Dirceu tem recurso negado pela segunda instância em processo julgado por Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu perdeu um recurso no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) na terça-feira, 21. Os embargos de declaração interpostos por sua defesa foram rejeitados, mas ainda cabe recursos, como embargos infringentes. Neste processo, Dirceu foi condenado a 20 anos de cadeia por Sergio Moro, em processo envolvendo propina da Engevix. O TRF-4 aumentou a pena para 30 anos e dez meses de prisão.
 
Atualmente, ele está em liberdade, por decisão do Supremo Tribunal Federal. O TRF-4 não esclareceu quais as implicações imediatas que a decisão contra Dirceu podem acarretar. 
 
A 8ª Turma negou os recursos de Dirceu, do ex-presidente da Engevix Gerson de Mello Almada e do irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva.
 
“Dirceu alegava as seguintes omissões ou obscuridades no acórdão: violação à ampla defesa, ilegitimidade na utilização do depoimento de réus colaboradores, ausência de participação de Luiz Eduardo nos crimes de corrupção, equívocos nos critérios de progressão de regime e temas referentes à dosimetria da pena”, apontou o TRF-4.
 
O colegiado deu parcial provimento ao recurso de Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, e corrigiu erro material, reconhecendo erro de cálculo no valor individual de cada dia-multa, passando o valor de 540 dias-multa para 448 dias-multa, no valor unitário de três salários mínimos.
 
Com informações do TRF-4
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Martir do Judiciario

    A defesa de Dirceu vai ter que um dia pedir anistia internacional, ir para a ONU como o Lula etc, para o mesmo porque a depender do fascismo que impera no judiciario brasileiro, enquanto estiver vivo, José Dirceu continuara sendo penalizado. Eu acho que seria muito importante fazer um documentario ou filme sobre a vida de José Dirceu. Ele virou vilão para o brasileiro médio que não entende de que foi acusado, mas acha que se foi condenado porque a literatura juridica permite, meu Deus o que é isso, e porque Sergio Moro assim acha que deve ser, então ele é culpado. José Dirceu merece ser reconhecido como sendo um dos filhos teus que nunca fugiu à luta.

  2. É reamente complicado

    É reamente complicado entender que um Tribunal aumente em 50% a pena sentenciada por um Juiz já considerado rigoroso como é o caso do Juiz Sergio Moro. Quer dizer que o Juiz Moro errou tanto assim na dosimetria?  Um juiz com a experiencia

    e a reputação de Sergio Moro nunca foi considerado “bonzinho”, é um Juiz duro e mão pesada, como pode uma pena

    dada por ele ser considerada benevolente?

    Um tribunal acusatorio como o de Nuremberg absolveu tres acusados Von Papel, Fritsche e Schacht, por considerar

    as provas fracas e esse Tribunal foi criado para condenar .

    Em recursos de 2ª instancia a estatistica no Brasil mostra que o Tribunal ou absolve ou confirma ou altera ligeiramente a pena

    de 1ª Instancia, é bastante anormal o Tribunal recursal aumentar tanto uma pena dada por um juiz cuidadoso.

  3. Se o Dirceu …

    teve a pena aumentada em 50% por conta de uma propina nunca provada….

     

    Quantos anos serão aplicados à ladra de 480 milhões da APAE ????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador