Marco Aurelio de Mello fala contra abusos da justiça

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurelio Mello, foi o convidado do programa Roda Vida de ontem (4). Ele falou sobre a atuação do poder judiciário nos recentes escândalos de corrupção, fazendo um contraponto ponderado aos clamores da mídia e da população.

Para o ministro, há “algo errado no grande número de delações premiadas” que vêm sendo fechadas na Operação Lava Jato. “”Nunca vimos um número tão grande de delações. Não é aceitável que se mantenha o cidadão preso temporariamente por tanto tempo para que ele faça uma delação. Alguma coisa errada está havendo”, afirmou.

Ele disse que seu ponto de vista é de cientista do direito e defensor dos princípios constitucionais. “Não compreendo alguém ser enviado ao xilindró e mantido lá até haver delação premiada. Não estou pressupondo que haja invencionice dos delatores, ou melhor, dos colaboradores do Judiciário, o que não compreendo é que se prenda invertendo o princípio constitucional, que se prenda para fragilizar o ser humano e ele vir a delatar. Sob minha ótica científica, isso está acontecendo”, explicou.

Ele também comentou o vazamento das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. “A divulgação é condenável a todos os títulos, já que temos uma legislação que impõe sigilo, e houve divulgação do objeto da interceptação telefônica. Agora, o conteúdo também é algo super desagradável, para dizer o mínimo”, afirmou.

“Cometida a divulgação pelo cidadão comum é um crime, e há pena prevista para esse crime na própria lei de regência. Por magistrados, por um juiz da causa, evidentemente se tem aí um erro de procedimento, e que deságua em uma sanção no campo administrativo”, completou.

Abaixo, a íntegra da entrevista do ministro:

https://www.youtube.com/watch?v=A02OiSe8gUA width:700 height:394

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vergonha alheia

    O que tentaram bater nesse Ministro ontem, no Roda Vida, não foi brincadeira. Do apresentador aos entrevistadores, sobravam perguntas tentando tirar do Ministro aquilo que desejavam ouvir: qualquer coisa negativa contra Lula (esse, especialmente), Dilma e o PT.

    Aquilo passou longe de ser um programa de entrevista. O curioso é que o Ministro se saiu muito bem e em nenhum momento respondeu o que eles queriam. Até insistiam na pergunta para tirar a resposta que queriam, mas não adiantou.

    O Nêumane foi um caso à parte: simplesmente espumava em relação à Lula. Nem vale à pena comentar detalhes. Vergonha alheia total. Eu, como telespectador, me senti constrangido.

  2. Outro Abuso

     

    Outro episódio  de abuso da justiça é essa operação “carbono 14”,  o desejo de criminalização do PT e dos governos de esquerda a qualquer preço, até caso encerrado,  já intensamente investigado e resolvido pela polícia tucana de SP  como o caso  Celso Daniel é vergonhosamente reaberto para causar desgaste adicional e fazer pressão junto a opinião pública as vésperas e durante a votação do golpe branco, com a cumplicidade da midia do oligopólio de oposição.

    O STF e/ ou o CNJ  deveriam tomar providências relativas a essa conduta.

    Vide trecho da reportagem do El Pais,  com o título de 

    MARCOS CARNEIRO LIMA | EX-DELEGADO GERAL DE SÃO PAULO

    “É fácil fazer teoria da conspiração, mas a morte de Celso Daniel não foi política”

    Lima estudou Monstro, que comandou sequestro e morte do prefeito e garante que o crime foi comum

    (…)

    P. Você acha que a leitura de um crime político então é por conveniência?

    R. Exatamente. Houve uma comissão parlamentar, chamaram os presos que cometeram o crime, e eles falaram a verdade. O que mais querem? O assunto aparece sempre próximo a eleição. Mandaram desarquivar inquérito para Elizabeth Sato [em 2005]. Para provar que foi crime de mando. Fez toda investigação e disse que foi sequestro seguido de morte. Desenterraram Celso Daniel de uma forma covarde. Para colocar a pecha de que é partido de bandidos.

    P. Mas isto lembra o episódio do sequestro do empresário Abílio Diniz, em 1989, quando descobriram o cativeiro e os sequestradores apareceram com camisetas novas, com marcas de vinco inclusive, de campanha do PT.

    R. É isso mesmo. Para um crime de mando nunca se contrata um grupo de sequestradores. A polícia que acusa sabe que é assim. Se era para matar de cara, por que não mataram? E para o PT? Por que matar o coordenador e futuro ministro da Fazenda?

    Reportagem completa:    

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/02/politica/1459619861_766410.html

     

     

  3. Tô dizendo…. Min. MAM não

    Tô dizendo…. Min. MAM não tá mole, não O pior é que tá deixando muita gente nervosa. Silas Maracutaia tá chamando o min. de palhaço no Twitter. Ah Malacraia no twitter, até eu. Quero ver tu ser macho de falar isso na cara do Ministro. pode até levar Jesus com vc qu eu continuo duvidando. Malfaia diz que o STF não pode interferir nas atribuições do Legislativo. Até parece que o Legislativo faz alguma coisa Além disso, onde está escrito que dar golpe é atribuição do Legislativo? 

    GM tb tá enfurecido por conta da decisão determinando que Cunha prossiga na apreciação do impeachment de Temer

    Diz GM que numca voi Impechment de vice. Ah GM, a gente tb nunca viu ministro golpista tomar um pé na bunda em outro país e ter a cara de pau de voltar como se nada tivesse acontecido. Fique preparado pra ver muita coisa que o senhor do alto do seu golpismp jamais imaginou.

    Tem um bravateiro correligionário de Cunha que tá dizendo que o Cunha não vai cumprir a decisão do STF

    Nassif, esse Neumâne é meio sem noção, né não? Tentar emparedar alguém no meio dessa guerra e achar que o outro não saberá desviar, é muita inocência

     

     

    OBS. Mulherda do RJ contra o Golpe, hoje as 18h no Circo Voador!

  4.  
    Ciclo de debates
    Link para

     

    Ciclo de debates

    Link para quem quiser assistir ao Ciclo de debates:

    http://www.tve.ba.gov.br/tveonline

     

    Dando continuidade a transmissão do Ciclo de Debates “Crise e Democracia”, nesta terça-feira (05), a partir das 18p0, na TVE e TVE Online, participam do evento a historiadora e política filiada ao PT, Selma Rocha; o político, que já foi candidato à Presidência da República pelo PSTU, Zé Maria Almeida; o coordenador do MST, João Paulo Rodrigues; e o jornalista e escritor José Arbex Jr.

  5. Sherlock?

    O ministro seria um policial eficiente , produtivo, famoso se usasse os métodos de Sherlock Holmes. Infelizmente , no século XXI não há mentes privilegiadas capazes de solucionar crimes do white collar com a inteligência do detetive londrino.

    A polícia e o ministério público consegue indícios de delitos e de deliquentes e , em seguida, trancafia os malandros para que eles soltem a lingua. Usando este sistema com isenção  e  profissionalismo é que se consegue agarrar os  espertos e poderosos .Fora isto é puro blá, blá, blá.Os crimes inteligentes são cometidos justamente porque há os princípios constitucionais . O povão em sua maioria  não conhece tais princípios e , por isso , não os utilizam para as suas artimanhas.

  6. Ministro é Herói

    Sim, o Ministro Marco Aurélio é um Heroi.

     

    Mas acima de tudo, ele defende com fidelidade, aquele que o nomeou, Collor. Por sorte, Collor foi perseguido pela Lava Jato, e Marco Aurélio, nomeado por Collor é também primo deste.

    Se o PT tivesse seguido esta linha e nomeado um Ministro com a Coragem do Ministro Marco Aurélio, o país não estaria nesta crise agora.

     

  7. José Nêumann Pinto não tem

    José Nêumann Pinto não tem gabarito de atuar como entrevistador e muito menos ainda para entrevistar um ministro do Supremo. Arrogante, mal informado e mal-educado não tem nenhum pudor na sua grotesca parcialidade. Eis porque não perco mais tempo assistindo esse programa que já foi um marcona TV brasileira.

    Sem falar que Augusto Nunes em todas as situações e hipóteses é insuportável. 

     

  8. Monocracia midiática

    Observem da onde vem os entrevistadores: Estadão, Folha, Isto É, Valor, Época, todos com a mesma linha eleitoral, ou seja, pró-impeachment, não se observando o direito ao contraditório. Diante disto, o Ministro, com toda a categoria que lhe é pertinente, “aplicou uma “surra” nestes pseudo-entrevistadores. É preciso, como diz o Ministro, “respeitar as normas”, mas acima de tudo, conhecê-las, caso contrário, a Constituição corre o risco de ser invalidada, colocando na berlinda a Democracia. Um magistrado precisa, acima de tudo, de serenidade para, diante das leis, aplicar aquilo que é cabível, mas acima de tudo, procurar, constantemente, o mais próximo do justo.

  9. Que tal botar freio em fascistas?

    Proponho que nos unamos para exigir que essa república de Curitiba apresente provas de que “José Dirceu é chefe de uma organização criminosa”, como disse o procurador Carlos Fernando ao país.

    Caso não provem, que movamos ação popular para acusar o tal procurador por calúnia, difamação, abuso de autoridade e desvio de função. Proponho ainda arguição de constitucionalidade de se aplicar essa “litratura” do domínio no país.

    “A teoria do ‘domínio do fato’, aplicada para julgar e punir os nazistas, foi trasladada para o sistema jurídico brasileiro como mera roupagem para embalar a condenação que na realidade estava premeditadamente decidida pelo relator Joaquim Barbosa, não sem impressionante ódio e animus condenatório.

    Claus Roxin, o jurista alemão que aperfeiçoou essa teoria nos anos 1960, alertou para o erro do STF de aplicá-la sem amparo em provas [entrevista à FSP de 11/11/2012]. A Ministra Rosa Weber soltou a seguinte afirmação no seu voto: ‘Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite’. Além de estuprar a lógica probatória fundamental do direito penal, o péssimo uso da tal ‘literatura jurídica’ foi recriminado por Claus Roxin.” ( in.: http://cartamaior.com.br/?/Coluna/O-ultimo-julgamento-de-excecao-e-o-fim-de-uma-farsa/29577)

    …”do ministro Gilmar Mendes: ‘Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos’, ao justificar porque condenou 11 réus por formação de quadrilha! Aquelas com um mínimo de bom senso perceberão o risco que tais argumentos representam para o Estado de Direito.” (in.: http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2012/11/13/paulo-moreira-leite-condenado-sem-dominio-nem-fato/)

  10. Nassif
    Desculpe, mas não dá

    Nassif

    Desculpe, mas não dá pra assistir essa entrevista!!!!

    Pois MAM fala portugues e os entrevistadores “nuleis”

  11. TORTURA NUNCA MAIS

    vamos falar de forma clara: isto chama-se TORTURA

    se na ditadura usava-se o pau de arara, agora na guatanamo curitibana usa-se a tortura psicologica

    , no estilo “só sai se delatar”

    os grupos de defesa dos direitos humanos deveriam já denunciar as cortes internacionis estes casos de abusos reiterados contra pessoas que nem codenadas foram, foram muitas vezes detidas com argumentos frageis somente para serem torturadas de modo covarde….

     

     

     

  12. Vou pedir ao Papa Francisco

    Vou pedir ao Papa Francisco para canonizar o Ministro Marco Aurélio, pois teve paciência e elegância em responder aos seus entrevistadores!

  13. Constrangimento faz parte…

    Do DNA dessa turma.

    Como pode não haver limite para eles.

    Já passou da hora de um basta, seja de quem for.

    Estamos sendo constrangidos até pela mídia internacional que a cada dia constata a pequenez desses grupos.

    Vergonhoso, é o mínimo que se pode dizer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador