Marco Aurélio Mello diz que Supremo deve definir relator da Lava Jato em questão de dias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Marco Aurélio Mello disse nesta segunda (23) que a relatoria da Lava Jato deverá ser definida pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, nas próximas horas ou dias. O magistrado defendeu que Carmen sorteio o relator entre os membros da segunda turma do STF, compota por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Mello também disse que não seria adequado a presidente da corte homologar as delações da Odebrecht no período de recesso por pressão da opinião pública.

Da Revista Forum

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou, na manhã desta segunda-feira (23), acreditar que novo relator do processo da Lava Jato no STF deve ser definido em breve. Mello também disse que a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, não deve homologar delações premiadas dos executivos da Odebrecht. A expectativa era que o ministro Teori Zavascki, morto na última quinta-feira (19), fizesse as homologações em fevereiro.

As declarações foram feitas à Rádio Gaúcha.

“Pelo o que conheço, há muitos anos, da atuação da ministra Cármen Lúcia, ela procederá não [com] a homologação, mas sim a redistribuição [do processo]. Nós teremos, nas próximas horas ou nos próximos dias, um novo relator [do processo da Lava Jato]”, disse Mello.

O magistrado argumentou que a escolha do novo relator deve ser rápida para não prejudicar a Lava Jato nem o que chamou de “interesses nacionais”, e defendeu que a relatoria fique com um os ministros da Segunda Turma, da qual Teori Zavascki fazia parte. Atualmente, compõem o colegiado os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

“Deve ser rápido porque procedimento penal não pode ficar suspenso sob pena de prejuízo. Sob pena de (…) militar a favor de possíveis envolvidos, prejudicando-se aí os interesses maiores da sociedade. Não podemos ficar com cadeira vazia. Pela ordem natural das coisas, a redistribuição há de se fazer considerando os remanescentes da Segunda Turma”, disse.

Mello mimizou o encontro do ministro Gilmar Mendes com o presidente Michel Temer durante o último final de semana. “Não prejudica em nada. Se atua com equidistância”, pontuou.

O ministro afastou a possibilidade da aeronave de Teori ter sido sabotada. “Descarto, de início, qualquer ato de sabotagem visando atingir o ministro Teori e os demais ocupantes da aeronave. Tudo indica que o acidente decorreu de mau tempo na região, mas temos que esperar a investigação”, concluiu.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem é o porta voz dessa corte suprema de répteis, com exceções?

    Todo mundo é o porta voz desse supreminho de fundo de quintal?

    E aí, Carmem Weber, tu não vai dizer nada dessa afirmativa do MAM?

    Se o Renan Juizeco fosse a vítima, tu viria com tudo em cima, né?

    Benta carreta

  2. Humm… Sorteio? Então tá.

    Humm… Sorteio? Então tá. Quem vai ser sorteado mesmo? Será o Gilmar amigo do Temer, o Tofolli cachorro do Gilmar, o Celso de Mello criado dos Sarney e portanto funcionário do Pmdb? Quem mais mesmo está na segunda turma? Lewandowski? Esse a Globo não quer e a criada da Globo Carmen Lucia também não vai querer.

     

  3. Questão de dias….

    Se se confirmar o sorteio, Lewandowski vai fazer promessa para que não caia com ele. Se Zavascki foi assassinado, Lewandowski é o que mais corre risco nesse caso. O restante ai é prata da casa do PSDB e do PMDB, no problem.

  4. Ayres Brito voltou à cena

    Ayres Brito voltou à cena política. Está de vento em popa dando entrevistas aos repórteres da Globo. Isso pode querer dizer que vai ser elevado a ministro de justiça, enquanto o Careca será sabatinado no Senado para substituir Teori?

    Agora mesmo é que nenhum tucano será investigado. Aquele encontro no Jaburu entre Gilmar, Gatinho Angorá e Temer foi muito emblemático. Não há como fugir a especulações sobre esses homens, e essas instituições, tão desmoralizadas.

  5. Recesso e o ritmo normal do

    Recesso e o ritmo normal do STF, encaminhando processos para a prescrição, o mensalão tucano já foi julgado, prescreveu, ou foi engavetado de vista?

  6. “sorteia” logo pro GM que tá

    “sorteia” logo pro GM que tá fechado com a bandidagem. o resto, vai ter o mesmo destino de Teori. Eu não aguento mais essas palhaçadas o temer tava com o GM pra definir o cambalacho e fic a gente discutindo o que já está decidido desde que resolveram matar o Teori.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador