Anchieta e os tupinambás de toga, por Fábio de Oliveira Ribeiro

charge2010-liminar-autoconcedida.jpg

Por Fábio de Oliveira Ribeiro 

A julgar pelo que tem ocorrido no Brasil (juízes proferindo sentenças com base em presunções absurdas, recebendo salários acima do teto, fazendo manifestações em favor do auxílio-moradia, etc…) o Judiciário está cheio de gente que não tem consciência. A capacidade de autocrítica foi perdida durante o processo de (des)educação na infância, logo após passar no concurso de provas, títulos e nome de família ou quando o juiz banalizou o ato de decidir contra a Lei e/ou sem levar em conta as provas.

Isso explica porque os juízes odeiam os direitos atribuídos aos réus pela legislação e amam profundamente os privilégios que consideram direitos sagrados. As exceções a regra existem, mas são pequenas e irrelevantes. 

O debate racional com os índios em língua portuguesa era impossível e considerado improdutivo pelos jesuítas. Anchieta preferiu aprender a língua deles e escrever pequenas peças em tupi-guarani para ensiná-los os valores morais do cristianismo e afastá-los da imoralidade de suas crenças tribais. Creio que a mesma técnica pode e deve ser usada em relação a tribo dos tupinambás de toga.

De mano prá mano numa prisão:

– Aê… novato. O dono do mocó manda, os nóia cumpre. Sinão o mano vai perdê a cabeça ou ganhar duas bola no rabo.

-Positivo.

-Qual tua profissão? –

-Ladrão. Um juiz que rouba 4 mil reais por mês me enjaulou 5 anos por roubar 4 reais uma vez só.

Fábio de Oliveira Ribeiro

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penso que a casta do

    Penso que a casta do judiciário sempre foi assim. Para seus membros, a lei é uma mera formalidade, o que importa de fato são seus interesses, seus privilégios. Nada realmente mudou desde as capitanias herediatárias. Durante um breve tempo, a civilização esteve por aqui, mas os donos da colônia puseram-na para correr. Mesmo que a democracia de fachada seja restaurada, as castas permanecerão no comando. O poder e a riqueza estão cada vez mais concentrados em poucas mãos, a liberdade que temos é concedida, enquanto não colocar em risco o status quo. 

  2. VC não passa de um grande

    VC não passa de um grande imbecil que não sabe o que diz a cerca dos Tupinambás e sobre ‘imoralidade’ dos índios e ‘valores cristãos’ de Anchieta. VC é um idiota. Anchieta serviu a ganância da corôa, iludiu e traiu os Tupinambás, que um mês após o armestício em Yperoig , voltaram a ser cativos e mortos. Que valor cristão VC encontra nisso , seu idiota.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador