Cunha pode ter vazado dados da Lava Jato contra ministros e Haddad

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Presidente da Câmara trocou mensagens com Léo Pinheiro, da OAS, mas nega vazamento do conteúdo à imprensa. Segundo colunista, governo suspeitou e pediu inquérito para apurar divulgação à imprensa

Jornal GGN – Embora petistas tenham defendido o ministro Jaques Wagner e atribuído à Polícia Federal o vazamento de informações sigilosas obtidas através da interceptação de mensagens do empresário Léo Pinheiro, da OAS, condenado na Lava Jato, o governo pediu ao ministro José Eduardo Cardozo a instauração de um inquérito para apurar o caso porque desconfia que Eduardo Cunha (PMDB) foi o responsável pela divulgação à imprensa.

Segundo informações do jornalista Gerson Camarotti (G1), publicadas na noite de quinta (7), “de forma reservada, o Palácio do Planalto atribui ao presidente da Câmara o vazamento de informações contra Jaques Wagner, chefe da Casa Civil, e Edinho Silva, ministro da Secretaria de Comunicação”. Os dois titulares protagonizaram reportagens sobre negociações de doações eleitorais e demandas da OAS junto ao governo.

Na manhã de quinta, Dilma criticou, em café da manhã com jornalistas, os “vazamentos seletivos” e levantou suspeitas sobre a autoria dos vazamentos. A presidente não entrou no mérito, mas a suspeita é de que o vazamento se deu no circuito da Procuradoria Geral da República e do Supremo Tribunal Federal, que receberam as informações da Polícia Federal porque figuras com foro privilegiado estão envolvidas. Caso de Cunha, objeto de ao menos outros dois inquéritos no STF.

Discretamente, Cunha apareceu em reportagem do Estadão trocando mensagens com Léo Pinheiro e citando o prefeito Fernando Haddad (PT), que acabou sendo o destaque do texto. O empresário da OAS e o deputado fizeram lobby para aprovar um projeto de lei na Câmara que beneficiava a cidade de São Paulo. Só no final da matéria, o periódico lembrou que procuradores suspeitam que a relação de Cunha com grandes empresas viabilizou uma série de pagamentos de vantagens indevidas ao peemedebista.

Cunha se limitou a dizer que continua sendo alvo de ataques pessoais de Rodrigo Janot e de vazamentos seletivos. Nesta sexta (8), em nota à imprensa, Cunha lamentou “a atitude seletiva do ministro da Justiça, que nunca, em nenhum dos vazamentos ocorridos contra o presidente da Câmara – e são quase que diários – solicitou qualquer inquérito para apuração. No entanto, bastou citarem algum integrante do governo para ele, agindo partidariamente, solicitar apuração imediata.”

O deputado também disse a Camarotti que não é responsável pelo acesso do Estadão às mensagens que renderam reportagens contra os ministros petistas e Haddad.

A coluna da Folha nesta sexta publicou conteúdo novo a partir dos documentos vazados da Lava Jato. O ex-presidente Lula, chamado de “Brahma” por Pinheiro, é citado em várias mensagens de textos. A maioria sugerindo que empresários da companhia deveriam aproveitar eventos públicos onde o ex-presidente estaria para cobrar demandas relacionadas a obras públicas.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah tenham a santa paciência
    Ah tenham a santa paciência né.
    Não adianta, é a síndrome do vira lata mesmo… Quem vaza contra o PT e o governo federal, é a PF, seeeeempre!!!

    1. livre pensar é só pensar!

      Vamos por partes, como dizem e fazem lá em Londres.

      As informações estão sim com a pf que anota e escolhe quem  para a divulgação. Os demais pigais não precisam de informação, são bons em invenção e desinformação.

  2. Exagero
    Quanto exagero, todos nós sabemos que Cunha seria incapaz de movimento tão baixo, kkk…
    Mais uma “não notícia” prá encher linguiça… Socorro!
    Um abraço.

  3. Muito simples.Como o STF tem

    Muito simples.Como o STF tem acesso aos documentos,com certeza é o ministro (psdb) mt,quem esta vazando pro cunha.

  4. O Cunha seria incapaz de uma

    O Cunha seria incapaz de uma coisa dessa, maldade com um senhor tão respeitoso, ilibado, probo, que nunca incorreu em nenhum deslize por menor que fosse, ô povo maledicente!

    Paquiderme fétido!

  5. .
    Todo “jeitim” daquele ministro do STF do PSDB-MT. Método Demóstenes/Cachoeira/Caneta… Cunha no meio ? Mesmo time. Nenhuma surpresa.

  6. coitado

    Quanta maldade neste mundo. Coitado do Eduardo Cunha. Um homem bom, cheio de virtude$$$. Ainda bem que o SILAS MALAFAIA está ao lado do Cunha, para salvá-lo de tantas (falsas!!!) acusações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador