Mauro Bragato, deputado do PSDB, é cassado por superfaturamento de leite para crianças carentes

Enviado por Webster Franklin

Da Rede Brasil Atual

Deputado tucano é cassado por superfaturar leite de crianças carentes
 
Depois de 14 anos de recursos, juiz determinou, na semana passada, perda do mandato do deputado estadual paulista Mauro Bragato (PSDB) por superfaturamento no preço do leite destinado a crianças carentes
 
por Helena Sthephanowitz

Depois de 14 anos de decisões e recursos, o juiz Carlos Eduardo Lombardi Castilho, da 1ª Vara Cível de Presidente Prudente (SP), determinou na semana passada, a perda imediata do mandato do deputado estadual e ex-prefeito Mauro Bragato (PSDB).

O juiz condenou Bragato por improbidade administrativa no período em que administrou o município de 220 mil habitantes, 550 quilômetros a oeste da capital. O deputado deve perder os direitos políticos por, de acordo com a sentença, praticar fraudes na licitação para compra de 110.697 litros de leite do tipo C. O produto, destinado a crianças carentes, entre os anos de 1999 e 2000, foi adquirido por preço muito superior ao encontrado no mercado – o período considerado foi entre 1997 a 2000. O juiz determinou o afastamento imediato do deputado e a suspensão dos direitos políticos por 5 anos.

A ação contra o tucano estava em andamento desde 2002, desde quando deixou a administração de Presidente Prudente e a nova gestão acionou a Justiça junto ao Ministério Público para reparação de danos aos cofres públicos. Mauro Bragato assumiu em 2004 a Secretaria Estadual de Habitação do governo de São Paulo do tucano Geraldo Alckmin (PSDB) e desde 2005 é deputado estadual.

O tucano recorreu a todas as instâncias, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado chegou a ser multado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo pelo excesso de recursos para evitar o cumprimento de uma decisão judicial. No documento, o juiz Carlos Eduardo Lombardi Castilho determina que os cartórios eleitorais e a Assembleia Legislativa paulista sejam oficiados sobre a suspensão dos direitos políticos de Bragato e da consequente perda do mandato eletivo que ocupa.

Parece que os políticos tucanos se especializaram em tirar comida da boca da criançada. A Operação Alba Branca, da Polícia Civil do estado, investiga a participação do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB-SP), em esquemas de propinas na compra de merenda escolar. Não por acaso, os problemas com fornecimento de merenda nas escolas da rede pública do estado de São Paulo têm sido alvo de protestos de estudantes e até de torcidas organizadas de futebol, como a Gaviões da Fiel. Em diversas escolas técnicas de período integral, alunos estão sem merenda escolar e têm de tocar o dia com biscoitos água e sal. E sem leite.

Agora, constata-se Bragato, fraudou licitação para compra de leite. Faltou empenho da imprensa na divulgação do caso ao longo desse 14 anos em que o deputado do PSDB aguardava sentença. Faltou divulgação da imprensa quando o juiz Carlos Eduardo Lombardi Castilho aplicou a pena de perda do mandato. Parece que a imprensa nacional não aprecia que noticiário policial envolva a turma do PSDB – há menos de duas semanas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prestou depoimentos por duas horas à Polícia Federal – sobre a mesada que enviava a sua amante Mirian Dutra na Europa, segundo ela, a título de pensão – com direito a total discrição, sem manchetes, e sem espetáculo.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Imprensa, tucanos e justiça

    Imprensa, tucanos e justiça sabem que é assim que tem que funcionar quando se trata de algum malfeito que não seja relacionado ao PT. Fosse um petista a estar em situação idêntica, a tucanalha já teria subido à Tribuna do Congresso um milhão de vezes achacando os abestalhados, que tem hora que chegam a ser muito ridículos, quase como se não lessem jornais, e fossem desinformados por completo.

    Falta aos petistas serem mais ousados, mais inteligentes, e não se levarem por fatos, quaisquer, sem a capacidade de aguçarem suas mentes antes de se se exporem.

    Ao ver o caso de ontem, com a revogação do impeachment na Câmara eu mesma senti que tinha algo mais por trás daquela ação de Maranhão, afinal o cara sempre foi amigo de Cunha, e este até disse que sairia e seu comparsa seguiria a sua linha de pensamento. E teve aquela patacoda no dia da saída do malandro, quando os parlamentares se viram sem microfones, sem infraestrutura para prosseguirem uma sessão que Maranhão interrompeu. Aquilo já teria sido suficiente para ninguém acreditar no que estava acontecendo. Nesse sentido, foi inteligente Dilma em pedir que as pessoas tivessem calma, pois ela mesma questionara o ato de Maranhão.

    Isso tudo, misturando PMDB, PSDB e DEM, não passam de uma corja de bandidos, perigosos, que farão o impossível para apearem Dilma do poder. É luta leonina.

  2. Como é bom ser tucano. Não

    Como é bom ser tucano. Não tem condução coercitiva, não tem Papuda, nem helicóptero da goebbels. Notícia chata. Fez-me lembrar daquele fdp do Azeredo. 

  3. E a grande imprensa diz que “não vem ao caso”…

    A grande imprensa, como no caso dos gangsters Aético e Álvaro Dias, insite em ignorar qualquer malfeito da máfia demotucana.

  4. este é mais um que votou sim

    votou sim contra a corrupção ( mas só do pt)

    votou pela moralidade

    votou pelas crianças com merenda

    votou pela esposa, pela namorada e pela amante.

    votou pela hipocrisia

  5. !Revisão necessária!Com os da Casa Grande, o PIG é garçon servil

    Para os que acompanhamos o comportamento da mídia comercial brasileira nos últimos 25 anos, isso não é novidade. A ‘massa cheirosa’, a direita tucana – sempre vira-lata, entreguista e corrupta profissional – têm na mídia comercial uma rede de proteção. Políticos simbolizados pela ave de rapina da família ramphastidae podem cometer os mais graves crimes contra as finanças públicas (privatarias escandalosas, roubo de merenda escolar, entrega de setores estratégicos aos estrangeiros, superfaturamento de obras, pagamentos milionários de propina, formação de quadrilha para desvio de dinheiro público e aplicação em paráisos fiscais, etc., etc e etc) que pouco ou nada acontece com eles. Para enganar o populacho, de vem em quando algum bagrinho é condenado. Mas como para os tucanos vale a presunção de inocência e a eles todos os recursos judiciais são assegurados (ao contrário de petistas e políticos da Esquerda, que são considerados culpados a priori e presos antes de processo e julgamento) temos episódios como esse relatado na reportagem, em que o PJ leva mais de 14 anos para aplicar uma condenação definitiva a um político que superfaturou e desviou recursos públicos destinados à compra de leite, para alimentação de crianças carentes. O fato de desviar recursos dessa natureza deveria ser agravante e assim impedir que o cidadão que tenha cometido esse crime seja banido da vida pública, ou seja, NUNCA mais possa ocupar qualquer cargo público, além das outras penalidades previstas em Lei.

     

    OBS: No texto transcrito aqui no blog aparece a expressão “Supremo Tribunal de Justiça”, que não é correta. Peço à equipe do blog que corrija esse erro.

  6. GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA

    desmoralizada no mundo e servindo de chacota.

        Sempre soubemos de roubos em gandes obrs públicas, mas roubar do SUS dos doente e da MERENDA dos alunos só PSDB/DEM/PMDB que são protegidos/acobertados pela Grande Mídia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador