Justiça faz o helicoca levantar voo na internet, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Justiça faz o helicoca levantar voo na internet, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em decisão inédita a juíza da 6a. Vara de Justiça Civil do Distrito Federal proibiu o blog DCM de usar a palavra helicoca para se referir ao helicóptero que foi apreendido com quase 500 kg de cocaína

A CF/88 garante a liberdade de imprensa, mas isto parece não ter incomodado a autora da decisão. A dignidade do senador Perrella foi considerada mais importante do que qualquer outra coisa, muito embora ele já tenha sido gravado dizendo que é traficante de drogas.

À judicialização da política se desdobra agora em judicialização do vocabulário político. Em pleno século XXI retornamos à Idade Média, época em que a Inquisição punia tanto os atos de heresia quanto a linguagem herética. A destruição física dos hereges, porém, não foi capaz de destruir as palavras deles. Tanto que podemos ler a obra de Giordano Bruno.

As palavras proibidas exercem um poder de sedução maior do que as outras. Isto explica porque o venerável Jorge, o bibliotecário cego do romance O Nome da Rosa, preferiu envenenar as páginas do livro de Aristóteles sobre a comédia ao invés de simplesmente rasgar o volume. 

Ao contrário do que pode ter imaginado a autora da decisão comentada a linguagem é um fenômeno histórico dinamico. Ela não pode ser interrompida, transformada, regulada ou domesticada por decisões judiciais. No mesmo dia que a proibição do uso da palavra helicoca se tornou conhecida milhares de pessoas zombavam da juíza reproduzindo-a exaustivamente nas redes sociais.

#Helicoca virou um tópico discutido no Twitter, com direito a piadas e memes ridicularizando tanto o senador quanto a juíza que protegeu a honra dele. Se cometer o erro de tentar coibir o uso de helicoca na internet a juíza descobrirá rapidamente que não pode censurar a rede mundial de computadores, nem tampouco prender ou multar milhões de pessoas que desafiaram e que desafiarão sua decisão.

O único efeito prático da censura imposta ao DCM, portanto, será fragilizar ainda mais um Judiciário que perdeu o rumo ao rasgar a CF/88 para legitimar o golpe de 2016. A reação popular à proibição da palavra helicoca, por outro lado, prova a saúde de uma sociedade civil que decidiu não se deixar dominar pelo obscurantismo de toga.

Se não queria se expor ao ridículo, a juíza deveria ter indeferido a liminar sob o fundamento de que não compete ao Judiciário legislar sobre os hábitos linguísticos dos jornalistas e da população. Além disso, o autor da ação não é nenhum exemplo imaculado de moralidade política e este fato poderia ter sido levado em conta.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso, nas “Terras
    Enquanto isso, nas “Terras das Gerais”, o tráfico internacional faz ponte aérea em conhecidos aeroportos familiares…
    Uma justiça mais que aliada dos canalhas, ela mesma, a própria canalhice.
    Resta, aos pobres mortais,a esperança que um dia tenhamos uma justiça que mereça respeito e seja respeitada.

    1. uai….

      Fora a Censura imposta por ditatorial farsa democrática e fraudulenta Constituição, que se sujeita a Juiz Analfabeto de Universidades de Direito, que formam tais analfabertos, ainda aceitamos ver o Estado Brasileiro usando homens com armas de  guerra enfrentando o crime no meio de crianças e idosos, quando até as pedras sabem, como ficou escrachado, que dinheiro, poder e a omissão ao combate ao tráfico está nas mãos de Senadores, de filhos de Desembargadores, destes mesmos Desembargadores que vendem sentenças e libertam seus “testas-de -ferro” no tráfico, no suborno milionário comprado das policias, por décadas, por silêncio e proteção destes traficantes. Em milhares de armas de guerra e toneladas de explosivos  que passeiam pelo país, enquanto Autoridades fingem investigar e controlar e a Imprensa finge noticiar. Enquanto isto vamos dando tiro de fuzil no meio de casas e escolas nas favelas. Matando crianças, inclusive aquelas arrebanhadas pelo tráfico. Vamos fingindo que acreditamos!! O Brasil é surreal. E aí, Imprensa?!   

  2. Que pendenga é essa?

    Na suruba nacional,

    a juíza empina o  queijo.

    Já o ofendido

    apenas

    o pé rela.

    A justiça se afoga,

    parece até que bebeu….

    Mas o que sorve o ofendido?

    Ele? Coca.

    Melhor que ter juízo

    é ter juízes.

    À patuleia resta só dizer:

    Ah! É, siô?

    Aprenda, povo:

    – Temer, um grande bandido

    deve à lei!

    (ao homem diminuto

    homenageia meu anacoluto)

    Se mais não me dá a inspiração,

    não me de-

    moro

    em concluir:

    – Deixam-me puto

    os hipócritas corruptos,

    esse lesa-pátria bastardos

    que sobrinhos de um

    tio são…

     

  3. desonra

    E o judiciário brasileiro continua determinado e firme na busca da sua autotransformação, de venerada, respeitada e honrosa instituição para ser uma desonrada sucursal do esgoto poítico nacional.

  4. variantes:cocacópteropastabas

    variantes:

    cocacóptero
    pastabasecóptero
    traficóptero
    biqueiracóptero
    narcocóptero
    farinhocóptero
    ou
    PauloOtáviocóptero (pra quem lembra dos anos 80)…

  5. Manda prender esse helicoca

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=tgQ_szgCKBA align:center]

    Quem foi, quem foi que falou do boi voador
    Manda prender esse boi
    Seja esse boi o que for
    Quem foi, quem foi que falou do boi voador
    Manda prender esse boi
    Seja esse boi o que for

    O boi ainda dá bode
    Qual é a do boi que revoa
    Boi realmente não pode voar à toa
    É fora, é fora, é fora
    É fora da lei, é fora do ar
    É fora, é fora, é fora
    Segura esse boi
    Proibido voar
    É fora, é fora, é fora
    É fora da lei, é fora do ar
    É fora, é fora, é fora
    Segura esse boi
    Proibido voar

     

  6. Verbete

    Helicoca: s.m. que designa helicóptero apreendido com 445 kg de pasta de cocaína. Por extensão qualquer aeronave empregada para o transporte de substâncias ilegais. Termo de uso proibido pela 6ª Vara de Justiça Civil do Distrito Federal.

    Sinônimos (para uso em caso de interdição do termo): helipóptero, aerococa.

  7. Helicoca, a cara da “Justiça” da Casa Grande

    A “Justiça” da Casa Grande é infalível: libera uma jornalista de programa para xingar,  preconceituosamente, uma senadora do PT e proíbe o uso da expressão Helicoca para se referir ao helicóptero do parceiraço do Aécio carregado com 450 kg de pasta base base de cocaína. 

  8. Quando a justiça é corrupta

    Acontece essa inversão

     

    Não pode falar em HELICOCA

     

    Mas o dono de 450 KG de pasta de cocaína, pode ficar solto.

     

  9. “Helicóptero” de PÓrrela

    O problema não é o tráfico de 453 kg de pasta de cocaína.
    O problema não é ser utilizado o helicóptero de um senador.
    O problema não é ser conduzido por um servidor do gabinete parlamentar se seu filho, então deputado estadual em Minas Gerais.
    O problema não é ser utilizado combustível pago ora com verba indenizatória do Senado, outras vezes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
    O problema não é beirarmos quatro anos sem o caso estar “esclarecido” pelo Polícia Federal e o então deputado ser nomeado secretário de Futebol no Ministério dos Esportes.
    O problema é o helicóptero ser apelidado de HELICOCA. Justiça é para isso… (leia justiça com inicial minúscula, por uma questão de justiça)

  10. Sem noção

    Conservadorismo, incapacidade técnica e desinformação é a base do neocoronelismo que se arma no campo político. A politização do judiciário, que decretou o fim da constituição, caiu como uma luva.  A hipocrisia da guerra as drogas, esta sentença e o caso do filho da desembargadora, apenas confirmam isto é um outro pilar. A militarização da polícia e da política é  uma  face da mesma moeda. Não fosse isto, certamente, a discriminalização já estaria mais avançada e, hoje, teríamos menos presos e o crime organizado sob controle. Mas continuam vendendo porrada como solução, até agora não resolveu nada, na realidade só aumentou a violência. Que é boa apenas para os datenas, empresas de segurança e terceirizadas de presídios, frabricantes de armas, delegados e coroneis da polícia militar na polítca.

  11. HELICOCA OU COCACÓPTERO?

    Ridícula a decisão  de uma juizeca alienada da realidade brasileira. Digna de pena a má formação da mesma ao proferir tamanha idiotice. HELICOCA ou  COCACÓPTERO DO PERRELA? Dá na mesma…

  12. Realmente um absurdo essa

    Realmente um absurdo essa proibição inócua. Mas não esconde a parcialidade deste blog sempre tentando proteger uma parte dos corruptos em vez de atacar todos eles. Após algumas voltas o texto sempre retorna ao chororô do “golpe”. Termos como “judicialização da política” revelam a cretinice de quem acha que a política é naturalmente feita de conluios e maracutaias e que não podem submeter-se à lei.

    1. Todo defensor do golpe se diz

      Todo defensor do golpe se diz isento, muito embora revele toda sua parcialidade ao se mostrar incomodado com quem se recusa a deixar de dizer que o golpe de estado é a causa eficiente dos abusos cometidos pelo Poder Judiciário. O seu chororô em defesa de bandidos como Perrella revela mais quem você é do que quem eu sou. 

    2. Rafael

      É que o mui digno senador da República, pai de família e filho de família, inaugurou o Chororô ao não aceitar a vitória da ex presidente Dilma e junto com demais instituições do Judiciário, Mídia, bancadas compradas no Senado e Câmara, bancos, etc (?) deram então início ao maior chororô visto no país. O chororô continuou ao ser acusado de ter atuado desde sempre em Furnas, nos aeroportos construidos c/ dinheiro público em terras suas e de sua família. E mais , com a queda do Helicoca nas proximidades entre E.Santo e MG , cujo dono, tb senador da República e amigo íntimo do aécio, jamais recebeu qualquer reprimenda ou investigação prá valer, já que o Chororô chegou aos ouvidos de altas autoridades do judicioário mineiro.

      Chegou até o STF, onde um nobre magistrado, Supremo do Supremo, não permitiu sua prisão.

      Isto sim é um CHORORÕ de categoria, né não ?

       

    3. Dilma não saiu por corrupção

      No imaginário popular , incutido pelos senhores da mídia , Dilma saiu por causa do ambiente de corrupção do governo petista. Que ótimo ! Limpamos o país . Mas , espera um pouquinho , a corrupção do PT (e ela é real) , se chama Eduardo Cunha , Michel Temer e PMDB . Então …………

      Dilma saiu por problemas de contabilidade fiscal . Isso é ou não crime ? Se é , a justiça não agiu nos casos anteriores , e se apressou a mudar o entendimento para não ter que agir no caso do atual (des)governo , que devido a essas – nem mesmo pedaladas – mas braçadas , pernadas , ou sei lá como chamar a magnitude do que está acontecendo – está jogando o país no caos , vamos retroceder ao início da década de 80 .

      Olha , eu não sou jurista , nunca peguei num livro de direito , mas se tudo isso não é golpe , então eu sou uma besta completa ! 

      1. A culpa dos outros.

        Interessante esse recurso para procurar demonstrar isenção e neutralidade, onde o emitente admite uma falta ou pecado, mesmo que não exista. 

        A corrupção do PT é real. Ponto? Exclamação, ou interrogação? Quais seriam, das farsas tantas denúnciadas que foram levantadas e consolidadas junto à opinião pública, contra membros do partido, ou contra pessoas pessoas que a ele possam ser associadas, que podem ser consideradas materialmente sustentáveis. Do partido, é duvidoso que alguém saiba citar um caso, sequer. Então, meu caro, ou desce do muro e assume uma posição, ou pula e assume outra.

    4. Até prova em contrário…

      ah! neste país não se precisa mais de provas para condenar. Esqueci.

      Cara, na boa, tu és desinformado ou mal intencionado? Ou ambos? Este blog do Nassif não defende corruptos de nenhum lado. E também, liste quais corruptos o blog defende. Mas apresente as provas dos corruptos. De alguns, o que não faltam são provas e nenhum pouco de convicção de quem julga. Do outro lado, o que faltam são provas e não falta convicção. E, vai encarar? Não vale “ouvi falar”, “saiu no globo”. Quero provas cabais: escritura, extrato bancário. Não vale também fotos com amigos, do contrário teu juizeco estará encalacrado. Não faltam fotos do teu juiz de estimação com suspeitos. No mínimo suspeitos.

    5. Enigma do biscoito.

      Ao se deparar com esse….. esta…. bem…. essas mal traçadas linhas, alguns leitores poderão enxergar uma certa analogia entre essa pérola e o enigma do biscoito. A propaganda explorava a dúvida sobre a causa do frescor do biscoito. Se vendia mais porque é fresquinho e crocante, ou é fresquinho e crocante porque vende mais? Da mesma forma esse comentário supera-se e cria também uma dupla possibilidade. Parece apenas uma burrice porque não faz o menor sentido, ou não faz o menor sentido porque parece apenas uma burrice insignificante? 

  13. Como dizia o Pasquim.

    O Pasquim dizia, nos anos de chumbo, tortura e roubalheira, “perguntar não ofende”. Se perguntar não ofende, supondo que a juíza não cheira, porque ela se sente ofendida com a expressão “helicoca”, já que os Perrellas são amigos e fé e irmãos camaradas do Senador que cheira, que foi internado 3 vezes por overdose e afastado do Senado por corrupção com provas gravadas. É verdade que uma mão amiga do STF o retornou, mas isso são outros quinhentos. Ou serão outros quinhentos gramas ou quinhentos quilos de pasta base de cocaína, droga legalmente probida no Brasil desde os anos 30?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador