidade seja burra?

        O argumento do meu comentário é o apelo à quantidade como premissa para a validade de um argumento, não o mico de chamar nomear um órgão judicial de 8ª Turma de Curitiba.

      4. Rui Ribeiro

        29 de novembro de 2018 11:40 am

        E se te oferecerem veneno passando-o como suco?

        Importa ou não importa o nome que se dê ao veneno?

        Você não vai exigir que eu deguste o seu suco primeiro, né?

        Tome no seu caneco

Recomendados para você

Recomendados