TRF-4 nega afastar Moro de julgamento por posar com Doria

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto em que o magistrado de Curitiba posa ao lado de Dória e sua esposa, durante a palestra na Lide – Foto: Reprodução Doria Redes Sociais

Jornal GGN – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou mais um pedido da defesa do ex-presidente Lula para considerar o juiz Sérgio Moro suspeito de julgá-lo em processos da Lava Jato, após participar de evento da Lide, empresa do ex-prefeito João Doria, e tirar fotografias com o tucano.
 
A 8ª Turma do Tribunal já havia negado o recurso de Lula no último dia 5 de julho, mas a defesa entrou com outros recursos, alegando que houve a omissão, por parte de Moro, de trecho do Código do Processo Civil que indica que um juiz deve ser suspeito quando estiver “interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes”.
 
Dória é pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo e foi apresentado para suceder o tucano Geraldo Alckmin pelo próprio político, que agora disputa as eleições presidenciais e é um dos concorrentes diretos de Lula no pleito. 
 
Moro participou de evento da empresa Lide em Nova York, e um dia antes ambos foram fotografados juntos em outro evento que premiou o magistrado de Curitiba como “Pessoa do Ano” pela Câmara de Comércio Brasil-EUA.
 
Os advogados de Lula pediram o afastamento de Moro das investigações que recaem contra o ex-presidente. Mas para o relator do caso no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, não houve omissão do Código Civil ou contradição. “No caso, há mera insatisfação com o resultado do julgamento, o que não abre a oportunidade de rediscussão pela via dos embargos de declaração”, disse Gebran.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hummmmmmmmmmm

    E alguem aí acreditava que atenderiam o pedido de defesa do Lula? Todos esses sabujos  comem na mão do sr. moro, o “eu sou a justi$$a” dessa republiqueta do quinto mundo.  E diziam eles, esses golpistas,  que era o PT que estava  “aparelhando”.

  2. Moron é mais tucano que

    Moron é mais tucano que Dória. Pior seria se ele posasse na frente de um espelho. Essa semana Moron deu mais uma tucanada que passou despercebida. Ele pediu o processo de Beto Richa de volta e no dia seguinte o MPF pediu um HC ao TRF4 para Richa (isso mesmo, o MPF foi quem solicitou).

    “Segundo a Procuradoria Regional da República da 4.ª Região, ‘não há nenhum início de prova de que o paciente (Beto Richa) teve ingerência, direta ou indireta, na posterior administração dos recursos, o que torna a denúncia criminal contra ele inepta’.”

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/procuradoria-pede-a-tribunal-que-tranque-acao-contra-beto-richa/

    1. TRF$$4 e o paciente

      “Vamos liberar o paciente porque a denúncia contra ele é inepta.”

      O MInistério Público é o titular da ação penal e, portanto, ele mesmo quem  faz a denúncia e inicia o processo.

      Como será que ele não percebeu que a denúncia “era inepta” antes de oferecê-la?

      MPF pedindo HC hoje é Dalagnol dando sentença amanhã e as atribuições de juiz e promotor se confundindo numa só. O cabra acusa, sentencia, condena e manda soltar a quem interessar possa.

      Não se afirme que um promotor não possa impetrar um HC em favor de alguém.

      A legitimação do Ministério Público para impetrar o recurso é garantida pelo artigo 564, caput, do Código do Processo Penal. Conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o MP só poderá apresentar o recurso em favor do réu. “Assim sendo, o Ministério Público somente pode impetrar Habeas Corpus em favor do réu, nunca para satisfazer os interesses, ainda que legítimos, da acusação.” O precedente usado para fundamentar a decisão da 5ª Turma foi relatado pelo ministro Felix Fischer no HC 22.216 e publicado no dia 10 de março de 2003.(https://criminalistanato.blogspot.com/2010/07/promotor-pode-pedir-habeas-corpus-no.html)

      (grifos nossos)

      Nesse caso, o paciente é o povo.

      Paciente demais com essa corja.

       

       

  3. Acusação algo inepta…

    Uma fotinho com Dória?

    Talvez haveria mais chances de sucesso acusando a parcialidade do Moro por conta do affair do final de semana dias atrás, quando Moro desde Portugal interveio para não soltar Lula.

  4. Caro Nassif
    Tucano mor, maçom

    Caro Nassif

    Tucano mor, maçom mor, traidor mor.

    Só seria condenado se usasse um boné do MST, da CUT.

    Se fosse visto e fotografado numa festa de petista, ou dos movimentos sociais.

    Ai ele seria condenado, esquartejado, os pedaços separados, subatomizado, o solo salgado e todas maldições do mundo , recairiam sobre ele.

    Por enquanto ele é a cereja do bolo da festa entre o entreguistas.

    Agora em uma nova tarefa, impedir LulaLivre de se candidatar.

    Cerébros do titio Sam em polvorosa.

    Saudações

     

  5. se nem código de ética do Magistrado respeitam…

    Inocência de quem “achou” que seria ao contrário, são corporativistas, melhor é uma “mafia preta”. Se não respeitam nem as Leis para protegerem os “seus” quiça o Código de Ética do Magistrado Nacional ( artigos 4º,5º,6º etc…).

  6. Os advogados de Lula estão só

    Os advogados de Lula estão só querendo justificar o salário, com esse tipo de recurso. É mais que óbvio que posar para uma foto em evento não quer dizer absolutamente nada. Já estamos cansados de ver exploração de fotos de políticos que posaram com criminosos, quando ainda não se sabia da existência de crimes.

    O próprio blog publica frequentemente fotos de pessoas que se deseja atacar, posando com o agora repulsivo Aécio Neves. 

  7. O paralelo 33º e o rei sol das aves bicudas.

    Sem apelação! Lula está condenado pelo rei sol (embora juizeco nanico) de um certo partido de membros inimputáveis, e como palavra de rei não volta atrás, todos os súditos devem obedecê-lo. A condenação de Lula é o climax da estratégia capitalista global neoliberal engendrada além de nossas fronteiras e posta em prática pela coletânea de súditos grau 33º, com o objetivo único de banir Luis inácio Lula da Silva do campo político.

  8. Nessa republica de bananas

    Nessa republica de bananas ninguém tem coragem de mexer com esse preposto das  empresas empresas e paises imperialistas que estão roubando nosso pais

    Tão logo Lula tomou posse, ele elaborou planejou esse entreguismo de nosso patrimonio aos gringos…ele deu a isso o nome de “densacionlização;”, o golpe fez parte do plano….como é possivel que uma figura que não recebeu voto tenha tido poder de destruir o Estado nacional só porque se trata de um agente do DOJ, o Departamento de Justiça dos EUA…

    História do golpe: como a Lava Jato foi pensada como uma operção de guerra

    https://jornalggn.com.br/noticia/historia-do-golpe-como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra-por-luis-nassif

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador