Joias sauditas: PF apreende celular do chefe de presentes de Bolsonaro para apurar Mauro Cid

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Marcelo Vieira teve seu celular apreendido. Ele revelou que o ex-ajudante de ordens Mauro Cid tentou liberar as joias

Foto: Reprodução/ Twitter

O chefe do setor de presentes do gabinete de documentação histórica de Jair Bolsonaro, Marcelo da Silva Vieira, foi alvo de uma Operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta (12), e teve seu celular apreendido, no âmbito do inquérito das joias milionárias sauditas.

Vieira era o responsável pelos presentes recebidos por Jair Bolsonaro dentro do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República, quando o ex-mandatário recebeu as joias milionárias.

Ele fazia a seleção do que seria incorporado ao patrimônio público e o acervo pessoal de Bolsonaro. Vieria já havia prestado depoimento sobre o caso aos investigadores, mas foi surpreendido na manhã de hoje com a deflagração da Operação em sua casa, para a apreensão do celular.

Relatos de outros investigados no caso, uma funcionária do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) do Palácio do Planalto narrou que quando as joias chegaram, os funcionários fizeram uma avaliação do estojo, estimado em US$ 500 mil, e o então chefe do GADH, Marcelo Vieira, decidiu remeter o presente ao Palácio do Alvorada para acervo patrimonial, por segurança.

Apesar de ter sido ele o alvo da Operação, os investigadores buscam provas de seu relato à PF de que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, conversou com Vieira e tentou liberar o colar de diamantes que foi apreendido na Receita Federal. No celular de Vieira, há conversas com o militar.

A Operação nesta sexta foi um pedido do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, e autorizada pelo desembargador Ali Mazloum, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MARCELO VIEIRA DA SILVA À FRENTE DO GABINETE ADJUNTO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA PRESIDENCIA (GADH) É CERTAMENTE UM PERSONAGEM À DIFERENÇA DO PUNGUISTA E RELES MELIANTE BOLSONARO QUE NEGAR – LHE – IA AS JOIAS COM BASE NA LEI E AO QUE PARECE LERA A ÍNTEGRA DO SERMÃO DO BOM LADRÃO DO PADRE VIEIRA MAIOR DOS BARROCOS LITERARIOS BRASILEIROS..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador