STF proíbe Polícia Federal de se manifestar sobre Operação Ararath

Da Folha

Supremo censura Polícia Federal na Operação Ararath
 
IGOR GIELOW

Num ato considerado inédito por policiais, a Procuradoria-Geral da República pediu e o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou proibir manifestações da Polícia Federal sobre uma operação em curso.

No caso, a Ararath, que promoveu buscas no apartamento do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), prendeu o ex-chefe da Casa Civil local Eder Moraes e o deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) na manhã desta terça-feira (20).

A medida causou revolta na Polícia Federal –que, mesmo ao tratar com sigilo suas operações, costuma divulgar dados básicos.

A decisão do STF é válida só para o período em que durar a execução da operação.

No pedido do procurador-geral Rodrigo Janot ao ministro Dias Toffoli, obtido com exclusividade pela Folha, está especificado que “todos os agentes públicos que intervenham na execução das medidas que venham a ser deferidas” sejam “ordenados a abster-se, até segunda ordem do Supremo Tribunal Federal, de toda forma de comunicação social, em especial de contatos, ainda que oficiosos ou sob condição de anonimato, com qualquer veículo de imprensa, a respeito do conteúdo, do objeto, da forma, do contexto e da execução de medidas que venham a ser deferidas em apreciação do presente requerimento e de qualquer aspecto relativo ou alusivo aos investigados”.

A decisão busca o que é praticamente impossível: impedir que envolvidos falem “em off” –jargão jornalístico para informações dadas anonimamente, sob o compromisso constitucional do sigilo de fonte.

O ministro Dias Toffoli não foi localizado pelo jornal. A Procuradoria disse que não comentaria o caso.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bandidos inocentes e inocentes bandidos.

    Acho que todos os investigados são bandidos. São ligados ao PSDB, mesmo que formalmente pertençam a outros partidos. Mas mesmo assim, as investigações devem transcorrer em sigilo, imaginem se um vigarista desses é inocente em alguma acusação? Então vamos com calma, quando as investigações terminarem, divulguem toda a podridão encontrada. Aí, a Justiça vai ter de descascar o pepino. Como absolver bandidos com investigações bem feitas e 100% legais? É fácil para o STF condenar sem provas, mas absolver com provas robustas, nem Barbosa, nem Gilmar “2 HC em 48h” Dantas, nem Rosa de Hiroshima, digo, Weber, aquela cujo filho também trabalha na Globo, conseguirão fazer.

    1. Gosto de ler essas

      Gosto de ler essas reportagens, admiro a imparcialidade de vocês !!! E os bandidos ligados ao PT ?? Sinceramente, nem PT nem PSDB o povo brasileiro merece mais que isso. Acho que vcs deveriam parar de olhar para o próprio umbigo, e assumir que todos os partidos estão errados. Esse negócio de que o PT rouba menos, ninguém merece ! 

      1. como eu não acho que político

        como eu não acho que político (do PT e/ou do PSDB) é filho de chocadeira, ou alienígena, costumo dizer que assumir que é tudo bandido é assumir que SOMOS todos bandidos.

        nossos políticos são um mero reflexo da nossa socidade. são uma pequena amostra dessa sociedade. nos representam.

        vc é bandida nádia?

        vamos evoluir quando virar esse disco…

        1. Então Alê, realmente

          Então Alê, realmente precisamos evoluir, e muito ! Mas, felizmente ou não, prefiro acreditar que ainda podemos mudar, não podemos nivelar “por baixo”.  Se sou bandida ? Não sou a Madre Teresa de Caucutá, mas também não me considero bandida( sm 1 Indivíduo que vive do roubo e anda fugido à perseguição da justiça. 2 Salteador de estradas; bandoleiro. 3 Malfeitor.),  e no eu modo de pensar, lugar de bandido é na cadeia !  

           

          Precisamos “virar o disco” e mudar nossos representantes, nesse ponto concordo plenamente com vc.

          1. Mudar para tudo continuar na

            Mudar para tudo continuar na mesma, ou pior ainda ? Qual foi o “grande roubo do PT” ?

      2. Parcialidade X Imparcialidade

        Claro que no PT tem bandidos. Como em todo estamento social, o Partido dos Trabalhadores não está imune à infiltração de bandidos. Mas os bandidos que são detectados no PT, são investigados pela imprensa, são julgados e condenados, antes mesmo do Poder Judiciário, poder se manifestar. Já na sua turma – lá de S. Paulo – o rombo no sistema de trens e Metrô, já está batendo na casa do bilhão, e ninguém toma providencia, numa inexplicável cumplicidade da Imprensa, MP, Polícia Federal e Poder Judiciário do estado. Antes que alguém possa interpretar mal o meu comentário, quero dizer que as vitimas da AP-470, pra mim são presos políticos, reféns do presidente do Supremo Tribunal Federal.

  2. A espetacularização que a

    A espetacularização que a própria sociedade abraçou deve ser proibida nas ações das polícias e do judiciário.

    Dirão alguns:

    Mas a repercussão de uma ação policial e de um julgamento favorece para que não haja “armações” contra a investigação ou em um julgamento.

    Ilusão.

    No caso Satiagraha, Protógenes levou a TV para provar o fragrante do oferecimento de propina por Daniel Dantas, resultado a justiça anulou a prova. No caso do mensalão, vimos a série de ilegalidades dos ministros com medo dos holofotes.

  3. PROIBIÇÃO PELO STF A QUE A PF INFORME SOBRE A OPERAÇÃO ARARATH

    A imprensa está me parecendo muito ingênua neste episódio. Por que o Ministério Público, através do seu Procurador Geral, pediu ao STF para proibir que a PF divulgasse qualquer informação a respeito da Operação Ararath? Note-se que em nenhuma das centenas de operações anteriores da PF o MP jamais adotou este tipo de postura em busca da censura. Por qual motivo o faz agora? Ora, a resposta é de uma obviedade cristalina: É que desta vez, um dos alvos da operaçào foi um órgão do Ministério Público. Simples assim.

    1. Também acho

      Na mosca, Cleber. Em Cuiaba não era segredo as rumorosas ligações entre judiciario e politicos.  Sempre foram intimamente ligados.  

  4. pessoalmente acho que a PF

    pessoalmente acho que a PF não tem o direito de divulgar nada!

    e esse monte de vazamento seletivo que vemos por aí deveria ser investigado com mais seriedade. 

  5. A PF nã vazar deveria ser norma

    A PF nã vazar deveria ser norma, e não apenas em uma apuração. É absurdo o q fazem, dão informações fragmentadas q a a chamada “grande” imprensa usa a seu bel-prazer. E se gente da PF ficou irritada sugere q é pq eles estão tendo alguma vantagem em v azar. É ÓBVIO q só qd uma apuração está finalizada q pode ser divulgado o q foi apurado, através de um relatório consubstanciado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador