45% dos brasileiros acham que Lula deveria ser perdoado ou cumprir pena em casa, diz Datafolha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Datafolha apurou que a prisão de Lula ainda divide opiniões. Para 51%, o ex-presidente deveria permanecer preso em Curitiba. A soma dos que pensam o contrário chega a 45%. Outros 4% ainda não sabem opinar sobre a situação do petista, que foi impedido de disputar e eleição presidencial de 2018.

Segundo informações do Datafolha divulgadas pelo jornal O Globo nesta quarta (3), 37% dos entrevistados acham que Lula deveria ser perdoado e solto, enquanto 8% acreditam que ele ao menos deveria poder cumprir pena em casa. 

Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril, em decorrência de condenação em segunda instância na Lava Jato. O TRF-4 confirmou a sentença de Sergio Moro por corrupção e lavagem no caso triplex, e definiu a pena em 12 anos e 1 mês de reclusão.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perdoar significaria dizer
    Perdoar significaria dizer que ele é culpado. Lula não tem que ser perdoado, deve é ser reconhecida sua inocência e que ele foi vítima de uma fraude jurídica.

  2. Parem de divulgar fake news!

    Nao ha no ordenamento juricico brasileiro a figura de ato de oficio indeterminado, nao ha nos autos relação de dinheiro referente aos contratos da Petrobras para corroborar a sentença  e nao ha previsão constitucional de cumprimanto de pena automaticamente sem fundamentação portanto a pesquisa em si induz ao erro pois nao esclarece ao entrevistado esses aspectos antes da pergunta.

    Uma manipulação grosseira quando o senso comum é sempre de condenar os criminosos, um desrrespeito a figura de uma vitima do estado em prisão inconstitucional e politica absolutamente ilegal diante dos crimes cometidos pelas autoridades ao negarem prestação jurisdicional nao votando as ADCs por razões politicas, ao subverterem o onus da prova nas instancias inferiores, ao vazarem partes de processos inclusive gravações ilegais, ao grampearem advogados e familiares dos investigados e divulgarem na imprensa.O que mais precisa para caracterizar a perseguição politica do judiciario agindo em conlui com a imprensa para manipular a opiniao publica? Pesquisas grotescas como essa? e por que razões haveria um site como o GGN de dar voz a elas?

  3. É muito mais do que isso. A pesquisa do Datafolha é fake

    Eu postei o seguinte comentário, o qual, até agora, não foi publicado:

    “Comparativo entre a penúltima e a última pesquisas do Datafolha:

     

    Bolsonaro  28% subiu para 32%

    Haddad: 22% caiu para 21%

    Ciro: 11% manteve 11%

    Alckmin: 10% caiu para 9%

    Marina: 5% caiu para 4%

    Amoedo: 3% manteve 3%

    Álvaro Dias: 2% manteve 2%

    Meirelles: 2% manteve 2%

    Boulos: 1% caiu para 0%

    Daciolo: 1% subiu para 2%

    Vera Lúcia (PSTU): 1% caiu para 0%

    Eymael: 0% manteve 0%

    Goulart Filho: 0% manteve 0%

    Brncos/Nulos/Nenhum: 10% caiu opara 8%

    Indecisos: 5% manteve 5%

     

    Pontos perdidos:

    Haddad perdeu 1% (prá quem?), Boulos perdeu 1% (prá quem?), Vera Lúcia-PSTU perdeu 1% (prá quem?), Marina perdeu 1%, Alckmin perdeu 1%, Brancos/Nulos/Nenhum perderam 2% (para quem teriam ido esses votos?)

    Total de pontos perdidos: 7%

     

    Pontos ganhos: Bolsonaro ganhou 4% e Cabo Daciolo ganhou 1%.

    Total de pontos ganhos: 5%

    Não consigo identificar para quem foram 2 pontos perdidos. Também não consigo conceber eleitores do Boulos/PSOL, da Vera Lúcia-PSTU e do Haddad migrando para o Bolsonaro.

    Então para quem foi os 2% de diferença entre os pontos perdidos e os pontos ganhos?

    Acho que há algo de podre ou no Datafolha ou na minha comparação”.

     

    Acho que descobri. Nessa última pesquisa do Datafolha o percentual de eleitores é chega 99%. Na penúltima pesquisa do mencionado Instituto, o percentual de eleitores era 101%.

    Esses 2 pontos percentuais, juntamente com um ou os dois pontos percentuais do Daciolo, com um ou dois pontos percentuais do Nanico Amoedo, com uns 3% dos votos do Allckmin, mais alguns votos de brancos/nulos e indecisos serão creditados ao Bolsonaro na próxima pesquisa do Datafolha e como o Bolsonaro certamente perderá para o Haddad no segundo turno, tendo em vista que o seu percentual de rejeição é muito alto, os Institutos de Pesquisa oficiais podem preparar o terreno com suas próximas pesquisas para que a eleição seja fraudada e o Bolsa eleito no primeiro turno.

     

    Certamente, eu serei um dos 30 mil mortos pelo Bolsonaro. SOS.

  4. Esta pergunta numa pesquisa eleitoral?

    Qual o objetivo de fazer esta pergunta no atual cenário eleitoral? Isto por si só invalida toda a pesquisa da Data Folha, pois cria um cenário, isto cria um filtro. A desfaçatez deste Instituto é muito grande, pois a seguir pergunta se o eleitor sabe que Haddad esta ligado a Lula.

    Os nossos jornalistas e analistas simplesmente ou são incompetentes ou são mal intencionados, pois não é possível  não apenas deixar isto desapercebido, como utilizar o resultado  em seus editoriais e manchetes.  Temos apenas uma mídia que jamais entrará no mérito da condenação de Lula, como o judiciário, só pregará pela cumprimento da sentença.

    Todos sabemos do que se trata, e sabemos que é isto que infla o fascismo e Bolsonaro. E como sempre vão aparecer  entre eles os que vão dizer que quem gestou Bolsonaro foi o PT. E o cinismo generalizado, da mesma forma, como os que inventaram a corrupção no páis  desde o Império, ( afinal são as mesmas famílias)  sequer se responsabilizam pelos filhos e crias. Assim vemos Alckmin  Serra Temer  Doria das Neves se dizerem vítimas da  corrupção .

    E a farsa continua,  pois agora em todos os jornais e TV aparece a pergunta sobre se voce acha ou não correto o indulto ao presidente Lula.  Isto não está sequer em questão, mas é manchete.

    Assim se gesta  e se incuba o ovo da serpente, que já esta nascendo. E veremos mais tarde os tais defensores da Livre imprensa obedecendo não a Kamel mas sim a Mourão. Quem sabe vejamos também  o Coiso jogar todas as verbas de publicidade na Record de Edir Macedo.  Afinal o Coiso vai querer censurar os beijos  e personagens gays das novelas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador