Gleisi desmente evento de substituição de Lula por Haddad para o dia 11, em Curitiba

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizado com a informação da senadora Gleisi Hoffmann

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O Painel da Folha desta quarta (5) afirmou que o PT já começou a organizar o evento de substituição de Lula por Fernando Haddad na chapa presidencial, com Manuela D’Ávila assumindo o cargo de vice-presidente. Entretanto, a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, negou a informação dada pelo jornal.

De acordo com a coluna, governadores, aliados do PCdoB e outras lideranças estariam recebendo os avisos da convocação. “A unção de Haddad será feita em Curitiba, cidade em que Lula está preso, no dia 11. O roteiro para a bênção televisiva também foi traçado”, afirmava a folha.

Ainda segundo o jornal, PCdoB e PT também estaria estudando “oficializar o chamado durante programação com artistas e intelectuais no Tuca, dia 10″, em São Paulo.”O comitê eleitoral do PT e do PC do B planeja fazer a primeira agenda conjunta da nova chapa no Rio Grande do Sul, estado de Manuela.”

Entretanto, Gleisi desmentiu em sua conta no Twitter a movimentação: “Não há definição ou convocação de nenhum ato para Curitiba!”, exclamou.

A coluna ainda indicava que o PT dispõe de pesquisas internas para guiar essa transição de Lula para Haddad. Há “grande preocupação” de que a substituição seja feita de “maneira cristalina na TV. Pesquisas da sigla indicam que o eleitor lulista não aceitaria gesto dúbio, que possa ser visto como traição ao ex-presidente.”

“Sobre as notas do painel da FSP de hj: 1. Os recursos apresentados são para garantir o direito de Lula ser candidato, ainda q sub judice, o q esta sendo tirado arbitrariamente, ao arrepio da lei e da jurisprudência” [sic], publicou a parlamentar.

Na segunda (3), após conversar com Lula em Curitiba, Haddad anunciou à imprensa que a defesa do ex-presidente moveria recursos no Supremo Tribunal Federal e no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas contra o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral. Em 31 de agosto, por 6 votos a 1, os ministros do TSE declararam Lula inelegível, colocando a Lei da Ficha Limpa acima do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e da liminar do Comitê da ONU que impõe ao Brasil a garantia de Lula na eleição 2018.

Segundo o Painel, esses recursos cumprem o protocolo do PT, em reafirmar apoio a Lula até o limite. Mas, ainda segundo a Folha publicou na terça (4), a defesa na área eleitoral teria avisado que mesmo que os recursos no STF rendam uma liminar até o dia 11 de setembro – prazo dado pelo TSE para substituir Lula – o mérito dos pedidos poderiam ficar para depois do dia 17, que é o último dia para fazer substituições.

Dessa forma, se aguardar o STF, o PT correria o risco de perder o prazo e ficar sem chapa. Por outro lado, o partido não confirma oficialmente a substituição. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só vou de Lula

    À cada nova proibição e cerceamento de cidadânia emanado da “justissia” brasileira, uma certeza:

    É Lula ou nada!

    O resto é engodo. A ONU que o diga.

    Tem mais: essa historinha da falha de sampa do dia 11 é “wishful thinking”. A folha golpista e o resto do PIG aceita até o cabrunco para tirar Lula porque sabe que Lula será mais dificil de derrubar que o diabo.

    1. Qual o objetivo de postar uma

      Qual o objetivo de postar uma foto da posse de João Dória como prefeito, quando Haddad transfere, protocolarmente, a administração da cidade de São Paulo para ele?

  2. Essa fake news chegou à Rádio Universitária ligada a UFCE

    Por volta das 14 horas eu ouvi essa fake knews na Radio Universitária de Fortaleza. Que vergonha! 

  3. Lula é candidato. Os recursos

    Lula é candidato. Os recursos ainda não se esgotaram. Ou estão antecipando a sentença? Para que, então, julgamento e para que seguir os ritos judiciais, se já está tudo dado de antemão? Qual a prova contra o presidente Lula? Qual foi o crime? Prenderam ilegalmente, é isso? Isso tem que ser denunciado a plenos pulmões, 24 horas por dia, para a população, principalmente a que vai ser mais afetada pelas políticas golpistas que se seguirão.

    Vamos acordar das ilusões e entender que Haddad não vai abrir as portas para o paraíso e, com um gesto mágico, sumir com o golpe de uma vez. Derrubaram Dilma. “Ah, mas tem o Lula”. Prenderam o Lula. “Ah, mas tem o Haddad”. Permitam-me antecipar as próximas etapas: ah, derrubaram/enquadraram Haddad. “Mas não tem problema, tem o outro fulano”. Ou então: colocaram o PT na ilegalidade. “Mas não tem problema, tem o PSOL, ou sei lá que partido”…

    E assim vamos indo, sem oferecer resistência alguma ao golpe. Eles simplesmente fazem o que querem. 

     

  4. Se fizerem esta asneira

    Se fizerem esta asneira perderão a eleição, legitimarão o golpe e serão destruídos depois da eleição.

    Os golpistas estão encurralados e não o Lula.

    Estão fazendo esta pressão para tentar salvar suas reputações.

    O PT não deve ajudá-los nisto. Vão ter de mostrar a cara de golpistas para o mundo todo ver.

    PT, não colabore com esta fraude.

    É melhor ter a chapa cassada e mostrar ao mundo o estado de exceção no Brasil do que capitular, legitimar o golpe, perder a eleição e ser perseguido depois..

    Além do mais, JAMAIS soltarão o Lula se ele não for presidente.

  5. Forçando a barra

    A mídia golpista está tentando obrigar o PT a declarar que Lula não é mais candidato. Seria lamentável ver blogs progressistas cooptados pela velha mídia antidemocrática e partícipe da ditadura midiático-judicial.

  6. Lauro Jardim, em O Globo, de 04.09.2018, explica e joga luz

    Clima ácido entre Gleisi e Haddad – O clima entre Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad não anda bom. Nada da parte de Haddad. Mas, segundo um petista próximo aos dois, Gleisi, até hoje, não o aceitou como candidato de Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador