Gebran demora 9 meses para concluir votos, mas com Lula, levou pouco mais de 3

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Se TRF4 seguisse os prazos médios aplicados na Lava Jato, Lula não seria julgado antes de registrar a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral
 
 
Foto: Justiça Federal
 
Jornal GGN – João Gebran Neto, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), demora em média 275,9 dias, ou seja, cerca de 9 meses para concluir a análise de recursos apresentadas pelos réus da Lava Jato à segunda instância. Mas no caso triplex, onde Lula foi condenado por Sergio Moro a mais de 9 anos de prisão, Gebran reduziu o prazo em três vezes e levou 100 dias, pouco mais de 3 meses, para concluir o voto. É o que informa reportagem do Estadão desta terça (5).
 
Na segunda (4), a imprensa noticiou que Gebran concluiu o voto sobre o recurso de Lula contra a sentença de Moro e enviou para o revisor do caso, desembargador Leandro Paulsen, na sexta-feira, 1 de dezembro.
 
Pela pesquisa do jornal, Paulsen costuma marcar o julgamento, em média, 73 dias depois de receber o voto de Gebran.
 
“Levantamento feito pelo Estado nas 23 apelações relacionadas à Lava Jato já julgadas pelo tribunal mostra que, em média, o envio para o revisor e o início do julgamento na 8.ª Turma ocorrem em um período de 73 dias. O andamento do recurso do ex-presidente deverá ser afetado pelos recessos de fim de ano e o carnaval”, publicou o jornal.
 
Entre a conclusão do voto de Gebran e o julgamento final da 8ª Turma, transcorre um intervalo que pode ir de 26 dias a 4 meses.
 
Se considerado o período máximo citado na reportagem para todas as fases do processo (os 9 meses de Gebran mais 4 meses entre seu voto e o julgamento), o recurso de Lula só deveria ser apreciado depois agosto de 2018, cerca de um ano após ter chegado ao TRF4. 
 
É no dia 15 de agosto que vence o prazo para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral. “O vencedor da disputa presidencial será diplomado no dia 17 de dezembro”, lembrou o Estadão. O presidente da corte, Carlos Eduardo Thompson, já havia prometido que Lula seria julgado antes da eleição.
 
 
Leia mais aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LULA já esta condenado  ..o

    LULA já esta condenado  ..o GOLPE vai continuar  ..2018 não terá eleições com LULA  ..talvez tenha com outros  ..e quem for eleito, se não estiver entre os “permitidos”, caira, ou não terá condições de governar

    SInceramente  ..alguém duvida mesmo do que estou dizendo ?

    FATO  ..não há provas de crime  ..as leis estão sendo manipulados e DIVERSOS crimes estão sendo cometidos por ditas autoridades 

    ..um CRIME só acontece se consumado  ..o APTO NUNCA foi de LULA  ..no sítio, a posse INEXISTE, foi sim um mimo entre amigos, e isso é proibido ? desde quando, ou só pra LUIZ INACIO ?

    NINGUÉM até agora provou da conexão Petrobrás – empreiteitra e o cidadão de Garanhuns  ..aliás, até o prejuízo causado para o país não esta esclarecido  ..muito menos o que viria a ser propina ou financiamento da política 

    Os casos do apto vizinho, do acervo do ex presidente  ..da medida provisório pra montadoras e pra compra de caças  ..são risíveis

    FATO – Mesmo pro Poder Judiciário (que no BRASIL faz leis) seria impossível dar este GOLPE sozinho, sem o apoio implícito das Forças Militares, de reacionários, dos EUA e da elite expatriada

    O GOLPE veio pra ficar  ..a mansidão brasileira tem uma dimensão cósmica  ..triste pensar que MAIS ESTE GOLPE ficará impune  ..e que a história contada nas nossas escolase nas mídias de massa tratarão de diminuí-lo

    https://www.youtube.com/watch?v=wW2Dje19-Rs

  2. Tio Sam encomendou em nome do

    Tio Sam encomendou em nome do “mercado”, em nome das multis petroleiras e também dos próprios interesses geopolíticos. É preciso correr para entregar a encomenda, caso contrário Lula concorre, vence e será necessário realizar uma fraude na contagem dos votos, como em Honduras. Isso dará muito mais na vista.

  3. Tédio

    “Em três anos de investigações da Operação Lava Jato, em Curitiba, Moro condenou 90 pessoas em 28 processos julgados na primeira instância. Nos últimos dois anos, 18 dessas sentenças foram alvo de apelações das defesas, encaminhadas ao TRF-4, com sede em Porto Alegre, para julgamento em segunda instância. A primeira foi em setembro de 2015. 

    Oito apelações foram julgadas, todas tiveram manutenção das condenações e, como no caso de Cerveró, aumento das penas. Entre as já julgadas, o tempo médio de decisão é de 342 dias. Outras dez aguardam a confirmação ou a reformulação da sentença. Entre elas, está a apresentada pela defesa do ex-ministro José Dirceu, que chegou à Corte em agosto de 2016 – há menos de nove meses. “

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,tribunal-demora-ate-21-meses-para-julgar-casos-da-lava-jato,70001764283

  4. Caro Nassif
    Engano, não levou

    Caro Nassif

    Engano, não levou pouco mais de 3 meses, não levou um segundo sequer.

    Lula já está condenado, desde antes de nascer, é pré Big Bang.

    No Brasil, é proibido ser cidadão. Lei máxima.

    Quanto a velocidade do julgamento, teria que ser para todos.

    Mas isso é seletivo. E sempre do lados dos medievais. Há o que interessa ser veloz, e há o que se interessa, não ter pressa. 

    Saudações

  5. A justificativa é simples. No

    A justificativa é simples. No caso do presidente Lula o processo já era deveras conhecido pelo togado amigo do camisa preta do Paraná e a convicção já estava formada. Demorou, e muito,talvez para tentar disfarçar ou,como sempre,quando os golppistas estão envolvidos,para esclher o melhor timing,quem sabe esperando aflorar um candidato que possa representá-los ou,quem sabe,uma outra alternativa.

    1. convicção ?  ..pra mim, no

      convicção ?  ..pra mim, no seu texto, soa melhor “estratégia”

      Como pode haver convicção aonde não há provas, posse, direito assegurado sobre um bem atribuído a um pseudo proprietário?

      Aliás, se fosse por “convicções curitibanas” eu diria que tudo me leva a crer que LULA então é pai do Deltan Dallagnol  ..veja (com o perdão da palavra) olha o nome esquisito do cara ? ..isso só pode ter sido inventado por um pai nordestino (nome de remédio)  ..veja como o promotor centrou todos os seus powerpoints em LULA, como que centrando todos os seus traumas de infancia ..colega  ..aquilo é coisa patológica ..neura de infância ..briga de família ..coisa de ódio de filho abandonado pelo pai

      https://www.youtube.com/watch?v=4t6jIWyvrGI

      1. Psicanalise

        Uma coisa fica cada vez mais evidente, e Gilberto Freire estava certissimo. Esse pessoal do Judiciario, PF e MP precisa fazer analise. Deveria ser menção obrigatoria para passar o concurso publico. Os deslumbrados Deltan Dallagnol, Santos Lima, Erica Marena e o ultra-vaidoso Sergio Moro são os mais evidentes. Mas é cada um que aparece e com cada tese esdruxula, que parece que não ha codigo penal nem Constituição no Pais. 

  6. Tudo tem limites e abuso de

    Tudo tem limites e abuso de injustiças também. Lula vai ser candidato quer que parte daqueles que ocupam a justiça queiram ou não. O povo tá calmo, mas não tá morto, se alguma injustiça vier a ser praticada contra o presidente Lula.

  7. Turbinaram o Gebran

    Há algo de podre no Reino de Curitiba: Quando o Gebran erra: quando passa 9 meses para concluir seus votos ou quando passa 3 meses?

    Se demora 9 meses para concluir um voto quando poderia demorar apenas 3, ele está fazendo corpo mole, podendo ser punido por desídia. Se demora apenas 3 meses quando deveria demorar 9 meses, isso significa que ele tem interesse no desfecho da causa, sendo provável que preteriu processos que vieram conclusos anteriormente ao processo do Lula.

    Ele deve explicações da morosidade de 9 meses ou da celeridade de 3 meses.

    Se todos são iguais perante a lei, o processo do Lula não deveria ser um ponto fora da curva da celeridade/morosidade processual.

    1. Me parece óbvio que esses

      Me parece óbvio que esses juízes de segunda instância possuem uma enormidade de processos para serem julgados.

      O caso do ex-Senador Eduardo Azeredo, do mensalão tucano, por exemplo, levou doze anos para ser julgado.

      Portanto, o processo relativo ao ex-Presidente Lula passou à frente de outros que já aguardavam julgamento. Coisa óbvia de se concluir. Como esse fato se trata de uma excepcionalidade, podemos afirmar que o processo sobre o ex-Presidente Lula seria a evidência maior que estamos em um “estado de exceção de tipo judicário”, onde as pessoas são tratadas conforme a sua orientação política pela justiça. Para ser mais claro: Ditadura Judiciária.   

  8. Delenda Lula

    Nassif: isto só prova o fato notório — as sentenças contra o ex presidente já estão prontinhas, até o Çu-premu. O Verdugo de Curitiba demorou mais só para dar possibilidade às Cortes (ordinárias e superiores; aparentemente “ordinarias”) de fixarem jurisprudência e teorias para confirmar o julgado originário. 

  9. Deus do céu

    Como pode alguém ser contra a aceleração dos processos?

     

    No máximo temos que combrar está performance de todos, mas o que está ótimo temos que elogiar 

     

    Ainda mais este que pode vir a ser igual aquele do governador da Amazônia 

    1. Você diz isso porque está interessado no resultado: a condenação

      Como pode uma pessoa ser contra aaceleração dos processos?

      A resposta é simples: não é a velocidade de tramitação de um processo que lhe confere justeza e corretude. Ao contrário, a forma açodada, interesseira, descaradamente político-paridária (e criminosa, como já mostrou Rodrigo Tacla Durán em depoimento bombástico, revelando os métosos ilegais e criminosos da ORCRIM lavajateira na condução da indústria das delações premiadas) revela que o tribunal de exceção em que se transformou o TRF4 não está preocupado em aplicar a Lei, respeitar CF/1988 e os direitos do cidadão. Esse tribunal quer produzir uma condenação a la carte, que lhe encomendaram os chefes a que servem (NSA, NRO, CIA. FBI DoJ/DEA, etc.) e os prepostos desses chefes em Pindorama (as oligarquias golpistas, escravocratas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas).

      Você se pensa irônico e inteligente, mas não passa de um neoliberal golpista, escravocrata, plutocrata, privatista e entreguista. Apenas para esses o desempenho da ORCRIM lavajateira, notadamente dos juízes criminosos que a compõem (dentre os quais se destacam sérgio moro e seu duplo no trf4, joão pedro gebran neto) das ORCRIMs judiciárias e midiáticas que estão a serviço dos golpistas parece “ótimo”. Aécio Cunha, pego pedindo e retirando propina (por meio do primo, Frederico Pacheco, que segundo Aécio era alguém que poderia mandar matar, caso delatasse o esquema), José Serra, este cuja propina paga na Suíça supera R$23 milhões, e outros da patota tucana estão muito felizes e achando “ótimo’ o desempenho dos criminosos lavajateiros aliados.

    2. Vamos aplaudir a celeridade processual seletiva do Gebran

      Porque o Gebran só é célere com o Lula?

      Esse ponto fora da curva não diz nada?

      Não, não diz. Merece aplausos.

      As Moretes e Gebranetes vão ao delírio.

  10. SPEED GEBRAN …

    Deveria usar o mesmo método com Todos os processos. Se ele fosse “rapidinho” com Todos ninguém na Blogosfera estaria reclamando. Espantado com tanta agilidade. Fazendo comparações etc. Enfiaríamos o rabo no meio das pernas e diríamos “nossa o homi é o Speed Racer da Justiça”. Seria até um caso de admiração e não de crítica ou sarcasmo! Mas não é assim… Contra o PT, Lula e etc tudo é muito rápido. Vira-se a noite, o fim de semana. Coloca gente pra fazer hora extra. O processo anda, Né?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador