O espírito antidemocrático da mídia nos ataques aos advogados

 

A falta de informação jurídica mínima produziu um escândalo do nada, comprovando que, na atual luta política, o padrão dos jornais é o que mais se aproxima do conhecimento e das práticas das republiquetas bolivarianas. O desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais é típico de uma pré-história latino-americana, um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.

Provincianos, anacrônicos, despreparados, gostam de invocar os valores norte-americanos naquilo que têm de superficial, deixando de lado os princípios fundadores da democracia, além de exibir um desconhecimento gigantesco de regulamentos públicos.

O exercício profissional do advogado prevê um direito mínimo: poder despachar pessoalmente petições em defesa de clientes, junto à autoridade destinatária da petição. O regulamento do Estado brasileiro prevê que para conversar com um Ministro, antes o pedido precisa ser publicado no Diário Oficial e a conversa levada a efeito colocada em ata e protocolada.

São procedimentos burocratizantes que dificultam o exercício da advocacia mas que foram seguidos à risca por advogados que estiveram recentemente com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Daí a surpresa do advogado Pedro Serrano, pelo fato da audiência ter sido alvo de manifestações escandalosas por parte da mídia e do ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.

“Fiquei surpreso ante as repercussões autoritárias quanto a um exercício corriqueiro na pratica forense e administrativa”, diz ele. “Pedimos formalmente audiência ao ministro, levamos a ele petições por escrito e foi lavrada ata da reunião”.

Os temas tratados eram claramente da alçada do Ministério. E as petições só poderiam ser endereçadas ao Ministro. Nada disso foi levado em conta pela mídia, que continua firmemente empenhada em se afastar cada vez mais da sua missão de bem informar.

Aliás, criticar Cardozo por ativismo é uma ficção que não engana nem o mais crédulo dos leitores. Cardozo foi incapaz sequer de cobrar celeridade nas investigações sobre os vazamentos da Lava Jato;

Quanto às manifestações de Joaquim Barbosa, elas não são neutras. Demonstram, de um lado, total ignorância de Barbosa quanto ao papel simbólico desempenhado por um ex-presidente do STF. Trata-se de um tosco emocional que jamais respeitou os poderes dos quais foi protagonista. O reino que Barbosa sempre perseguiu foi o das celebridades. Cada berro dele o transporta de volta ao mundo feérico das colunas sociais além de reanimar o mercado de palestras.

Luis Nassif

94 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coitado do Ministro Cardozo,

    Coitado do Ministro Cardozo, de quem tenho boas referências (de pessoa séria, que com ele participou de uma pós em São Paulo): apanha da “esquerda” (que não se cansa de pedir a sua exoneração), de blogueiros sensacionalistas (tipo PHA, que bate nele, sem dó, desde a sua escolha no primeiro governo Dilma, menosprezando-o ao chamá-lo de “Zé”, e ligando-o explicitamente ao Daniel Dantas) e de outros jornalistas (mais sensatos, tipo Nassif), e, agora, do PiG!

    Não fosse a presidente Dilma, que há de ter as suas razões (não reveladas) para prestigiá-lo …

    1. Se eu tivesse tempo para resumir diria só o que você disse

       

      Observando … (terça-feira, 17/02/2015 às 20:37),

      Eu creio que o que você disse eu tenho dito há um bom tempo. Da última vez eu não quis repetir muito o que eu vinha dizendo e até passei para a galhofa. Trata-se do meu comentário que eu enviei segunda-feira, 16/02/2015, às 20:56 para o post “Mídia lança suspeição sobre o ócio criativo de Cardozo” de segunda-feira, 16/02/2015 às 16:19, e de autoria de Luis Nassif e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/midia-lanca-suspeicao-sobre-o-ocio-criativo-de-cardozo

      No título, entretanto, que eu dei para o meu comentário, a semelhança com o que você pensa parece evidente. Reproduzo-o a seguir:

      “Coitado, não fez nada a vida inteira e quando fez esbarrou no Nassif”

      Dá-se para ver que eu havia optado pela pilhéria já no próprio título do meu comentário. Não via, entretanto, outra forma de expressar o ridículo que soavam todas as críticas que se fazem ao ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardoso. As críticas do Luis Nassif, então, sempre me pareceram fruto de um esbarrão.

      E o título que eu dei para esse comentário foi um pouco emprestado da frase de Blaise Pascal que teria se desculpado de uma carta mais longa que fizera dizendo que a faria menor se tivesse mais tempo. Frase que eu só vim a descobri ontem fazendo pesquisa no site americano Quote Investigator e que de agora em diante pretendo fazer uso dela para justificar meus longos comentários. E que aqui, embora, eu já tenha espichado mais do que devia não precisarei empregá-la.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 17/02/2015

    2. [   blogueiros

      [   blogueiros sensacionalistas (tipo PHA, que bate nele, sem dó, desde a sua escolha no primeiro governo Dilma, menosprezando-o ao chamá-lo de “Zé”, e ligando-o explicitamente ao Daniel Dantas)]   é uma honra para todo petista não ser bem visto por quem já tentou fazer de Lula um os maiores corruptos da história por causa da venda de um  carro usado

  2. Nassif

    Nassif, é mais fácil o PCC renunciar às práticas criminosas do que essa entidade mafiosa denominada de grande mídia ter uma postura responsável. Os seus proprietários não tem biografia e sim folha corrida, portanto…

  3. o tal do pig dá mais um tiro

    o tal do pig dá mais um tiro no pé, isto é, na sua própria  audiencia…

    o número de advogados no país é imenso – será que nem pela

    venda de seus produtos a grande mídia não se preocupa?

    vá ser burro assim lá cu-do-judas,

    vulgarmente

    conhecido como cafundó do judas.

  4. Não morro de amores pelo

    Não morro de amores pelo cardozo, mas sejamos justos – essa acusação é muito sem noção!

    Até o barbosão que hoje grita por PUREZA, deveria lembrar da compra ap nos EUA, antes de ficar atirando pedras por ai…

  5. Não creio que falte
    Não creio que falte informação jurídica aos arquitetos do poder da mídia. Eles calculadamente atacaram o Estatuto dos Advogados para deixar bem claro que ninguém deve se colocar no caminho da execução da vontade absolutista deles. Toda ditadura age por tentativa e erro: um pouco de agressão aqui, outro tanto de intimidação ali. E então quando as execuções começam aqueles que não apoiarem a matança já foram suficientemente subjulgados pelo medo para não ousar se opor ao arbítrio descontrolado. Se a sociedade brasileira não submeter a mídia ao poder do Estado em breve os editores das grandes empresas de comunicação começarão a discutir e aprovar listas de condenados a morte. Depois eles importarão nazistas ucranianos ou terroristas do Estado Islâmico para degolar suas vítimas na frente das câmeras.

    1. Concordo

      contigo nesse ponto Fábio. O problema da nossa mirdia não é falta de informação jurídica, como educadamente escreveu o Nassif, é falta de caráter mesmo, é picaretagem mesmo. 

    2. Resposta ao Fábio de Oliveira Ribeiro

      Pelo fat de ter usado a expressão “nazista ucranianos” gostaria de perguntar se você mesmo escreve seus textos ou os recebe diretamente de Moscou?

      1. Pelo fato de ignorar os

        Pelo fato de ignorar os “nazistas ucranianos” que receberam dinheiro, treinamento e armas dos EUA devo presumir que você recebeu muito dinheiro da Casa Branca? Você recebeu em dólar (país de origem), em euro (continente de destino) ou em reais (país onde você também defende nazistas financiados por norte-americanos)?

  6. O A B

    NASSIF E A OAB O QUE TEM FEITO NA DEFESA DOS ADVOGADOS????????? É PRECISO DAR VISIBILIDADE MAIOR A JORNALISTAS SERIO NA DIVULGAÇÃO DESTA COISAS DESATROSAS QUE O PIG ESTÁ TENTANDO FAZER PORQUE OS MAUS INFORMADOS ACREDITAM NESTES GOLPISTAS QUE ESTÃO TENTANDO TOMAR O PODER A QUALQUER CUSTO TUDO POR CAUSA DA REGULAMENTAÇÃO DA MIDIA DEFENDIDA POR PETISTAS.

  7. Muito obrigado, Nassif. texto

    Muito obrigado, Nassif. texto correto, preciso, e, acima de tudo, educado; sem deixar e ser duro como deve ser em situações como essas.

    Sei muito bem que sou um grão de areia no deserto e não tenho nenhuma autoridade de cobrar um posiocionamento nesse tom. O que eu digo é que, como naquela histórinha sobre o que que acontecia com o vizinho, a coisa chegou no ponto em que está porque ninguém falou desse modo antes.

    No mesmo diapasão segue também um bom texto do Fernando Brito, do Tijolaço.

     

     

    Só um imoral é capaz disso

    17 de fevereiro de 2015 | 15:20 Autor: Fernando Brito

    padilha

    Existe um mau-caráter chamado Felipe Moura Brasil, que ajuda a aumentar a imundície da Veja, que me faz perder o comportamento civilizado e recomendar que, se acaso passar perto de mim, guarde distância.

    Publicou, naquele pântano moral, uma nota dizendo que a mulher de Alexandre Padilha teve “atendimento vip” numa clínica do SUS onde fez o parto de sua filha.

    O “atendimento vip” foi, na verdade, a emergência de um parto prematuro, com ocorrência de pré-eclâmpsia da mãe.

    Se este desclassificado não sabe, muitas mulheres e crianças morrem por isso.

    Entre eles, aquele que seria meu primeiro neto, há um ano.

    E não foi no SUS, mas num conceituado hospital de São Paulo, pago com recursos dele.

    Felizmente, no caso da mulher de Padilha, houve diagnóstico prévio e o pior pôde ser evitado.

    Há um limite para o mau-caratismo, senhor Felipe.

    Os seus colegas de atrofia moral de uma página de médicos (!?) criada para combater o “Mais Médicos” mostraram, ao divulgar comunicações entre os médicos ou pessoal médico da unidade, que tipo de formação têm.

    E se Padilha tivesse ou tiver chamado amigos ou conhecidos médicos – afinal, ele é médico e deve tê-los – teria feito o que qualquer um faria.

    Quando Brizola teve um infarto, dentro do Hospital São Lucas, eu pessoalmente liguei – sem o menor constrangimento para ninguém – para o Dr. Adib Jatene, que se prontificou a tomar um avião para o Rio mas me informou que – após conversar com os médicos do hospital, a quem levei o telefone celular dentro do centro cirúrgico – que não havia o que pudesse ser feito.

    Muitos dos leitores talvez já tenham acompanhado ou vivido a angústia do nascimento de um prematuro e de complicações para a mãe.

    É um sofrimento alucinante, muito maior do que aquele que se tem nas nossas próprias crises de saúde, porque já vivemos a vida, afinal.

    Fazer o que este energúmeno faz não tem justificativa.

    Louvo a serenidade do avô da menina, Anivaldo Padilha, que lhe respondeu com uma civilidade que eu não teria, através de declarações que reproduzo abaixo:

    “Estamos indignados, é falta de ética querer usar um parto para atacar o SUS. É mentira dizer que residentes foram tirados da sala ou que minha neta foi para um hospital privado e tudo o mais que alega esta página do Facebook de médicos sem ética alguma”

    “É lamentável que páginas como esta sejam amplificadas nas matérias de jornal. Isso não é liberdade de expressão, não tiveram responsabilidade ética ao publicar isso e os médicos desta postagem não tem ética médica. Não posso acreditar! Estamos falando de um hospital-maternidade  de referência, é muita irresponsabilidade dessas pessoas”

    Eu não tenho plano de saúde também, não tenho nada contra os que têm, mas é uma escolha consciente de nossa família que tanto lutou e luta pela Saúde Pública. Eu uso SUS, Padilha usa o SUS. Se não usasse seria atacado, quando usa é atacado. É impossível dialogar com este grupo sem ética que já falsificaram até diploma para atacar meu filho.”

    Por acaso, sem que ele soubesse quem eu era, tive oportunidade de acompanhar o trato gentilíssimo de Alexandre Padilha com as pessoas, pois morei no mesmo apart-hotel que ele, quando ministro.

    Não precisa que eu tome suas dores, escrevo pelas minhas, mesmo.

  8. “Levantamos a hipótese de ter sido o governo”

    Esse saco me faz lembrar da tragédia do avião da TAM, quando Ali Kamel acusou o governo da ter oculpado pelo acidente e após constatarem que não houvera nenhuma do governo o Ali Kamel se sau com essa “Levantamos a hipótese de ter sido o governo”

     

     

  9. Observando …O Nassif também

    Observando …

    O Nassif também pediu a cabeça do José Eduardo Cardozo. E você desmente que le foi tocar piano na casa do Daniel Dantas?

  10. Querendo entender…

    Indignado? Eu também!… Procure pelo G-New em Pauta de hoje (o mais recente), veja as comemorações, disfarçadas de carnavalescas, dizendo tudo, mas sutilmente, através de marchinhas do passado (qual a sua marchinha preferida? — indagava o apresentador). “Maria sapatão”, “Filha da Chiquita Bacana”, “Pirata da perna de pau”, “Vassourinha”, etc. As letras revelam o conteúdo… O que se Viu anunciou na sexta, o riso globalizado já comemora na terça. A quarta, dita de “pena”, poderia ser realmente de cinzas… Assim querem ver Lula (Dilma?), em cinzas.

    “Eu sou a filha da Chiquita bacana
    Nunca entro em cana porque sou família demais…

    Para não dizer que somos antidemocráticos, saímos para comemorar (carnaval?) nos braços do povo — dirão!

    Velha mídia adere ao silêncio ensurdecedor do governo, fala apenas de carnaval (por que tamanho excesso?) e transborda felicidade no último dia. Sintomático, não? Não é medo, é certeza — ao menos quanto ao tamanho (do novo) escândalo que explorarão.

    E para parar por aqui: viram a chamada do horário político do PMDB para o próximo dia 26 nas TVs? Estranho…

     

  11. Só mesmo a falta de

    Só mesmo a falta de conhecimento jurídico e o autoritarismo do Barbosa podem justificar a maneira que ele tratou do assunto. Aliás, isto demonstra a forma inadequada da escolha dos candidatos a Ministros dos tribunais superiores do País e em especial a ascensão de indivíduos com pouca qualificação como é o caso do cidadão aqui mencionado. Barbosa é um misto de ignorância, espírito ditatoria e falta de ética, para não dizer coisa pior.

  12. Só mesmo a falta de

    Só mesmo a falta de conhecimento jurídico e o autoritarismo do Barbosa podem justificar a maneira que ele tratou do assunto. Aliás, isto demonstra a forma inadequada da escolha dos candidatos a Ministros dos tribunais superiores do País e em especial a ascensão de indivíduos com pouca qualificação como é o caso do cidadão aqui mencionado. Barbosa é um misto de ignorância, espírito ditatoria e falta de ética, para não dizer coisa pior.

  13. Isonomia aos Jornalistas 🙂

    Por isonomia, o encontro privado de jornalistas com políticos também deveria ser olhado com muita desconfiança. Imagina então de jornalistas com chanceleres de outros países, como William Waack  e Merval Pereira, que parecem tentar imitar o que Roberto Marinho fez em 1964. Afinal, o que o jornalista tem de superior ao advogado? Servir ao Público? Ou servir-se do público?

  14. rompidos todos os laços com a cidadania

    A mídia segue um roteiro próprio de engajamento ideológico e politico . Neste roteiro não há qualquer compromisso com a cidadania ou a democracia ,é um roteiro de poder. Os casos recentes do escandalo do HSBC e das greves do Paraná deixaram bem claro que a mídia está disposta a desinformar para garantir seus interesses. A situação é insustentável mas não há instituições capazes de se contrapor ao poder da mídia. Uma tênue sabedoria popular tem evitado o colapso. Penso que seria uma excelente oportunidade do GGN trazer para seu leitor as informações que mídia omite. Talvez seja o momento de crescer, com colunistas de peso e reporteres de campo. 

    1. Mega Portal “Sujo”

      Absolutamente todos os blogs, colunistas e jornalistas que se consideram “progressistas” no Brasil deveriam se unir num grande veículo de comunicação próprio. Algo bastante profissional, bonito, com entretenimento (para atrair audiência), matérias claras e com design moderno. Ainda que não pareça, há uma demanda enorme hoje não suprida por informação de qualidade. Gente boa e de talento tem, só falta estruturar. É bem certo que um público exigente iria até pagar para ter acesso a esse conteúdo e apoiar o projeto. 

      Por que não trabalhar esse assunto? Que me desculpem os blogueiros e colunistas “sujos”, mas a audiência deles não faz nem cosquinha frente a uma Globo da vida. Claro que, mesmo unindo-se todos e tudo dando certo no mais ideal dos mundos, mesmo assim ainda não faria cosquinha, mas tenderia somente a crescer.

      Claro que há diferentes pontos de vista e até mesmo interesses próprios conflitantes aí, mas talvez fosse o caso de deixar tudo de lado e lutar por algo em comum. O Brasil agradeceria.

      1. Gabriel. esse é o meu “sonho

        Gabriel. esse é o meu “sonho de consumo”. Há, no ar, uma tentativa, que é o Barão de Itararé. Mas é muito pouco, nada conhecido, que não sai do círculo mais informado.

        Tem razão nisso: precisamos de um portal, de uma emissora de tv, de uma rádio e, quem sabe, de um jornal, para que a informação chegue até as camadas mais simples da população.

        Por que isso não acontece? Talvez porque alguns dos maiores blogs tenham como objetivo imediato cuidar de seu próprio quintal. Assim, a informação fica restrita, ainda sujeita às viúvas da udn, que comparecem com seus comentários ridículos.

      2. O problema é que a grande

        O problema é que a grande midia é bancada pela elite econômica. A luta contra os donos do poder econômico é muito árdua. Sem a democratização da mídia, vai ser muito difícil superar esse oligopólio midiático.

  15. O encontrou foi justo por

    O encontrou foi justo por todos os ângulos. O que não sei é foi pedido o que é justo: uns R$ 10 bi a fundo perdido do BNDES para ser repartidos com a empresa envolvidas no petrolão

    1. “Petrolão” o seu …fu
      Uma

      “Petrolão” o seu …fu

      Uma tremenda lavanderia de décadas em atividades outras que querem colocar na conta da Petrobrás!

      Aqui ……Ohhhhhhhhhhh procê !!!! E para aqueles que estão tentando fazer !!!!!!!! Ohhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!

       

    2. Petrolão É MeusÓvos

      Porque você não discute com um mínimo de seriedade? Petrolão é a PQP. Existe petrolão (o conceito midiático) porque este Governinho é frouxo e se deixou enquadrar por esta Eterna UDN.

      Impítiman é MeusÓvos, do Ceará para o mundo.

  16. JOAQUIM BARBOSA SEGUE SENDO LEVIANO E DEMONIZANDO A ADVOCACIA

    http://jogodopoderparana.com.br/2015/02/joaquim-barbosa-segue-sendo-leviano-e-demonizando-advocacia.html

    JOAQUIM BARBOSA SEGUE SENDO LEVIANO E DEMONIZANDO A ADVOCACIA

    O Estatuto da Advocacia dispõe que os advogados têm o direito de serem recebidos por autoridades públicas (Art. 7º, VI, “b”, da Lei nº 8.906/94).

    A mídia noticiou que o Ministro da Justiça recebeu advogados que patrocinam os interesses da Odebrecht na operação Lava Jato e, de pronto, de modo irrefletido, como de costume, o ex-Ministro Joaquim Barbosa resolveu condenar a atitude do Ministro da Justiça.

    No Twitter, Joaquim Barbosa pede a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Reprodução/Twitter)

    Uma molequice, irresponsável, pois não sabe o que foi tratado na reunião. Tivesse o Ministro recebido os advogados em um boteco, às escondidas, a molequice de Barbosa até teria sentido.

    Quando Ministro do STF, Barbosa agia exatamente dessa forma. Como era do conhecimento geral, tinha desprezo por contato com advogados. Uma afronta ao Estatuto da OAB, que Barbosa jurou cumprir recentemente quando se inscreveu como advogado.

    Além de leviano, pois presumiu que o Ministro da Justiça estava cometendo ilicitude no contato com os advogados da Odebrecht, Barbosa prega a violação ao Estatuto da OAB ao sugerir que não é honesto o advogado procurar uma autoridade do Executivo para tratar de questões relacionadas com a defesa dos interesses do cliente.

    Leia a íntegra da nota do Ministério da Justiça:

    “Brasília, 15/2/2015 – O ministro da Justiça Jose Eduardo Cardozo reitera, como o fez na matéria publicada pelo jornal O Globo de hoje, a absoluta regularidade da audiência realizada com advogados da empresa Odebrecht, dentro do estabelecido na legislação em vigor, uma vez que registrada em agenda pública e em ata específica, sendo devidamente acompanhada por servidor do próprio ministério. Os fatos relatados nessa audiência deram ensejo a duas representações que tramitam em sigilo legal decorrente da própria natureza dos fatos e das funções próprias do Ministério da Justiça.

    O ministro também assinala mais uma vez que não teve nenhuma reunião para tratar da operação Lava-jato com o advogado Sergio Renault, ao contrário do que foi divulgado de forma inverídica por uma revista semanal.

    Há mais de 4 anos à frente do Ministério da Justiça, o ministro José Eduardo Cardozo jamais interferiu nas atribuições do Ministério Público e do Judiciário, que têm independência assegurada pela Constituição Federal. Da mesma forma, tem garantido total autonomia de investigação à Policia Federal, independentemente da condição política ou econômica de quaisquer investigados.

    Ninguém pode desconhecer que, como é próprio de um Estado Democrático de Direito, a  legislação brasileira (art. 7, VI, c, da Lei 8.908/94 – estatuto da advocacia) estabelece como direito de quaisquer advogados a prerrogativa de serem recebidos por servidores ou autoridades públicas no regular exercício de suas atividades profissionais.

    Assim, não há absolutamente nada de ilegal ou de irregular no fato de que o Ministro de Estado da Justiça receba advogados que pretendem representar contra eventuais atos ilegais que julguem ter ocorrido no âmbito da atividade de órgãos da pasta. Aliás, é dever do Ministério da Justiça receber estas representações e determinar o seu regular processamento, sob pena de incorrer em grave violação legal.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Justiça”

     

    1. O cara nem percebeu que toda

      O cara nem percebeu que toda desgraça que fez Marina, especialmente por aqui, ser vista como uma demente esclerosada foi exatamente supor que se eleita encontraria alguém minimamente não corupto para algum cargo.  O povo brasileiro pode não ser um dos mais esperto do mundo, mas tem senso do ridídulobem  apurado

  17. A inclinação de Joaquim Barbosa

    O ex-presidente do STF apresenta um perfil agressivo e “bisbilhoteiro” por uma razão olvidada por muitos…   Barbosa é egresso dos quadros do Ministério Público Federal.   Os membros do Ministério Público são aqueles que “defendem” a sociedade e cabe a eles a iniciativa das ações penais, onde exercem o papel de “acusadores”, além de outras, rol ampliado a partir da promulgação da atual Constituição Federal por culpa dos próprios advogados que, encantados com o “canto de sereia” representado pela declaração de indispensabilidade e inviolabilidade (Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei), transferiram outras iniciativas ao Ministério Público, sendo uma delas a defesa dos interesses difusos, permitindo que o Ministério Público ostentasse maior importância como instituição, enquanto a Advocacia perde, a cada dia, sua importância anteriormente conquistada. 

    Assim, Barbosa, como um antigo “defensor” de interesses “difusos” e “fiscal da lei” (quando um processo em andamento na Justiça envolve interesse público relevante, como um direito coletivo ou individual indisponível, o Ministério Público deve ser ouvido, mesmo que não seja autor da ação, como fiscal da correta aplicação da lei, o denominado custos legis), não conseguiu se desvencilhar do antigo “hábito” e acredita que pode exercer até mesmo o papel de inquisidor, um Torquemada brasileiro renovado…

    Para piorar, sua atuação como juiz no caso do “mensalão”, incensado por parte da mídia como o “salvador da pátria, da ética e dos bons costumes”, o levou a acreditar que ele pode representar a parcela da população que não tem acesso aos púlpitos forenses e das casas legislativas, como exercente de um mandato popular, para cobrar providências e exercer censura pública de pessoas e autoridades republicanas, olvidando sua impertinência em um quadro de normalidade republicana democrática.

    Enfim, de dedo em riste, Barbosa não abandonou a tribuna como um membro do Ministério Público, continuando a exercer batalhas forenses açodadas e inflamadas pelo calor dos discursos agressivos e insolentes, à espera da condenação do Acusado…

    1. Só um ingênuo desinformado ou

      Só um ingênuo desinformado ou um peessedebista pensa assim. Quem é contra a corrupção e o desgoverno, é contra a corrupção e o desgoverno em todos os partidos. Se for só contra o PT, então está pura e simplesmente fazendo propaganda política para seu partido.

  18. Barbosa, “Nós, brasileiros honestos”.

    A frase do Joaquim Barbosa, “Nós, brasileiros honestos”, só pode ser piada de mau gosto. Quando estava na Suprema Corte poderia ter agido como brasileiro honesto, porém deixou a desejar. Então agora, por quê não te calas, para o bem da nação.

    1. o pior de todos

      O pior comentário que já vi aqui no Nassif. Sem sentido, baixo nível, copiando estupidamente uma frase dita em um encontro.

      Não, ele não deve se calar, os idiotas é que devem tampar os ouvidos. Por favor, se ainda pretende participar com comentário, não seja imbecil, pedante, asqueroso, pseudo-intelectual. Pedir que seus comentários sejam inteligentes, aí eu sei que seria demais.

      1. Deve sim se calar quando

        Deve sim se calar quando criminaliza  o exercicio da advocacia. E foi isso que o adevoGADO joaquim fez ao procurar mais uma vez os holofotes da midia.   Não conhece o basico das prerrogativas do exercicio da advocacia e ainda contribui para a desinformação dos ignorantes, analfabetos jurídicos.

    2. Assim como nunca foi juiz (so

      Assim como nunca foi juiz (so na cabeça dos coxinhas deformados pelo PiG) Barbosa não consegue ser advogado, pois criminaliza o exercicio da função. Podemos entender que esse pensamento – quem advoga para criminoso criminoso é -venha da corja deformada pelo PiG, mas não de um ex-juiz, ex-ministro do STF, ex-procurador da republica,  bacharel em direito, de um advogado inscrito na OAB, que não sabe o minimo, o básico das prerrogativas da advocacia. Supra sumo da canalhice.   Tosco em todos os sentidos.

    1. E qual é o problema do filho

      E qual é o problema do filho trabalhar na Globo ? Isso é algum crime ? Quem é voce ? Algum petista, ou um dos advogados contratados pelas empreiteira com um salario milionario.?

  19. Pragmatismo: 05/07/2013 as

    Pragmatismo: 05/07/2013 as 11p7

    Filho de Joaquim Barbosa é contratado para trabalhar no ‘Caldeirão do Huck’. Presidente do STF e seu filho assistiram a jogo da seleção brasileira no camarote de apresentador globalFilho de Joaquim Barbosa é contratado para trabalhar no ‘Caldeirão do Huck’. Presidente do STF e seu filho assistiram a jogo da seleção brasileira no camarote de apresentador global.

    Mais tarde, a emissora confirmou a contratação.

    Segundo informações do Estadão, na agenda do ministro não havia nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã.

    No site, deste dia, da Pragmatismo, tem té foto.

    1. Não entendi, ele nao poderia

      Não entendi, ele nao poderia ter visto o jogo? Ou seu filho não pode trabalhar? Qual o seu argumento, você diz estas borrachas jogadas no ar e não se explica, por favor explique-nos…..

       

    1. Se tivesse lido o resto do

      Se tivesse lido o resto do texto, teria lido também “republiquetas bolivarianas da pré-história latino-americana … um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.”

      1. “…o padrão dos jornais é o

        “…o padrão dos jornais é o que mais se aproxima do conhecimento e das práticas das republiquetas bolivarianas. O desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais é típico de uma pré-história latino-americana, um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.”

        Republiquetas bolivarianas se refere ao padrão dos jornais, depois tem um ponto. A pré-história latino-americana se refere ao desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais.

        Ademais, a expressão republiqueta bolivariana é bem atual, não faz parte da
        “pré-história latino-americana”.

        Se eu for uma analfabeta funcional, demonstre, por favor.

         

  20. Bom dia

    Não sei se existe alguma tese ou um livro bem fundamentado sobre a historia da imprensa brasileira (precisamos de um bom livro a respeito, que daria muito mais de um tomo), mas a imprensa brasileira nunca foi democratica. Desde o Império, passando pelo baile Fiscal até a republica, ela sempre se pautou por interesses politicos-econômicos-ideologicos muito bem definidos. O tiro no peito de Getulio, a derrubada de João Goulart, o fim precoce de alguns lideres, o sempre massacre midiatico de Leonel Brizola, de Lula, o massacre moral de José Dirceu etc, tudo isso, claro tem um objetivo bem preciso. Quando leio a frase “imprensa antidemocratica” sempre vejo ai um pleonasmo. Ela é e sempre foi antidemocracia e antipovo.   

     

    1. É verdade Maria Luiza. Mas

      É verdade Maria Luiza. Mas temos que aproveitar todas as oportunidades para tentar fazer o povo brasileiro perceber o desempenho desonesto da midia brasileira. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

  21. Espírito Anidemocrático

    Um sentimento que reprime a esperança: Impunidade

    Caro Nassif, com o devido respeito também ao seu meio profissional, vale lembrar a liberdade de opinião e expressão. Contudo, mais que a liberdade de expressão e opinião, está em jogo o sentimento de impunidade que há anos impera em nosso país. Basta lembrar as brandíssimas penas impostas aos que destróem as liberdades ditas acima. Sim, pois um povo, e falo do povo desfavorecido no Brasil, que não tem acesso a conhecimento e civismo, não pode ter uma boa expressão ao tentar expor sua opinião sobre os desmandos do país. Até jornalistas escorregam, às vezes, no contexto. Salve o jornalismo, que se ajudou a acabar com uma ditadura, colocou outra(mascarada), fala em democracia, fala em corrupção, fala em futebol, carnaval, greves, manifestações, entre outras coisas e inclusive as possibilidades de mais uma vez, falar de PIZZA….ou você realmente desacredita totalmente a sua classe profissional ou está em outros ares…..Enfim, o futuro dirá, mesmo que tardiamente, se o que foi exposto deveria ou não ter sido defendido….Obrigado pela palavra.

    1. Para se pensar…

      Amigo, bom dia!

      Nossa imprensa “Grande” das seis familias é causa isso tudo. Deveriamos ter mais meios de comunicação e isso rapidamente seria cortado. A proposta da criação da lei de Regulação economica da Midia é isso! termos mais opnioes disponiveis para através destes chegarmos a formar a nossa opnião. Mas lógico que a grande mídia não quer nem sonhar com isso, porque eles iriam perder muito dinheiro. Precisamos nos informar melhor! Póde ter certeza que quando isto for colocado em debate, as grandes das 6 familias, já vão usar o mesmo argumento de sempre, que é a Liberdade de expressão. Quanto a reportagem do JB, eu concordo no o Nassif, porque se um ex juiz do STF não sabe que o encontro de advogados com agente públicos é legal, ai fica difícil né! Isso seria fascilmente desmentido pela imprensa na mesma hora, mas as 6 familias preferiram deixar continuar, para desgastar o ministro e o governo. Segue Nº da lei caso queira.

      lei 8.908/94, a do estatuto da advocacia, que garante aos profissionais do ramo o direito de serem recebidos por servidores públicos.

  22. Será que agora, finalmente,

    Será que agora, finalmente, vai cair a ficha, Ministro Cardozo? Tá na hora de começar a se mexer em defesa do governo do qual fazes parte, do seu partido e da democracia, porque se for conveniente para que eles atinjam seus objetivos golpistas, eles vão jogar vosso nome na lama também.

     

  23. Despacho com Ministro

    A OAB já se manifestou! Analisem a manifestação e entendam o aviltamento dos direitos do advogado. Só dão valor a ele, quando precisam.

  24. JB Hipócrita

     

    lei 8.908/94, a do estatuto da advocacia, que garante aos profissionais do ramo o direito de serem recebidos por servidores públicos.

    Acho que não preciso falar mais nada né! Se um Ex juiz do STF não sabe, ai fica complicado.

    Tenho certeza que ele sabe e grande parte da imprensa também, mas preferem deixar, para o povo que não sabe, ficar atacando o governo, criando idéias  anti-democraticas. Na verdade deste o inicio, esta é a real intenção deste sr, que sabemos tem lado e tem um propósito.

  25.  “S/ as reações aos meus

     “S/ as reações aos meus posts recentes sobre confusão entre Política e Justiça: meus críticos fingem não saber que hj sou um cidadão livre. “Cidadão livre”: livre das amarras do cargo público. Cidadão na plenitude dos seus direitos, pronto p opinar sobre as questões da “Pólis”. Às “Plumes-à-gage” furiosas com meus comentários: experimentem ser livres! Sei que isso seria extremamente penoso e “custoso” para vcs.”(Joaquim Barbosa).

    (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/170319/Ap%C3%B3s-ataques-Barbosa-se-diz-um-%27cidad%C3%A3o-livre%27.htm)

    Livres todos nós somos, mas um ex-presidente do Supremo tem que ter, no mínimo, conhecimento de leis e regulamentos que norteiam a vida política e jurídica do país. JB parece um elefante numa loja de louças, totalmente sem noção. Um caso quase psiquiátrico, isto, se não for de verdade.

    Na tuwitada, acusa seus críticos de, digamos, “penas de aluguel”. A crítica não se encaixa na ação de seus  críticos, mas cai como uma luva na de seus apoiadores da velha mídia. Dizer ,como Nassif ,que a mídia se afasta de sua missão de imformar é ser elegante. Na verdade, o cartel midiático vem praticando 24 horas por dia da mais pura desonestidade. Há nas redações gente capaz, com conhecimentos para fazer matérias informativas, mas há muito perderama a vergonha. Mentem com a naturalidade de  psicopatas.

    Quanto ao penoso e custoso, ao que tudo indica, o ócio e a obscuridade têm sido extremamente torturosos para o ex-procurador da república. Se manter no proscênito a qualquer custo, após ser descartado, dá um trabalhão.

  26. O espírito antidemocrático da mídia …….

    Simples assim ……………. CÓPIAS do DOU e da Ata !!!!

    “O regulamento do Estado brasileiro prevê que para conversar com um Ministro, antes o pedido precisa ser publicado no Diário Oficial e a conversa levada a efeito colocada em ata e protocolada.”

    O resto é “papo”.

  27. Se desqualificar outros paises vira moda aqui, to fora!

    Sempre me incomodou o jeito que a imprensa se refere aos paises pequenos e subdesenvolvidos como republiquetas. Agora seu Nassif , imitando um Jabor, vem desqualificar Bolivia,Venezuela e Equador como republiquetas bolivarias. Por acaso vc pode afirmar peremptoriamente que nestes paises a Justiça nao tem qualificaçao e nao é levada a serio?  Por gentileza, reveja sua afirmaçao, respeite estes paises e povos!  Isto só reforça neles o sentimento de que o Brasil é um pais imperialista e que usa de sua influencia para agir como um Estados Unidos da America do Sul. O uso da palavra bolivariana pela imprensa-empresa nacional e internacional como fator de desqualificaçao é estupido e eu nao gostaria de me referir a uma pessoa que admiro muito com este adjetivo. Fica aqui meu protesto!

    1. Não entendi sua crítica.

      Não entendi sua crítica. Nassif faz comparação com as republiquetas bolivarianas da pré-história latino-americana. Isso fica muito claro quando ele finaliza o parágrafo dizendo “…um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.”

      1. Prezada Emilia

        Do meu ponto de vista, qualquer referencia a outro pais como republiqueta é pejorativo e complementar com bolivariana remete aos paises da Alba, citados por mim.  Assim como chamar o Brasil de republica de bananas. Isto desqualifica os povos, que tiveram a infelicidade de terem sido vitimas de elites mediocres. Nao me consta que estes termos sejam usados em referencia ao Mexico, que possuia caracteristicas muito semelhantes em termos politicos com os paises citados.  Vou mais longe: se temos no nosso parlamento, gente que nos envergonha, se temos no judiciario, juizes que sao acusados de usarem jagunços por outro que se comporta como demente, acho que nossa moral pra criticar outros é nula, fui claro?

      2. Viés …da mídia

        Em adendo ao comentário de Emilia Silva e sem desmerecer sua análise, gostaria que o próprio Luis Nassif  pudesse esclarecer se falou do passado, como sugere a leitora (não me lembro dessa expressão ser anterior ao surgimento de Hugo Chaves) ou se se refere ao “desprezo” total que a mídia empresa  do país expõe em relação a nossos vizinhos Sul-americanos…  Eu, particularmente, acho que o leitor Ricardo Pereira apresenta o mesmo respeito que eu (e o coloca de público… parabéns Ricardo) em relação a nossos vizinhos que estão em processo de consolidação de suas afirmações nacionais. Devemos, no mínimo, respeitar essas nações que, ASSIM COMO NÓS, elegeram seus representantes máximos pelo voto popular e, apesar da crítica dessa mídia golpista ocidental, continuam a apresentar autonomia em suas decisões e seus destinos. Vida longa e feliz aos nossos vizinhos BOLIVARIANOS!!!

      3. Como é que é ?
        Republiquetas

        Como é que é ?

        Republiquetas bolivarianas da pré-história ?

        Seriam os Incas ,Aztecas,Chibchas,Maias ?Latinos ?

        Defina isso por favor.Fiquei curioso.

  28. Credulidade

    Caro Nassif, o seu viés petista é parcial é insofismável.

    Pois lhe digo que a crítica a Cardozo não é ficção e fez uma enormidade de crédulos – não adianta vir com este factóide midiático. Também não procede a tentativa diuturna de desclassificar Barbosa, que é um herói num mundo de lama que é esse governo doPT, que tanto voçê defende com unhas e dentes.

    O povo não se deixará mais enganar pelos falsos e menores jornalistas. Esse seu artigo revela claramente a sua pequenez. 

     

     

     

     

  29. Ataques aos advogados e a OAB

    Isso está acontecendo porque a direção nacional da OAB perdeu o equilíbrio e descambou para apoios nitidametne político partidários. Não temos mais um liderda democracia, como sempre foi o presidente da OAB, mas sim um “chefe” de uma Instituição, outrora respeitada, que deu viés político partidário à seus apoios e manifestações. O baluarte da democracia parece estar desmoronando.  Atacar uma instituição em tal situação fica fácil e rende pontos na mídia. E quem substituiu o telhado por vidro tem dificuldade de reagir.

     

  30. O Nassif cometeu um ato

    O Nassif cometeu um ato falho, de tanto esse adjetivo “bolivariano” ter sido propagado em todas as mídias, com valores positivos nas mídias democráticas e valores preconceituosos negativos na mídia golpista desde que o Chavez começou a incrementar sua visão estratégica de libertação de seu pais do domínio do Tio Sam.
    O que o Nassif quis escrever mesmo é “REPUBLIQUETA DAS BANANAS”, sem qualquer demérito aos povos destes países e sim criticando as quase centenárias posições subalternas de suas classes dirigentes políticas às ordens e interesses dos EEUU comprovadas pelos estudos históricos.

  31. Conchavo!

    Banais questões processuais e técnicas não são tratadas com Ministros. Com Ministros se faz política, e conchavos, e foi isso que aconteceu, e é eticamente condenável. O direito dos advogados é indiscutível, já a ética do Ministro… Tem também que parecer, não basta ser, todos conhecem o ditado popular. E no final o detido que o advogado defende mudou de ideia após a reunião. Explicação por favor, alguém se habilita?

  32. Joaquim Barbosa, vítima da síndrome do esquecimento!

    Fonte: http://noblat.oglobo.globo.com/meus-textos/noticia/2015/02/joaquim-barbosa-vitima-da-sindrome-do-esquecimento.html

    Joaquim Barbosa, vítima da síndrome do esquecimento!

     

    18/02/2015 – 03h00

    Ricardo Noblat

    Flor do recesso é o não fato político tratado como se fosse fato político. Costuma brotar durante os recessos de meio e de fim de ano do Congresso.

    É quando escasseiam as notícias. Os jornalistas ficam sem assunto e se desesperam. E os políticos mais espertos se aproveitam do vazio para se promover.

    Com menos frequência, a flor do recesso também pode brotar em períodos mais curtos de recesso do Congresso. Como o do carnaval. Uma vez terminado o recesso, a flor murcha. Muda-se de assunto.

    Dificilmente será diferente desta vez.

    O ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), postou no twitter críticas ao ministro José Eduardo Cardoso, da Justiça, por ele ter se reunido em seu gabinete com advogados de empreiteiros presos pela Operação Lava-Jato, que investiga a corrupção na Petrobras.

    Barbosa escreveu:

    – Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a presidente Dilma Rousseff demita imediatamente o ministro da Justiça. Reflita: você defende alguém num processo judicial. Ao invés de usar argumentos e métodos jurídicos perante o juiz, você vai recorrer à Política?

    Cardoso encontrou-se no dia 5 de fevereiro com representantes da empreiteira Odebrecht – um vice-presidente e dois advogados. O encontro constou da agenda oficial do ministério.

    Deles recebeu representações denunciando supostas irregularidades em determinados procedimentos da Lava-Jato.

    O ministro alegou “sigilo” para não dar detalhes das acusações feitas pelos representantes da Odebrecht.

    O leigo pode enxergar comportamento suspeito onde ele não existe. Mas Barbosa, não.

    Um ministro de Estado é um servidor público. A porta do seu gabinete deve estar sempre aberta para receber quem lhe pedir audiência. O assunto a ser tratado poderá ser sigiloso ou não.

    O encontro poderá se tornar público ou não. É simples assim. É o que está em leis e regulamentos. É também o que dita o bom senso.

    O ex-ministro Barbosa desconhece as leis? Não. Carece de bom senso? Isso fica a critério de cada um.

    No STF, ele não recebia advogados das partes. Os demais ministros recebiam e recebem. Nem por isso se tornam automaticamente suspeitos de favorecer acusação ou defesa.

    A oposição pegou carona com gosto na crítica do ex-ministro Barbosa e promete levar o ministro da Justiça a se explicar no Congresso.

    Flor do recesso! Nada mais do que isso.

    Oportunismo politico da parte do ex-ministro Barbosa, empenhado em não se deixar esquecer.

  33. O nassif poderia apresentar

    O nassif poderia apresentar então o D.O informando essa reunião?  E sendo assim porque não constava da agenda do ministro e por outra porque o ministro primeiro negou que houvesse tido a tal reunião? 

    qual assunto, advogados dos petroloes e estamos no momento tratando apenas das empreiteiras e diretores tem com o ministro da justiça ? 

     

  34. advogados de suspeitos versus autoridades

    Creio que se o encontro em foco tivesse acontecido entre um advogado de alguém do PSDB e uma autoridade ligada a um governo do PSDB o nosso nobre articulista estaria usando os mesmos argumentos para condenar o ato. É no mínimo suspeito esse encontro, seja a que título for. Acho que estamos no tempo de condenar quem comete desliszes, independentemente de partidos ou de causas, chega de manipulações. Lula e Dilma deveriam ir para a cadeia tanto quanto Maluf, FHC e quaisquer outros. chega de roubos, desvios e tanta coisa ruim neste país, onde todos poderiam viver bem sem depender de esmolas de quem quer que seja.

  35. Para separar o Joio do Trigo

    Oi Nassif.

    Por favor, aprofundando o assunto e até para passar um quadro mais abrangente, seria interessante um complemento ao seu artigo trazendo os seguintes fatos:

    – Quantos advogados o Ministro da Justiça recebeu por meio dos instrumentos citados nos últimos 4 anos?

    – Qual o tempo de espera médio? Se meu advogado fizer a mesma petição, sou recebido com a mesma preteza dos advogados das empreiteiras?

    – Quem foram os advogados recebidos nos últimos anos e que assuntos trataram com o Ministro da Justiça?

    São 4 perguntinhas simples que a) o Nassif poderia responder para mostrar todo o seu domínio a respeito do tema e b) dariam a medida do republicanismo do Sr Cardozo.

    Termino com um “merchandising” bolivariano: “Supermercados Maduro – aqui você encontra de tudo, desde que não queira nada”.

  36. Calem-se diante da nação os

    Calem-se diante da nação os vendidos

    Que eles se apresentem para se defender.

    Que a nação renove as suas forças

    Deixem encontrar-se para decidir a questão.

     

    Vocês viraram as coisas pelo avesso,

    nos perseguem e avançam com segurança.

    Mas a glória do país será dada…

     

    Quem os despertou para a corrupção que vem do norte

    e os chamou em retidão ao serviço de entregar-lhes a nação,

    subjugando nosso Estado diante deles?

     

    Ai daqueles que descem as profundezas para esconder planos de poder.

    Acaso o objeto pode dizer àquele o faz: onde está o meu valor?

    Estúpidos pensaram o próprio país como um campo longe de si.

     

    Ai de vocês destruidores

    que ainda não foram destruídos.

    Quando acabarem de destruir,

    serão destruídos;

    quando acabarem de trair.

    serão traídos!

  37. ou os defensores do estado

    ou os defensores do estado democrático de direito

    ( no qual vigora o tal do império da lei), se unem para defende-lo,

    ou estaremos submissos aos que querem e 

    pretendem viver acima desse estado,

    como os grande s interesses economicos e políticos

    (estes representados especialmente pelos tucanos e demais demos).

    pois a grande mídia conluiada a esses interesses já mostrou

    que já vive acima da lei faz tempo, uma vez que sequer cumpre a constituição.

  38. Impropriedade

     

    …se legalmente havia a possibilidade de tal encontro, …se tudo foi feito como manda o figurino, com a devida publicação no DOU,…e o diabo a quatro, eu não sei,…o que sei é que um ministro de estado (ainda mais sendo da pasta da Justiça), reunir-se a essa altura, “às portas fechadas”, com envolvidos  em um embrólio dessa envergadura num momento critico como esse, e estando o próprio partido (do ministro) envolvido até o pescoço, é mais do que incoveniente  e impróprio, é um “negócio” completamente esquisito, …quer queiram, quer não, cheira, sim, a “maracutaia”,…essa tal “reunião” deveria ter sido evitada, …é o tal negócio:  …não basta ser honesto, tem que parecer honesto…  /  …outra coisa:  quem é condescedente com bandido é também bandido.

  39. JOAQUIM BARBOSA
    Todos os negros até 13 de maio de 1888, eram escravos , eram os da SENZALA, os escravizados pelos donos da Casa Grande, seus vassalos, parentes, puxa sacos , baba ovos e os burrinhos, passaram 126 anos, e já temos um Presidente NEGRO, no Supremo Tribunal Federal, que levou a prisão a nominada quadrilha do MENSALÃO , as criticas mundiais em cima dessa decisão se espalha pelo mundo inteiro, ou seja o Ministro Joaquim Barbosa , hoje ainda idolatrado por toda direita, muito mais pela extrema direita.
    Utilizou para penalizar e condenar os MENSALEIROS …SEM PROVAS
    A TEORIA DO DOMINIO DO FATO, criticado por todos os estudiosos da teoria , do alemão HANS WELZEL, que à criou em 1939, (mas nunca tinha antes sido utilizada em lugar nenhum no mundo )…
    nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu.
    Mario César Fonseca
    A aplicação da famigerada “TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO”, uma aberração jurídica que estuprou o direito pátrio, É A PROVA MAIS ROBUSTA DE QUE NÃO HÁ PROVAS contra Dirceu e Genoíno. Na verdade, estes estão presos tão somente pelo “crime” de ajudar a eleger o primeiro presidente operário do país, Luiz Inácio Lula da Silva! Os verdadeiros corruptos, bem como os corruptores, estão livres, leves e soltos.

    “A teoria do ‘Domínio do fato’ foi adotada de forma inédita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para condená-lo. Sua adoção traz uma insegurança jurídica ‘monumental’: a partir de agora, mesmo um inocente pode ser condenado com base apenas em presunções e indícios”, afirmou o RENOMADO JURISTA IVES GANDRA MARTINS. Usada da forma como foi, para condenar Dirceu e Genoino, diante das provas a ser expostas por Pizzolato perante um tribunal italiano, a teoria servirá de motivo “para a exposição do Judiciário brasileiro ao ridículo”.
    O ministro do STF Joaquim Barbosa, é SENZALA (do povo) ou da CASA GRANDE( burguesia) ?
    Diante da mesma truculência, das mesmas arbitrariedades, que dessa vez encontraram voz na figura, trágica ironia, de um negro. Do primeiro negro que nós, o povo, nomeamos para o STF, mas que preferiu se unir aos poderosos de sempre, aos donos do dinheiro, aos barões da mídia, à turma do saguão do aeroporto… É positivamente curioso como os ministros da mídia demonstram autoconfiança, arrogância, desenvoltura. Gilmar Mendes, Barbosa, Marco Aurélio Mello, dão entrevistas como se fizessem parte de uma raça superior. São campeões de um STF triunfante, que prendeu os “mensaleiros”, terrível não?

  40. JOAQUIM BARBOSA
    Todos os negros até 13 de maio de 1888, eram escravos , eram os da SENZALA, os escravizados pelos donos da Casa Grande, seus vassalos, parentes, puxa sacos , baba ovos e os burrinhos, passaram 126 anos, e já temos um Presidente NEGRO, no Supremo Tribunal Federal, que levou a prisão a nominada quadrilha do MENSALÃO , as criticas mundiais em cima dessa decisão se espalha pelo mundo inteiro, ou seja o Ministro Joaquim Barbosa , hoje ainda idolatrado por toda direita, muito mais pela extrema direita.
    Utilizou para penalizar e condenar os MENSALEIROS …SEM PROVAS
    A TEORIA DO DOMINIO DO FATO, criticado por todos os estudiosos da teoria , do alemão HANS WELZEL, que à criou em 1939, (mas nunca tinha antes sido utilizada em lugar nenhum no mundo )…
    nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu.
    Mario César Fonseca
    A aplicação da famigerada “TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO”, uma aberração jurídica que estuprou o direito pátrio, É A PROVA MAIS ROBUSTA DE QUE NÃO HÁ PROVAS contra Dirceu e Genoíno. Na verdade, estes estão presos tão somente pelo “crime” de ajudar a eleger o primeiro presidente operário do país, Luiz Inácio Lula da Silva! Os verdadeiros corruptos, bem como os corruptores, estão livres, leves e soltos.

    “A teoria do ‘Domínio do fato’ foi adotada de forma inédita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para condená-lo. Sua adoção traz uma insegurança jurídica ‘monumental’: a partir de agora, mesmo um inocente pode ser condenado com base apenas em presunções e indícios”, afirmou o RENOMADO JURISTA IVES GANDRA MARTINS. Usada da forma como foi, para condenar Dirceu e Genoino, diante das provas a ser expostas por Pizzolato perante um tribunal italiano, a teoria servirá de motivo “para a exposição do Judiciário brasileiro ao ridículo”.
    O ministro do STF Joaquim Barbosa, é SENZALA (do povo) ou da CASA GRANDE( burguesia) ?
    Diante da mesma truculência, das mesmas arbitrariedades, que dessa vez encontraram voz na figura, trágica ironia, de um negro. Do primeiro negro que nós, o povo, nomeamos para o STF, mas que preferiu se unir aos poderosos de sempre, aos donos do dinheiro, aos barões da mídia, à turma do saguão do aeroporto… É positivamente curioso como os ministros da mídia demonstram autoconfiança, arrogância, desenvoltura. Gilmar Mendes, Barbosa, Marco Aurélio Mello, dão entrevistas como se fizessem parte de uma raça superior. São campeões de um STF triunfante, que prendeu os “mensaleiros”, terrível não?

  41. JOAQUIM BARBOSA
    Todos os negros até 13 de maio de 1888, eram escravos , eram os da SENZALA, os escravizados pelos donos da Casa Grande, seus vassalos, parentes, puxa sacos , baba ovos e os burrinhos, passaram 126 anos, e já temos um Presidente NEGRO, no Supremo Tribunal Federal, que levou a prisão a nominada quadrilha do MENSALÃO , as criticas mundiais em cima dessa decisão se espalha pelo mundo inteiro, ou seja o Ministro Joaquim Barbosa , hoje ainda idolatrado por toda direita, muito mais pela extrema direita.
    Utilizou para penalizar e condenar os MENSALEIROS …SEM PROVAS
    A TEORIA DO DOMINIO DO FATO, criticado por todos os estudiosos da teoria , do alemão HANS WELZEL, que à criou em 1939, (mas nunca tinha antes sido utilizada em lugar nenhum no mundo )…
    nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu.
    Mario César Fonseca
    A aplicação da famigerada “TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO”, uma aberração jurídica que estuprou o direito pátrio, É A PROVA MAIS ROBUSTA DE QUE NÃO HÁ PROVAS contra Dirceu e Genoíno. Na verdade, estes estão presos tão somente pelo “crime” de ajudar a eleger o primeiro presidente operário do país, Luiz Inácio Lula da Silva! Os verdadeiros corruptos, bem como os corruptores, estão livres, leves e soltos.

    “A teoria do ‘Domínio do fato’ foi adotada de forma inédita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para condená-lo. Sua adoção traz uma insegurança jurídica ‘monumental’: a partir de agora, mesmo um inocente pode ser condenado com base apenas em presunções e indícios”, afirmou o RENOMADO JURISTA IVES GANDRA MARTINS. Usada da forma como foi, para condenar Dirceu e Genoino, diante das provas a ser expostas por Pizzolato perante um tribunal italiano, a teoria servirá de motivo “para a exposição do Judiciário brasileiro ao ridículo”.
    O ministro do STF Joaquim Barbosa, é SENZALA (do povo) ou da CASA GRANDE( burguesia) ?
    Diante da mesma truculência, das mesmas arbitrariedades, que dessa vez encontraram voz na figura, trágica ironia, de um negro. Do primeiro negro que nós, o povo, nomeamos para o STF, mas que preferiu se unir aos poderosos de sempre, aos donos do dinheiro, aos barões da mídia, à turma do saguão do aeroporto… É positivamente curioso como os ministros da mídia demonstram autoconfiança, arrogância, desenvoltura. Gilmar Mendes, Barbosa, Marco Aurélio Mello, dão entrevistas como se fizessem parte de uma raça superior. São campeões de um STF triunfante, que prendeu os “mensaleiros”, terrível não?

  42. JOAQUIM BARBOSA
    Ele este tal de GILMAR MENDES é especialista em soltar bandidos, contraventores,banqueiros e estupradores,ele e o JB , foram e são usados pela mídia golpista e canalhas para tentarem destruir o PT , e dar um golpe no governo da Presidenta Dilma, e ainda acobertar os verdadeiros bandidos e quadrilhas desta história, ele a mídia golpista e vários políticos do PSDB , estão envolvidos nos desvios de bilhões de reais do povo brasileiro, estamos jogando um jogo de XADREZ, mas o extermínio deste pessoal, será uma consequência dos seus atos ilícitos e mentirosos contra toda a população brasileira, estamos acompanhando…

    A CASA CAIU…O deputado federal Ricardo Berzoini , ex funcionário do Banco do Brasil, fez uma denuncia na tribuna do Congresso, delatando que houve manipulação no Julgamento do Mensalão, defendeu com unhas e dentes , a corretividade e inocência do Pizzolato, e ainda se amparou , em duas auditorias feitas nas operações do cartão VISA NET – Ouro Card, cujos relatórios determinam que todas as operações foram corretas e sem desvios…Pior que o JB sabia disto , e encobertou os verdadeiros bandidos e envolvidos, e tentou junto com MIDIA GOLPISTA, destruir o PT e dar um golpe no governo da Presidenta Dilma …se cuidem não se pode confiar um TIKITO , na esperteza do IMPERIALISMO AMERICANO !

    O próximo passo – é ANULAR a AP 470 – que condenou os réus sem provas – JB utilizou de forma inédita- não uma LEI – mas apenas uma TEORIA ALEMÂ criada em 1939 – mas que nunca havia sido utilizada – nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu – foi isso que JB utilizou uma TEORIA – que se o JUIZ , presume – pressente – acha – que os réus devem ser condenados mesmos não havendo sequer UMA PROVA – eu presumo – eu condeno a GUILHOTINA os réus !!! SIMPLESMENTE TERRÍVEL !!!

    Hilmar Adams – : Colocar na cadeia o embusteiro Barbosa, que na condição de presidente do Supremo, se valeu dessa condição, para criar uma arapuca jurídica e incriminar, quem nada devia. Os verdadeiros corruptos continuam soltos.E merece cadeia também este lesa pátria , embusteiro GILMAR MENDES – cadeia neles já !!!

  43. Não tome a visão de Barbosa

    Não tome a visão de Barbosa como regra, afinal de contas, ele detesta a advocacia e, principalmente, as relações entre advogados e funcionários públicos. Nesse último aspecto, até chego a concordar com o Ministro, visto que, para mim, existe uma linha tênue que separa a amizade da imparcialidade. Se hoje o impedimento se dá com a parte, acho estranho o impedimento não se dar com o amigo advogado, militando perante o tribunal, no caso de ministros e amigos íntimos que militam na corte. 

    Porém, usar essa crítica como defesa do ridículo papel de Cardozo e seu encontro com Renault, travestindo a crítica de Barbosa como antidemocrática, convenhamos, não faz nenhum sentido lógico. Primeiro, pois os encontros devem ser públicos, anotados em ata, sujeitos a agendamento, o que não foi o caso. Depois, o breve ‘esquecimento’/confusão de ambos não gera suspeitas e sim certezas de maracutaias durante a conversa. Ser amigo do rei e ter facilidades é antidemocrático, não o contrário. E se o assunto discutido visa a um conluio, a uma estratégia entre governo e investigados para se salvarem todos os corruptos e corruptores, ultrapassando qualquer legalidade possível, é, fatalmente, um caso passível de demissão, sem esquecer das repecurssões cíveis (improbidade administrativa) e penais (advocacia administrativa). 

    No mais, a própria OAB se manifestou, através do seu presidente: “Não pode ser uma seleção deste ou daquele advogado. Tem que ser realmente uma questão aberta, impessoal, independente do caso que isso envolver”. Tivemos, no caso, uma seleção, uma questão fechada e pessoal. Defender esse ato é patético.

  44. nós os brasileiros honestos…
    Quando vi essa afirmação uma angústia me assolou a alma. Pensei: sou brasileiro, sou honesto, logo fui inserido nessa afirmação, preciso sair urgentemente desse grupo, mas, como? Sou brasileiro e não sou desonesto. Essa honestidade não me interessa, pois, ela é subjetiva. São honestos quando lhe é conveniente, como o sonegador que sonega, “só” porque o imposto é alto, e como é sempre alto ele sonega sempre. Também não são corruptos, como seus adversários, são corruptos como seis como seus pares. Decidi, não faço parte desses “nós brasileiros honestos”. Não vou virar desonesto, mas, não quero ser igual a eles. Sou brasileiro não honesto como o Joaquim, honesto como os honestos, mesmos. Ah! Sou analfabeto… como mesmo?

  45. Por não saber deste “detalhe”

    Por não saber deste “detalhe” do DO escrevi muita batadada num e outro blog , agradeço a afirmação deste blog.

  46. Eu explico.

    Ninguém quer crucificar ninguém, Barbosa, como cidadão, e a opinião publicada em geral questiona é exatamente esses arranjos por baixo do pano envolvendo políticos e advogados, o flerte com a ilegalidade bem assessorada.

    Por partir de um prócer do PT, você sabe, caldo de galinha e cautela é sempre bom!!!!

  47. Alô, STF, CNJ, vcs ainda

    Alô, STF, CNJ, vcs ainda existem? Tá todo mundo com medo do Moro? Daqui a pouco ele vai estar mandando mais do que o Cunha. Esse processo da Lava Jato tá mais parecendo uma inquisição do que um processo penal de um estado democrático de direito, uma verdadeira caça às bruxas.

  48. a fala do juiz moro

    a fala do juiz moro criticando a atitude dos

    advogados dos implicados na operção lava-jato

    evidencia que há um conluio muito claro entre alguns setores da soceidade…

    notem que o juiz repete o barbossáurico, que pretende ser o absolutista-mor….

    quer dizer: pleo jeito o diálogo, o contraditório, não é com eles.

    com eles só acusação e destruição, demolição, desconstução…

    nem o genial adoniran barbosa nem o matogrosso e o joca,

    conseguiriam lamentar  a destruição do sobrado!!!!!!!!!. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador