Comissão conclui que não houve vazamento de informação na CPI da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A sindicância instaurada no Senado a mando de Renan Calheiros para apurar suposto caso de vazamento de informações na CPI da Petrobras decidiu arquivar o processo por falta de provas, nesta sexta (12). Os membros da comissão entenderam que “não houve qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamentos que seriam formulados aos depoentes”.

A sindicância surgiu a partir de denúncias na imprensa, logo após a publicação, pela revista Veja, de um vídeo em que pessoas próximas a diretores da Petrobras discutiam algumas questões que seriam cobradas pelos parlamentares na CPI. A estatal, na época, explicou que Graça Foster e outros funcionários já haviam participado de oitivas por mais de uma vez no Congresso e, com base na própria imprensa, era possível prever algumas das perguntas que seriam feitas. Eles participaram de “media training”, também.

O diretor-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho (C), ao receber as conclusões da comissão de sindicância

Sugerido por CEduardo

Comissão conclui que não houve vazamento de informação privilegiada na CPI da Petrobras

Da Agência Senado

A comissão de sindicância instaurada no Senado para apurar denúncias de conduta inadequada de servidores no âmbito da CPI da Petrobras concluiu pelo arquivamento do processo. Os membros da comissão entenderam que “não houve qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamentos que seriam formulados aos depoentes”.

A sindicância foi pedida pelo presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB), e determinada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, depois que a revista Veja sugeriu a existência de um esquema de combinação prévia de perguntas com pessoas chamadas a depor à comissão.

Veja a íntegra da nota:

“A Diretoria-Geral do Senado Federal recebeu, na tarde desta quinta-feira (11), o relatório da comissão de sindicância instaurada para investigar a denúncia publicada na imprensa quanto ao suposto vazamento de informações, em especial de perguntas, entre assessores parlamentares do Senado e a assessoria da Petrobras no âmbito da CPI da Petrobras.

A comissão de sindicância funcionou por 37 dias, tomou 14 depoimentos, investigou as caixas-postais de correio eletrônico dos envolvidos, verificou o controle de acesso aos arquivos eletrônicos confidenciais, examinou os documentos utilizados como subsídio das reuniões da CPI e analisou os vídeos dos depoimentos, por diferentes câmeras, bem como o vídeo que originalmente fundamentou a denúncia.

Ao término das investigações, a comissão, composta por servidores com notável formação acadêmica e experiência profissional, contando com um doutor em Direito Penal, um mestre em Direito Processual e um especialista em Direito Constitucional, concluiu que não houve qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamentos que seriam formulados aos depoentes e manifestou-se pelo arquivamento do processo.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunto eu: E agora? Vai

    Pergunto eu: E agora? Vai ficar por isso mesmo? Com tantos doutores da Lei concluindo pela improcedencia da denúncia, as honras atingidas como é que ficam?

  2. E assim, sucessivamente, a

    E assim, sucessivamente, a imprnesa vai denunciando, os abutres parlamentares tentam mais uma guerra, pra nadica de nada. Imagine quanto o Governo gasta para manter esse povo juntinho, seguindo cada denúncia da VEJA. É mjuita energia elétrica, muito papel, etc., pra sempre chegarem à mesma conclusão: que tudo não passa de boato, de mentira, ou, no mínimo, de algo que somente compete à justiça analisar, investigar. O resto é perda de tempo e muito palanque.

  3. Manual prático ligero de boa leitura das notícias do GGN-Nassif

    “Jornal GGN – A sindicância instaurada no Senado a mando de Renan Calheiros para apurar…” 

    pronto! acabou a notícia dada a mando de Renan Calheiros; eis a notícia reportada no GGN-Nassif com começo, meio e fins.

    o resto do papel publieditorial aceita tudo pra encher linguiça embrulhar peixe é puro “pulp fiction”.

    rollemos para outro post da hora…

  4. eu sigo vendo os meninos

    eu sigo vendo os meninos jogando bola num campo

    de areia logo ali no parque aqui em frente de casa.

    e o congresso não reguilariza´rá as leis já existentes que poderiam aperfeiçoar

    essa questão da redmocratização dos meios de comunicação.

    tá naconstituição,.

    é só segui-la ou em alguns casos, regularizar as

    leis existentes,como já sugeriu o franklin martins, ex-ministro de lula. .

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador