OAB do RJ irá ao STF para cassar mandato de Bolsonaro

Do Justificando

OAB/RJ vai ao STF para cassar mandato de Jair Bolsonaro
 
A Ordem dos Advogados do Brasil da cidade do Rio de Janeiro (OAB/RJ)  recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, se necessário, à Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, para pedir a cassação do mandato do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ).

Segundo o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a Ordem entrará também com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para que apreciem o discurso de Bolsonaro na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no último domingo, dia 17. Em seu voto, o parlamentar exaltou a ditadura militar e elogiou Carlos Brilhante Ustra, que foi chefe do Doi-Codi de São Paulo, um dos mais sangrentos centros de tortura do regime militar.

Para Felipe, há limites na imunidade parlamentar e trata-se de um caso de discurso de ódio. “Houve apologia a uma figura que cometeu tortura e também desrespeito à imagem da própria presidente. Além de uma falta ética, que deve ser apreciada pelo Conselho de Ética da Câmara, é preciso que o STF julgue também o crime de ódio”. 

Felipe informou, ainda, que um grupo de juristas já está elaborando um estudo com argumentos e processos cabíveis para pedir a cassação do mandato do parlamentar: “A apologia à tortura, ao fascismo e a tudo que é antidemocrático é intolerável”.

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. só papelada
    muita teoria, pouca prática.
    o procedimento da oab diante desse demônio ja se mostrou pífio. e mais do que nunca, o clima está favorável a esse demente. A Oab pode até ser decente, mas não tem forca para enfrentar essa batalha.

    1. Não sejamos injustos, a

      Não sejamos injustos, a OAB-Rj que propõe a medida é totalmente diferente da OAB nacional presidida pelo lamentável Lamagia ou coisa parecida, nome de mafioso

  2. OAB é igual ao STF que é igual ao Congresso.

       Esta é a mesma OAB ,cujo Presidente apoiou e se manifestou abertamente pelo golpe. Agora ,como fêz em 1964,depois de consumado o ato, pede escusas pelo Crime. Aliás,é a mesma prática da Globo. Não acredito no STF,nem um mínimo,como não acreditava na Cãmara . Acho até ,e com certeza que são iguais. Acredito sim , na fôrça do povo,com mobilizações em massa. Acredito também , nos 500 milhões angariados pela Fiesp,Firjan,e Sindicatos Patronais do sul e seus jatinhos. Se tivessamos tais recursos poderiamos entrar com ações no STF,ai lograríamos exito. Com tôda certeza.

  3. Li em outra matéria de mesmo

    Li em outra matéria de mesmo conteúdo que o pai do Presidente da OAB que encaminhará o documento ao STF teve seu pai na luta contra ditadura, hoje na lista dos desaparecidos.

    Tudo, menos achar que qualquer ação entre deputados possa redudndar em algo positivo para a Nação. Bolsonaro é cria do autoritarismo, deputado dos mais votados no RJ, e dentro da Câmara muito aplaudido e respeitado, sobretudo pelos que fazem parte da bancada BBB. 

    Se nem mesmo Eduardo Cunha, com as investigações de evasaõo de divisas, lavagem de dinheiro, entre outras, tudo comprovado até pelo Governo Suíço, denunciado até pelo Ministério Público de Janot prossegue inatingível, já articulando com chances grandes de sucesso o arquivamento das denúncias por meio de anistia, enfim, ninguém deve ser besta e idiota de acreditar em duas coisas: que Bolsonaro e Cunha sairão de cena, taõ pouco que entre os senadores haverá menos agressividade e espetacularizão no Plenário da Casa no dia da votação do impeachment. Dilma já ensaiou algum discurso nessa linha, tantando crer que com Renan as coisas podem ser diferentes. Ninguém se engane.

  4. Bolsonaro
    Quando o Sr. Vagner Freitas disse que se fosse preciso defenderia o mandato de Dilma com armas, foi absolutamente hostilizado. Mas os graves impropérios vindos desse suposto representante do povo parecem não causar a mesma comoção. Inacreditável!!

  5. Elogiar o Cel. Ustra não

    Elogiar o Cel. Ustra não pode, mas dedicar o voto ao terrorista e assassino Maringela pode?

    Elogiar Hitler não pode, mas idolatrar Lenin, Stalin e Mao Tse Tung pode?

    Não, não precisa explicar, eu só queria entender!

  6. Caro Nassif
    A OAB irá fazer o

    Caro Nassif

    A OAB irá fazer o quê?

    Contra Bolsonaro?

    Mas que loucura é essa?

    Logo um digno representante do Cunha?

    Tão de brincadeira.

    Saudações

  7. Deputado sr cassado pelo que

    Deputado sr cassado pelo que diz,nunca,

    O parlamenttar pode falar o que bem entende e deve ser assim.

    Mas homenagear Mariglela pode?

    Aquele assassino, assaltante, torturador ai pode.

    Ustra e Marighella são iguais na maldade não deveriam estar na boca dos depitados. 

  8. Pra quê? O STF não interfere

    Pra quê? O STF não interfere em outro Poder da República. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK A grande imprensa apoiou a ditadura e seus torturadores, portanto fica decretado que a tortura é legal no país e Bolsonaro tem direito de elogiar o infame que introduzia ratos nas vaginas da presas políticas. Além do que Cunha é quem manda no país e o Bolsonaro é amigo do Cunha.

    Então é mais fácil o STF legalizar a tortura do que cassar o Bolsonaro. Com as honrosas exceções de Lewandovski e Marco Aurélio (esse daí com um pé atrás)

    Deixa eu advinhar como vai ver o voto dos ministros: Rosa Weber vai ligar para o filho que trabalha na Globo e pedir para ele conversar com o chefe para que ele pergunte ao seu chefe que vai perguntar ao seu chefe para saber como ela deve votar. O citador mor da nação, Celso de Mello vai ligar para o Sarney e esse apoiou a ditadura e os torturadores e vai recomendar que  ele cite o ministro do STF da ditadura justificando o elogio ao torturador Ustra. O Barroso vai ligar para algum dos irmãos Marinho (ele já foi empregado da Globo quando defendeu a reserva de mercado para a Globo e tem acesso) e perguntar como deve votar. A Globo apoiou a ditadura e seus torturadores e vai recomendar que com sua elegância e chiqueza natural ele não ofenda o Bolsonaro. O Fux vai mandar a  mulher dele descobrir o nome do cabeleleiro da mulher do Barroso (cá entre nós uma peruaça) para saber como  os Irmãos Marinho mandaram votar. A Carmem Lucia vai procurar no livro do Jabor alguma frase de efeito do Nelson Rodrigues, que também apoiou a ditadura, e adequar seu voto às determinações dos irmãos Marinho.O Teori deve se ausentar porque sentar em cima dos processos do Cunha esta atacando as suas hemorróidas e o Facchin, o Toffoli vão só abanar o rabo pro Gilmar.

     

  9. Bolsanaro não será cassado

    Bolsanaro não será cassado porque não existe justiça no Brasil. De quaqluer forma acho que deve-se ir adiante com a medida para que todos os coxinhas que comemoram o golpe saibam com quem estão metidos.

    Eu vou fazer questão de mandar para meus conhecidos coxinhas o relato da ex-prisoneira política que descreveu as torturas do Ustra. O monstro levou seus filhos de 4 3 5 anos para assistir, simplesmente isso

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador