No último dia no STF, Barbosa defende ação de Aécio Neves

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Na última sessão plenária antes de se aposentar, Joaquim Barbosa aprovou a ação do candidato à presidência da República Aécio Neves (PSDB) contra o parágrafo 1º do artigo 28 da Lei Geral da Copa. “O direito à liberdade de expressão preserva o indivíduo e impede que o Estado molde sua vontade, seus pensamentos”, defendeu o então presidente do STF.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade 5136 do PSDB contra o Estado – ou seja, contra Dilma Rousseff, representada pela Advocacia Geral da União – foi julgada em tempo recorde. Foram três semanas desde que foi protocolada até chegar ao Plenário do Supremo.

A média de julgamento de ADINs, segundo estudo “O tempo como ferramenta de decisão no STF“, de Paulo César Amorim Alves, é de cinquenta e oito meses, ou seja, quatro anos e dez meses.

Na abertura do julgamento, o ministro relator Gilmar Mendes justificou que a matéria estava sendo rapidamente analisada porque o evento da Copa do Mundo já tinha começado. Entrando nessa discussão, a própria Procuradoria Geral da República, que ainda não tinha se manifestado, colocou o posicionamento do MPF – julgou improcedente a ação – para que a ADIN não fosse revista e, assim, não voltasse ao Plenário, uma vez que o recesso legislativo está próximo e tal assunto seria julgado somente depois do fim da própria Copa.

Leia mais sobre a motivação da ADIN: Ação de Aécio contra a Lei da Copa será julgada amanhã, e com voto de Barbosa

Outro ministro que acompanhou o voto de Joaquim Barbosa foi Marco Aurélio. “Uma lei não precisa ressalvar um direito constitucional”, disse o ministro contra a Lei Geral da Copa. Ele defendeu as manifestações durante a Copa, “direcionadas ao enaltecimento da dignidadeda pessoa humana”, sendo tais comportamentos cabíveis “sem qualquer prejuízo para a grande festa que está sendo a Copa do Mundo”.

Os demais oito ministros, além da PGR, votaram contra a ação. Todos eles informaram que a Lei não parece construir restrição de liberdade de expressão. Barroso defendeu que não existe razão para o parágrafo ser retirado. Teori Zavascki disse que a Medida Cautelar não é necessária porque o que o PSDB está pedindo é a suspensão de uma interpretação da norma e não de seu teor em si. “A interpretação adequada se presume que será feita”, disse Zavascki.

“Não há o menor grau de probabilidade de procedência desse pedido”, enalteceu Luiz Fux. Os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia – que também suscitou a possibilidade de já finalizar o julgamento com a manifestação do MPF – acompanharam o voto de indeferimento.

“Não só entendo que não há nenhuma ofensa à Constituição, quanto, pelo contrário, se emolda à ela sobretudo ao valor fundamental sobre o qual se baseia a dignidade da pessoa humana”, finalizou Lewandowski os votos contrários à ação de Aécio Neves.

Barbosa também criticou a Lei Geral da Copa, endossando as críticas de oposição para os gastos da Copa, afirmando que “o financiamento público direto e indireto foi uma condição necessária para realizar esse evento” e que, portanto, “não faz sentido limitar a expressão daqueles que custearam o evento da Copa do Mundo”.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ingenuidade do jurista Dr. Walter F. Maierovitch

    Quando o Barbosa anunciou a fuga (deserção) do STF, o eminente jurista Dr. Walter F. Maierovitch escreveu uma coluna (ou publicou no Facebook) avaliando a passagem do ministro pelo STF, e cometeu a ingenuidade de afirmar – e registrar – que o ex-ministro não tinha (teve) rabo preso com nenhum partido político. Quando li isso, não acreditei. Dr. Walter não pode ser tão ingênuo. 

    1. Mais uma DERROTA!
      Joaquim

      Mais uma DERROTA!

      Joaquim Barbosa finaliza sua “gestão” no STF com várias derrotas essa é apenas mais uma delas.

      Desde a AP 470 até a quantidade processos pendentes e não julgados, onde na era Barbosa bateu recordes de leniencia e atrasos!

      Já vai tarde Barbosa!

      Espero que o PT e outros partidos tenham aprendido a lição!

  2. O jb deveria defender seus

    O jb deveria defender seus princípios lá nas Gerais e questionar a prisão do Carone.

    Lá ele responderia “Es ist mir ganz egal”. Esse jb…

  3. Barbosa sai, …mais uma

    Barbosa sai, …

    mais uma vez, derrotado,

    junto daquele outro que corre dsesperadamente atrás dos holofotes após as sessões para dar entrevistas

    Agora, ao lado de….

    Aécio Neves.

    Derrotados que querem derrotar o país.

    Prenúncio da eleições.

    “A maioria dos ministros seguiu voto do relator da medida cautelar, ministro Gilmar Mendes, que rejeitou o pedido por entender que a lei não limita a liberdade de expressão e foi elaborada para prevenir confrontos dentro do estádio. O voto do relator foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavacki, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.”

  4. E ministro MAM, tb não tava

    E ministro MAM, tb não tava nem um pouco a fim de julgar procedente; só fez isso para ficar vencido e depois dar entrevista… Mas, por hoje, está perdoado, já que fez um “discurso” bem legalzinho apoiando o Ministro Lewandowski. Espero que o apoio seja sincero ( e eu acho que é mesmo ) pq o atual presidente salvou a Corte da lata de lixo da História e o país do que poderia ter sido um dos piores momentos da República. O atual presidente conquistou o respeito dos brasileiros, na moral. Merece todo apoio. Boa sorte e paz nos próximos dois anos.

    Nassif, como é que funciona esse mandato? São dois anos a contar da posse ou esses meses contam como “mandato tampão” e depois de novembro é que começa a contagem dos dois anos? A vice do Ministro Lewandowski é a Ministra Carmem Lucia?

    1. Ah!

      Pois era o que eu iria te perguntar, Cristiana !!! Eu acho que os dois anos começam a partir da data de hoje…. A proposito, lembram-se da festança que fizeram para a posse do Jota Barbosa ? !  Teve até a famosa performace do Fux… E agora, não vai ter nada para o Ricardão ? 

      1. Não sei se vai ter festa,

        Não sei se vai ter festa, Maria Luisa; na verdade, não me lembro de posse de presidente do STF sendo um evento do tamanho que foi a posse de JB, não. Mas com JB, tudo era muito midiático, pirotécnico, né? Ministro Lewandowski, parece ser uma pessoa mais discreta, sei lá… Acho que vão fazer a transição, normalmente, como sempre foi; sem estardalhaço; entre eles e os convidados mas nada apoteótico… Até pq como JB se ejetou da presidência, fica parecendo comemoração de vitória sobre o “inimigo”… 

          1. Se JB se amarrar muito para

            Se JB se amarrar muito para sair, vai acabar criando o clima de festa mesmo e aí a gente aproveita a posse para vingar a manifestação que foi abortada. Pensando bem, até que não é má ideia, não.

  5. BB tem razão

    ““não faz sentido limitar a expressão daqueles que custearam o evento da Copa do Mundo”.”

    Realmente, o problema é que não está sendo limitado o direito de expressão. Você pode falar mal e ser contra copa. Você pode falar mal e ser contra a USP.. Você pode ser contra os médicos de um determinado hospital, etc, etc.. Pode ser contra ministro do STF vendido e falastrão.. Concordo com tudo isso. Afinal sou um dos que custeia

    Acontece que Neste caso, o direito de se expressar não pode ferir outros direitos. Eu custeio o STF, mas não acho que eu tenha direito de avacalhar as seções plenárias com faixas e cartazes “Fora JB”… Ou interromper um atendimento médico gritando “fora UNIMED”…

    Do lado de fora, na internet, nos blogs, etc eu posso me expressar como eu quiser.

  6. Ja vai tarde

    Era o que esperava. Tem gente que não sente vergonha do papel ao qual se presta, e ainda se diz injustiçado ou heroi. Esses sempre vão-se muito tarde. 

  7. “Outro ministro que

    “Outro ministro que acompanhou o voto de Joaquim Barbosa foi Marco Aurélio. “Uma lei não precisa ressalvar um direito constitucional”, disse o ministro contra a Lei Geral da Copa”:

    “Direito constitucional” NAO EH e NAO PODE SER o “direito” de qualquer bastardo de direita organizar “manifestacoes” em estadios quando o mundo inteiro esta olhando.

    Ate agora foram dois vexames da direitana copa:  o insulto a Dilma e a vaia a hino nacional alheio.

    Ninguem no planeta daria sequer dois centavos pela merda de direita brasileira.  Como dizem os americanos:  get a damn grip already.

  8. menos um com toda pinta de diplomata estrangeiro…

    já vai tarde, demorou

    agora vai poder equiparar-se da forma que melhor desejar aos seus líderes políticos, seus pensamentos, sempre opostos à vontade política do governo

    todo ato de perseguição ou de vingança política é vil, vergonhoso, e não pode findar de outra forma a não ser não esta mesmo, sem resultar nenhuma vantagem política

  9. Sou que nem São Tomé

    Só acredito na saida do Joaquim Barbosa apos assinado sua aposentadoria. Ele ainda não assinou, então…

    Ele disse que sairia em junho, eu não acreditei , já estamos em julho e ele ainda preside a casa?

    A luta é violenta os 1% são mentirosos e muito maliciosos. 

    Eu não acredito nessa aposentadoria até ver publicado no diário do STF, até esse dia tanta coisa pode acontecer que vocês nem imaginam. 

    1. Ah mas vai sair sim, Ana! Não

      Ah mas vai sair sim, Ana! Não é Teletubbie pra dar tchau num dia e voltar no outro… Agora, já era. Quem mandou dizer que ia sair? Então o STF vai ficar com dois presidentes pq o nosso não vai sair, não.

      1. Kkkkkkkkkkkkkkk

        Teletubbie ? Mas de onde você tira essas coisas, Cristiana ? Nem lembrava que esses seres esquisitos existiam mais. !

      2. Parece que ele gostou da sua

        Parece que ele gostou da sua idéia e resolveu bancar o Teletubie sim…. Agora já prorrogou pra 10 de julho, agora já e 06 de agosto…. Quem mandou o outro lá dizer que ia  rever o caso do Genoino em Agosto ???? Agora o Coisa Ruim  já ta mudando o rumo da prosa…

      1. Katia,
        Quando vi a machete da

        Katia,

        Quando vi a machete da Globo falando que hoje seria a despedida do perverso. Senti  o recado da Venus Platinada: – Voce ja era malandro, vamos buscar outro menos manjado.

  10. Não comemorem antes do tempo.

    Não comemorem antes do tempo. Já está correndo à boca pequena: Na noite de domingo, 13 de julho, o movimento Não Vai Ter Copa se declarará vitorioso. Passeatas de indignados sairão às ruas em buzinaço, aos gritos de : “Vencemos, não tem mais Copa!”

    1. Senti o mesmo, eh, eh,

      Senti o mesmo, eh, eh, eh….

      Nao se emocione muito, o pomposo Barroso, na Globo, me fez sentir o cheiro de Marco Aurelio. Ai tamos ferrados.

      A cacada ao PT, passatempo predileto de nosso Judiciario, pode vir com ares de legalidade.

  11. O ministro da justiça de Aécio.

    Futuro minsitro da justiça de Aécio. Alias o candidato deve anunciar esse nome para o seu ministério durante a campnha eleitoral, para ajudar a alanvacar a candidatura dele. 

    A mídia deve estar preparando uma grande festa para anunciar tal medida, devemos nos prepara para absorver tal impacto.

    1. Esta nomeação antes do final do jogo …

      está lembrando o finado FHC sentado na cadeira do prefeito de São Paulo, que obrigou o imortal Janio da Silva Quadros a mandar dedetizá-la antes da posse. Vou providenciar uma fralda geriátrica para não urinar nas calças de tanto rir, assim que os votos forem apurados e Aecim cair na real.

  12. Moral da história

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso disse nesta terça-feira (1º) que o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de saída do tribunal, “se tornou um bom símbolo contra o status quo e um bom símbolo contra a improbidade no Brasil”. 

    “O país estava precisando de bons símbolos, de modo que acho que esse papel ele desempenhou muito bem”, afirmou Barroso ao comentar a aposentadoria precoce do colega.

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/07/01/barbosa-se-tornou-bom-simbolo-contra-corrupcao-no-brasil-diz-barroso.htm

    Este juiz(Luís Roberto Barroso) é parcial, hipócrita, simpatizante político partidário? 

    1. É… por isso que ele teve

      É… por isso que ele teve que desmontar todas as armações de JB contra os réus na AP 470 e ainda foi esculachado pelo próprio JB, por causa disso.

      Pergunta se ele quer levar pra casa esse modelo de probidade.

    2. Cortaram parte substanciosa

      Cortaram parte substanciosa do que GM disse e assim foi mudado o sentido.

      GM, com aquele tom que já onhecemos,  disse que houve manobras para retardamento afim de que para que 2 ministros, que estavam julgando no início, não votassem em questões cruciais que mudariam o resultado ( absolvição em certas penas)…aceitação dos Emb Infringentes, e por aí vai na pressão que o JB sofreu…segundo ele.

      Assisti no globonews das 16hs. Falaram o JB, Gilmar, Barroso e MA. Deve estar disponível o vídeo no site, dem uma olhada.

    3. Caro José Adailton,

      Caro José Adailton, cautelosamente corporativista, Barroso, prefere a espúria condição, daqueles que se postam em cima do muro, se eximindo e, abrindo mão, d’uma excepcional oportunidade, de desancar este déspota, que atropelou, distorceu e sabotou o processo júrídico da AP 470, como todos sabemos, o inefável,  Joaquim Senzala Barbosa, descaradamente mão de penugem dos engomados e almofadinhas, cínicos, crápulas e elitistas Neoliberais da Casa Grande. Saudações do planta do Deserto, a quem, basta, tão somente. o orvalho do alvorecer…

    4. Ele é um apenas um homem bem

      Ele é um apenas um homem bem educado. A meu ver, sua fala deve ser vista como um gesto de cortesia e educação, nada mais.

      1. Cortesia com quem nunca foi

        Cortesia com quem nunca foi cortês com ninguem, nem com ele, Barroso,  que não precisava jogar confete.

        1.  “se tornou um bom símbolo

           “se tornou um bom símbolo contra o status quo e um bom símbolo contra a improbidade no Brasil”. 

          Até status quo eu até posso ir mas o que veio depois, é um despropósito, pior, um estímulo a esse tipo de comportamento que deveria ser tratado e não incensado. Vai ver, no fundo, Barroso, acreditava que JB estivesse certo.

    5. Comentário

      Apesar de suas intervenções denotarem sua simpatia pelos ocupantes do poder, nisso ele acertou, não sei se foi sincero, acho que não, isso porém não importa.

    6. De fato, é um jurista, com

      De fato, é um jurista, com extensa e qualificada obra, se perde nos trololós e nos rapapés, parece que é especialista nesse jogo de pétalas e  confetes, algo gongórico, JB não valoriza, não merece e nem carece desses vapores,

      Barroso foi desrespeitado varias vezes por JB, que lhe invadiu o voto e foi muito deselegante, devia ter ficado em silencio e deixar o cortejo funebre seguir em silencio, para que essa tertulia fora de hora? Gastou vela atoa.

  13. Quanto a manifestações na

    Quanto a manifestações na copa:

    Na convenção estadual do PSDB – PB (disponível no youtube), todos de amarelo, música da copa, música da Vitória do Airton Senna, animador, narrador..cartazes, bandeiras, canhões de luz, etc.

    Isto pode?

     

  14. “O direito à liberdade de

    “O direito à liberdade de expressão preserva o indivíduo e impede que o Estado molde sua vontade, seus pensamentos”, defendeu o então presidente do STF. À liberdade de expressão de alguns indivíduos, a favor deles, né? Vá ver como é a tal na mídia mineira sob o jugo tucano. 

  15. Quem serao os nomes fortes

    Quem serao os nomes fortes para novo JB da Globo e PSDB. Fux, Gilmar e Marco Aurelio ja nao valem, essas fichinhas todos ja conhecem, quero saber do efeito surpresa, como foi Aires Brito e o perverso. As meninas parecem fouxas. Estou com uma enorme curiosidade, desse matagal com mal cheiro, pode sair qualquer m…..

  16. Até hoje não tinha uma

    Até hoje não tinha uma posição definitiva sobre as ações do Joaquim Barbosa no STF.

    Mas nesta ação de hoje ele mostrou o quanto ele deixou de ser isento, o quanto a fama lhe subiu à cabeça.

    Tendo sido escancaradamente usado pela raivosa direita brasileira não conseguiu a sensatez da isenção e do equilíbrio necessários a qualquer julgamento naquela Instância.

    E ao defender a ação do Aécio, puramente político partidária, chegou ao nível da teimosia burra, peculiar a quem não enxerga mais nada a não ser a necessidade de prejudicar um governo que ele detesta o mesmo governo que o tirou do anonimato e elegeu juíz da suprema corte.

    Talvez Freud possa explicar!!!!  

     

  17. Admirado

    Fiquei admirado: 8 X 2. Achei que seria mais apertado, teve voto que me surpreendeu, pelo conjunto da obra.

    1. Prezado Luiz Antonio,

      sua admiração quanto ao referido placar me leva a dizer: quem mais estaria preocupado em agradar ao joaquim, que está “quase saindo”?

      1. Agradar ao Joaquim

        Não é só ao Joaquim. Muitos lá querem agradar a Rede Golpe, a Óia, e, principalmente, o candidato do partido, Sr. Aécio Arrocho!

  18. Prioridade

    O que me deixa admirado foi : Como é que se julga com prioridade uma bobagem dessas, uma tentativa sórdida de casuismo golpista, na base do quanto mais atrapalhar melhor, enquanto milhares de causas realmente importantes, para a vida de muita gente, ficam para as calendas, nestes tribunais de fala impostada e de salários milionários.

    1. E ainda saiu tirando onda. Vc

      E ainda saiu tirando onda. Vc acredita que ele disse que o sujeito para estar ali ( STF ) não pode estar vinculado a grupos de pressão…???? Tava falando de quem? Ou melhor, será que ele acha que alguém acredita que ele não era pau mandado? Se é essa independência toda pq saiu? Saiu pq ia tomar um pau da Comunidade Jurídica inteira por conta do trabalho externo e tb pq expulsou o advogado do plenário. Aí não ia ter mídia que o bancasse e devem ter dado um toque nele, JB, vaza que a casa caiu… Não foi o PT que tirou JB do STF, não. Foi o pessoal do Judiciário mesmo.

  19. JB não desaponta, apenas

    JB não desaponta, apenas mostra a que veio, novamente. Ele foi um grande erro do presidente Lula.

     

    Poderia ter “botado para quebrar” e mostrado, de verdade, o cerne da corrupção do valerioduto.

     

    Mas preferiu jogar para o PIG e a Casa Grande.

  20. Eu como membro dos 51% da

    Eu como membro dos 51% da população brasileira, esperava ser melhor representado no supremo

    Lamentável a passagem do ministro pelo STF.

    Espero que nesse tempo de ócio, ele reflita sobre a sua passagem pelo STF, e sua saída precoce da casa, que não é uma coisa normal.

    É claro que existem mais coisas que não sabemos.

  21. Joaquim Barbosa tem lado.

    Isto não é nenhuma novidade, para quem é leitor assíduo deste blog. Felizmente, eu e a maioria da população brasileira não estamos do lado dele. É uma grande pena que JB tenha escolhido esse caminho. De agora em diante, como político, ele será, no máximo, um pequeno Enéas. Não me refiro ao troiano, é claro, mas ao falecido raivoso Enéas Carneiro. Qual será o bordão de JB?

    1. Prezado Zé Bebelo

      Entendo que, caso aécio seja escolhido presidente deste país e convide o joaquim para ocupar algum ministério, todas as decisões proferidas por ele, enquanto julgador, estarão sob suspeita, tendo em vista que, hoje mesmo, proferiu decisão favorável ao senador/candidato, o qual propôs declaração de insconstitucionalidade da lei da copa.

      Vamos aguardar, primeiro, a “real” saída do joaquim do stf e, depois, veremos o que fará de sua vida, uma vez que não acredito que alguém deixe, antecipadamente, um cargo de ministro para ficar a ver navios.

      1. Fenômeno midiático: Que tal o Ministério da Malvadeza para JB

        Que tal criar o Ministério da Malvadeza só prá Barbosa. Barbosa resume-se nisso: Ser um pessoa má, de má indole como apontou o jurista Bandeira de Mello. Foi como pessoa disposta a praticar maldades a mando da Casa Grande que Barbosa tornou-se o que é: Umfenômeno midiático,como apontou Jânio de Freitas, na insuspeita Folha.  Resume-se a isso: Mìdia. E para continuar sendo o que é(mídia),  terá que mostrar serviço para os Luciano Huck, Faustões e Datenas da vida,  caso contrário as Vejas, Folhas, Globos e Estadões não lhe darão guarida, pois é assim nesse pais que tem uma Globo como Poder Supremo: O outro Fenômeno teve que pisar no próprio passado para ganhar um emprego de comentarista da Copa sabotada até o último instante. É este o modus operandi de uma oposição sedenta para a por as mãos nas chaves do cofre da República. Triste fim esse do Barbosão.

  22. Contribuinte paga aposentadoria de Barbosa

    Que se vá e não volte jamais ao Brasil. Infelizmente, nós contribuintes vamos ter de pagar o salário desse traste. O que ele fez pelo Brasil para ganhar salário sem trabalhar?

  23. Cortina fechada, luz apagada…

    Nassif: o “affair” Joaquim Barbosa é complexo. E esta complicação só a história há de evidenciar, pois o momento não permite justificativas ou criticas, isentas de paixões. Guardo-lhe mágoas por haver desperdiçado tão grande oportunidade, possivelmente iludido pelo “canto da sereia” midiática e da política partidária, de quem, tudo indica, deu aval. O ministro Barroso disse que ele “buscou devolver ao STF o caráter moralizador”. Penso, com devidas desculpas, que são palavras amenas e cavalheiresca para quem não soube comportar-se à altura de um juiz da Corte Maior. Certa tv, num de seus noticiários, anunciou que ele foi o “primeiro negro” a ocupar o cargo. Mas uma vez os do Jardim Botânico adulteram a história. Ele pode ter sido o mais escuro da minha raça a ocupar o ocupar o cargo. Mas não com a primazia, pois por esta óptica, seria o terceiro. Ouvi de um “cientista” político, desses que proliferam como grama, que seja quem for o eleito pela oposição será ele elevado a Ministro da Justiça, com pompas e circunstâncias. Neste instante, só o cancioneiro contaria sua história, com abundantes palpites. Lá vai o meu!

     

    Do pessoal do “mensalão”, especialmente José Diriceu:

    “Você foi o maior dos meus casos / De todos os abraços / O que eu nunca esqueci / (…) / O mais complicado e o mais simples pra mim / Você foi o melhor dos meus erros / A mais estranha história / Que alguém já escreveu / (…) Você foi / A mentira sincera / Brincadeira mais séria que me aconteceu / (…) / Você foi / O melhor dos meus planos / E o maior dos enganos que eu pude fazer…” – Roberto Carlos

     

    Da oposição política brasileira – PS(D)B & Cia.:

    “Não sei porque você se foi / Quantas saudades eu senti / E de tristezas vou viver / (…) / Você marcou a minha vida / Viveu, morreu na minha história / Chego a ter medo do futuro / E da solidão Que em minha porta bate / E eu… / Gostava tanto de você / Gostava tanto de você / Eu corro, fujo desta sombra / Em sonho vejo este passado / E na parede do meu quarto /Ainda está o seu retrato / Não quero ver pra não lembrar / Pensei até em me mudar / Lugar qualquer que não exista / O pensamento em você / (…) / Eu vou morrer de saudade…” – Tim Maia

     

    Do Coral do PT:

    “Eu vou contar pra todos a história de um rapaz / Que tinha há muito tempo a fama de ser mau / Seu nome era temido, sabia atirar bem / Seu gênio violento, jamais gostou de alguém / E ninguém jamais viveu pra dizer / Que o contrariou sem depois morrer / Nos duelos nem piscava, no gatilho ele era o tal / Todos que o desafiavam tinham seu final / (…) / E depois de um tiroteio todo mundo estremeceu / Quando um grito se ouviu, o homem mau morreu / Essa é a história de um homem mau !” – Roberto Carlos.

     

    Da despedida do ministro no STF, em 2 momentos:

    Primeiro momento:

    “Adios, Pampa mia… / me voy, me voy a tierras extrañas / Adios, caminos que he recorrido, rios, montes y quebradas / Tapera donde he nacido… / Si no volvemos a vernos, tierra querida, quiero que sepas que al irme dejo la vida / Adios!… Al dejarte, Pampa mia, / ojos y alma se me llenan con el verde de tu pasto / y el temblor de las estrellas; / con el canto de los vientos y el sollozar de viguelas / que me alegraron a veces y otras me hicieron llorar / Adios… Pampa mia… / Adios… Pampa querida… / Adios.” – Carlos Gardel

    Segundo momento:

    “Ne me quitte pas / Il faut oublier / Tout peut s’oublier / Qui s’enfuit déjà / Oublier le temps / Des malentendus / Et le temps perdu / A savoir comment / Oublier ces heures / Qui tuaient parfois / A coups de pourquoi / Le coeur du Bonheur / (…) Ne me quitte pas / Je t’inventerai / Des mots insensés / Que tu comprendras / (…) / On a vu souvent / Rejaillir le feu / De l’ancien volcan / Qu’on croyait trop vieux / (…) / Ne me quitte pas (…) / Je ne vais plus parler / Je me cacherai là / (…) / Laisse-moi devenir / L’ombre de ton ombre / Ne me quitte pas…” – Edit Piaff (também com Maria Gadu, para os modernos)

     

    Plenário do STF:

    “Vai, vai mesmo, / Eu não quero você mais, / Nunca Mais…” – Ataulfo Alves

     

    Comentário dos que se diziam “seu amigo”:

    “Quis comer arroz-doce com quiabo / Botou sal na batida de limão / Deu lavagem ao macaco / Banana pro porco, osso pro gato / Sardinha ao cachorro, cachaça pro pato / Entrou no chuveiro de terno e sapato / Não queria papo / Foi lá no porão, pegou “tresoitão” / Deu tiro na mão do próprio irmão / (…) / Entrou no velório pulando a janela / Xingou o defunto apagou a vela / (…) / O bicho pegou, / (…) / Bem feito!” – Zeca Pagodinho

  24. E Barroso dando um jeito de não desagradar a Globo

    E dentro dessa lógica de não comprar briga com a Vênus Platinada, o Barroso manteve Genoino preso e, hoje, jogou confetes no Barbosa que, é claro, deve ter ficado com o ego inchado que nem sapo cururu

    1. Faltou acrescentar, Avatar…

      …que se as provas forem inconvenientes, sempre se pode escondê-las num inquérito à parte, sob sigilo de justiça, o 2474 – por exemplo. E, caso não as haja, basta reinterpretá-las à luz de uma doutrina alienígena, o que é ótimo pois nos permite destilar pseudo-erudição teutônica. Schwantz!

  25. barbosão

    QUANDO ASSUMIU CONFESSO QUE TORCI PARA QUE FOSSE O INICIO DE UMA MUDANÇA GERAL NO BRASIL, POIS SE TRATAVA DE UM NEGRO.

    MAS INFELISMENTE NÃO ACONTECEU.

    ACHA QUE JÁ VAI TARDE

  26. Fariseu até o fim


    O PSDB queria usar a classe media coxinha endinheirada para fazer manifestações politicas nos estadios, repetindo aqueles bordões mentirosos  sobre os gastos com a Copa. E lá estava  o repugnante Joaquim Barbosa a serviço  das aves de mau agouro. Felizmente ainda existe alguma luz naquele tribunal. Venceu a Justiça e o bom senso pois certamente iria rolar pancadaria nos estadios.Nem todo mundo é edepto do coxismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador