TRF4 marcou julgamento durante férias do STF para fazer “chicana” com Lula, diz Aragão

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão disse nesta quarta (13), durante encontro da bancada federal do PT, que o julgamento de Lula em segunda instância foi marcado para o dia 24 de janeiro de 2018, durante o recesso do Supremo Tribunal Federal, porque João Gebran Neto está com segundas intenções. “Ficará nas mãos das presidentes do STJ e do STF qualquer medida eventual (recursos). O relator [da ação no TRF-4] não está com boas intenções, quer fazer uma chicana”, disparou Aragão.
 
Apesar da fala alarmista, Aragão tentou tranquilizar os petistas quanto a uma eventual prisão de Lula no caso da sentença do juiz Sergio Moro ser confirmada pelo trio de desembargadores que analisará o recurso do ex-presidente. O ex-ministro apontou que, recentemente, Gilmar Mendes tomou uma decisão no Supremo que abre precedente para que Lula recorra caso Moro ou o TRF4 decretem a prisão a partir do julgamento em segunda instância.
 
“Se não é obrigatória, o juiz tem que motivar sua decisão. E aí não tem outro jeito, cai no artigo 312. Ele faz um nó, de certa forma, e restitui a antiga jurisprudência do STF”, afirmou Aragão. Na opinião dele, Gilmar abriu espaço para o entendimento de que só caberia prisão dentro dos critérios para decretar uma preventiva.
 
De acordo com informações do Valor, no mesmo encontro, o novo líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, deputado Paulo Pimenta (RS), disse que marcar o julgamento para a mesma data em que a esposa do ex-presidente sofreu um AVC é uma “desfaçatez”, “quase como uma declaração de guerra”. “Está escrito lá claramente, que os julgamentos devem seguir a ordem cronológica. Desde quando a questão eleitoral pode servir para que o tribunal quebre suas regras?”, indagou.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse imbróglio só vai ser

    Esse imbróglio só vai ser resolvido se houver reação similar à que ocorreu após o golpe militar em 1964. E o adversário era os militares, hoje são juízes, procuradores e políticos. 

  2. Engraçado: O LINCHAMENTO do

    Engraçado: O LINCHAMENTO do LULA marcado para janeiro. Procura tu, cidadão comum, alguma coisa da justiça nesse mês. Te responderão que a justiça se encontra em recesso. Acho que essa notícia desse julgamento é para abafar as declarações de Tacla Duran. Nada mais que isso. Como a gente pode ver na história d”ESSA PORRA’, um escândalo vem sempre para abafar outro.

  3. Não seria o caso de divulgar

    Não seria o caso de divulgar os endereços de todos os desembargadores do ? Creio que eles ficariam satisfeitos ao receber nas portas das casas deles uns 13 ou 14 milhões de pessoas defendendo o direito de votar em Lula.

  4. Bla bla bla

    Condenado, Lula deve convocar a população para comparecer com data e hora marcada em evento publico e lá, publicamente ler a condenação e em seguida rasga-la lentamente na frente de todos.

    Então quero ver Moro e o TRF4 prende-lo por desacato.

    O resto é o resto. Conversa mole. Bla bla bla. Masturbação mental deles e nossa.

  5. Os absurdetes! A Globo

    Os absurdetes! A Globo arrumou um exército para chamar de seu. O TRF4 estará de plantão em pleno período privilegiado de férias, convocado pelos generais Marinho, merdais e que tais. Tem nada não. Deu pra ti baixo astral? Vamos prá Porto Alegre. Tchau!

  6. … e não é só isso!!!

     

    Até as pedras do Guaíba sabem que Porto Alegre, em janeiro, é uma cidade fantasma. Todo mundo está no litoral ou fora do estado. A gauchada concentra férias em dezembro, janeiro e fevereiro. 

    A data foi marcada com o propósito, também, de evitar mobilização popular.

    Foi uma data marcada com as mesmas técnicas dos vazamentos seletivos: maquiavelicamente.

    O TRF-4 está sendo assessorado pelo staff da LAJ ?

     

  7. Muita hora-extra

    Bravos trabalhadores brasileiros abdicam das suas merecidas merecidas férias em nome da justiça e do amor ao seu País!

    VSF

    Vão Se Ferrar

  8. E tem outra

    Levante espontâneo sem liderança apenas quando a massa entra em desespero.

    Sem lideres que promovam este levante, esqueçam.

    Se Lula for condenado e não reagir, tem mais que ir preso mesmo.

  9. Julgamento do TRF4
    Lula somente terá espaço para se aproximar novamente do CENTRO caso seja eleito, em busca da governabilidade. Se ele der esse passo antes, não terá chance nenhuma. Com uma ressalva: se, em janeiro, ele for absolvido, haverá, sim, possibilidade de  se formar uma aliança maior, para a disputa do pleito. Nesse caso, haveria espaço para um pacto com setores do PMDB (Requião, Renan etc.), apagar-se-ia o fogo de eventuais pré-candidaturas de outros partidos de esquerda/centro-esquerda (PSB e PCdoB, por exemplo) e até a possibilidade da desistência de Ciro Gomes, pois, nesse cenário, Lula se tornaria imbatível e ele não o enfrentaria. Mas esse cenário é demasiado utópico. Daqui a pouco mais de 1 mês, Lula estará condenado. Se não houver reação alguma, será preso (pelo menos em prisão domiciliar, impedindo-o de fazer campanha, para si ou para outrem). Se for preso e não houver reação, Lula e seu projeto político e, de sobra, quase toda a esquerda combativa estarão liquidados. Simples assim. Sem choro e sem ranger de dentes. Todos os passos da lava jato e de suas ramificações (entre essas o TRF4) são minimamente pensados. E todo ato de consequências mais graves é precedido de um balão de ensaio. Nesse contexto, a antecipação do julgamento tem a conotação de uma sondagem. Se, frente ao julgamento ou à prisão do Lula, houver uma forte reação popular, estabelecer-se o caos, surgir no horizonte o risco de uma grave crise (política, social ou até econômica) e de um prolongado enfrentamento, a burocracia golpista cederá e, rapidamente, o STJ cuidará de reformar o acórdão do TRF e por o trem novamente nos trilhos. Caso contrário, se o PT, movimentos sociais, a esquerda, enfim, não forem capazes de fazer esse enfrentamento nas ruas, Lula será liquidado, a esquerda será liquidada, os movimentos sociais serão liquidados. Só não enxerga quem não quer.

  10. Eles estão lambuzando o selo

    Eles estão lambuzando o selo pra ver se cola. Já bateu desespero entre eles e estão fazendo aquilo para o que seja Justiça – miram só no resultado que querem. 

    Logo, a reação tem de ser clara: o povo tem de sair à cata dos bandidos de toga. Se eles não fazem Justiça, mas o que lhes dá na cabeça (que é o que eles estão fazendo), nós não temos outra saída a não ser aceitar as regras (ou o desrespeito das regras) e fazermos uma reação igual – que é o que nos der na cabeça.

    É nossa única chance, porque eleições com Lula candidato eles não aceitam.

    Afinal, Democracia é o Poder do povo e para o povo – de uma forma… ou de outra.. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador