Cartel do Metrô: Cardozo diz que ofensas serão apuradas criminalmente

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugerido por Henrique,

da Agência Brasil

Cardozo diz que processará pessoas que o ofenderam no caso do Metrô de São Paulo

Heloisa Cristaldo

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (28) que processará criminalmente e por danos morais as pessoas que o ofenderam no caso de investigação do Metrô de São Paulo. No entanto, o ministro não especificou os nomes de quem pretende acionar judicialmente. “Todos, sem exceção, os que me chamaram de vigarista, de membro de quadrilha, de sonso, e outras adjetivações ‘tão elegantes’, serão processados criminalmente”.

“O ministro de Estado da Justiça não pode aceitar ser chamado de ‘vigarista’ e ‘sonso’, no sentido de dissimulado. [Não pode] aceitar ser chamado de membro de quadrilha e não reagir, ele não defende seu cargo, porque esse é um cargo de Estado. Acusar um ministro de vigarista é inaceitável e atinge o próprio cargo”, ressaltou, em entrevista coletiva.

Cardozo disse que irá na próxima terça-feira (3) ao Senado Federal e na quarta-feira (4) na Câmara para falar sobre as denúncias de irregularidades em licitações para obras do metrô de São Paulo envolvendo políticos do PSDB.

Ontem (27), o PSDB ingressou com representação contra o ministro na Comissão de Ética Pública. O partido acusa Cardozo de ter usado informações falsas para incriminar adversários do governo e do PT. Durante a entrevista coletiva, o ministro subiu o tom ao reiterar que a polêmica desvia o foco do assunto principal.

“Querem uma cortina de fumaça em relação aos fatos. Parece que se tem perdido um pouco a dimensão de que essa investigação que ocorre relativo às obras do metro não é apenas brasileira, é mundial e está diretamente relacionada ao que ocorre em vários países do mundo. Temos vários países que já investigaram e já puniram o cartel”, disse. “Acho inaceitável, seja que pretexto for, seja para tentar desviar a atenção de uma investigação séria, seja para intimidar, que pessoas atinjam a honra com tão baixo nível”.

Cardozo informou que mais de 30 terabites de informações já foram encaminhados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ao Ministério Público Federal. O documento contém informações detalhadas sobre as investigações com fotografias, contrato, planilha, tabelas, matérias de jornais que falam de outras operações feitas pela Polícia Federal. “Há muitos fatos narrados, se são procedentes ou não, é isso que vamos investigar”, disse o ministro.

Edição: Fábio Massalli

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tomara que tome mesmo uma

    Tomara que tome mesmo uma atitude. Se possível deveria até requisitar tempo na TV durante o JN para apresentar à população os fatos, já que ninguém é bobo de imaginar que a mídia adotará postura isenta quando tem tucano envolvido, ainda mais agora que andou aparecendo pesquisa com aécio perdendo o segundo lugar, não apareceu algo assim?

    O lema da mídia a gente conhece bem: O que é bom (pros nossos), a gente mostra; o que é ruim (pros adversários) a gente transforma em escândalo.

    1. Processados?

      Processados? Nenhum…

      Indiciados? Nenhum…

      Investigados? Alguns, menos esse que vc falou

      Vazados no relatório apócrifo? Todos do PSDB!!!!

      1. Minha intenção foi perguntar

        Minha intenção foi perguntar quem o Cardozo pretende processar por crimes contra a honra. Aparentemente são duas pessoas. Uma é o José Aníbal, que foi quem o chamou de sonso e acusou de formação de quadrilha. Gostaria de saber quem é o outro cidadão, aquele que o chamou de vigarista. Pelo que o ministro diz na entrevista, o comentário foi publicado em O Globo. Será que tem alguém aqui que lê o jornal e poderia responder, por favor? Na internet não consegui localizar essa informação.

  2. O “melindroso”PSDB dá chilique e quer esconder maus feitos
    Se virar moda. huummm!
    Haddad cria Corregedoria e Kassab dá chilique e mídia istura tudoi pra que o acusador vire também réu !
    -Ministro da Justiça , por dever de ofício, encaminha pra Polícia Federal denuncia recebida e o
    PSDB, das melindrosas, dá o maior chilique , tenta esconder maus feitos desviando o foco e a mídia finge de besta e aceita o encaminhamento proposto pelos tucanos , tenta misturar tudo pra que o acusador vire também réu , pior , nesse caso querem que o réu vire vítima !

  3. É bom ver o Zé Cardozo sair

    É bom ver o Zé Cardozo sair do comodismo, e tendo uma atidude mais acertiva. No entanto, infelizmente acho que o ministro vai cair na armadilha traçada pelos tucanos em parceria com o pig.

    Deu super certo em 2006 quando o dossie dos “aloprados” provocou o segundo turno. E em SP, elegeu o Serra, que tinha rabo preso com o superfaturamento de ambulâncias, e saiu como vítima. Deu mais ou menos certo quando a investigação do Amaury nas privatarias da famiglia Serra virou quebra de sigilo fiscal da filhinha pela campanha da Dilma.

    Em qualquer escandalo, o PT será atingido duas vezes. Se for acusado e se não tiver nada com isso, pois se os acusados são tucanos, coitadinhos, só poder ser coisa de petista “aloprado”. O partido e o governo tem que agir com habilidade para desmontar essa “pegadinha’ 

  4. Ministro, processe-me, por favor!

    Chamei o ministro da justiça (tudo minúsculo, como o preparo dele) de aloprado, incompetente e o acusei de manobrar para que o CADE, na figura de seu presidente, não precisasse se explicar acerca de suas lambanças. Acusei-o, tambem, de talvez prejudicar um inquérito que poderia pegar muitos ladrões, tanto do governo de SP, quanto do DF e, talvez, nao duvido, do governo federal também, posto que a empresa age em varios estados. Processe-me, ministrinho. Adorarei!

  5. No passado recente era a

    No passado recente era a “privataria tucana” o livro mais vendido de todos os tempos, a lista de furnas, Paulo Preto que fugiu com 5 milhões do PSDB etc..

    Quero ver gente processada, julgada, e condenada, antes disso é só mimimi  petista. “Viram eles também roubam não é só nós, que injustiça com a gente só nós que somos processados e condenados”.

    “Nunca antes neste país” ocorreram tantas denuncias, sem processo e julgamento, denuncismo é uma entre  tantas armas de retórica na guerra  politica, desonesto é verdade mas é guerra.

    1.   Parabéns. Seu comentário

        Parabéns. Seu comentário exala um malufismo atávico, exemplar.

       

        Provavelmente você é dos que acham que o piloto carregou meia tonelada de coca sem os patrões aecistas saberem.

       

      1. Ta usando dominio do fato,

        Ta usando dominio do fato, putz 

        Não ficaram de mimimi o ano inteiro agora condena sem prova .

        Dois pesos duas medidas, não sei pq ainda tenho alguma esperança em achar um  esquerdista honesto. 

        1. Por falar em privataria.

          A Vale foi entregue por pouco mais de 3 bilhões de dólares. Quer prova maior do que esta? E os direitistas são todos honestos?

          1. “A Vale foi entregue por

            “A Vale foi entregue por pouco mais de 3 bilhões de dólares.” A Vale não foi entregue por 3,3 bilhões de dólares, 3,3 bilhões foi o correspondente  a venda de 27% das ações.

            O estado brasieliro ainda detêm grande parte do controle acionário da vale (direta ou indiretamente). “Nunca antes neste país” a Vale deu tanto dinheiro para o estado brasileiro. 

            Para saber se foi justo o preço de venda das ações da Vale, compare com o valor da Rio Tinto e demais mineradoras do mundo vai ver que não é  que o proselitismo esquerdista demoniza.

  6. TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO

    A palavra de ordem é :

    TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO (Teoria que incriminou vários mensaleiros e somente os mensaleiro até agora)
    Vamos comentar em todos os sites e blogs: TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO
    Vamos escrever nos cartazes e fazer aparecer em um link ao vivo na TV: TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO
    Vamos divulgar ao máximo e fortalecer a boa nova: TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO

    3 coisas podem acontecer:

    1º Invalidam a TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO (pois não terá cadeia para tantos políticos) e com isso José Genoíno e outro serão soltos.

    2º Somente os mensaleiros ficam condenados pela TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO, escancarando a hipocrisia e o viés político do STF e da mídia brasileira.

    3º – O MELHOR DE TODOS-  Todos esses escândalos políticos (CARTEL, FISCAIS , HELICÓPTEROS, MENSALÃO) os poderosos serão presos. Será a GLÓRIA da  TEORÍA DO DOMÍNIO DO FATO, o fim da hipocrisia e o início de uma era mais verdadeira para o Brasil.

    Procurem saber o que é a TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO. Vale a pena!

  7. Eu custo ainda a entender

    Eu custo ainda a entender esta história

    1) Todo servidor/autoridade público é obrigado por lei a encaminhar para as autoridades competentes (MP, Polícia) notícia de crime ocorrido;

    2) O Ministro da Justiça, uma autoridade pública, que comanda a Polícia Federal, recebe uma denúncia nas mãos, e manda a Polícia Federal investigar, cumprindo a lei;

    3) Aécio tá reclamando do que? Se, porventura, esta história progredir, o Ministério Público denunciar o esquema e a Justiça condenar, ele vai falar o que? Que eles deveriam se abster de cumprir o seu dever legal para serem republicanos? 

    País da piada pronta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador