Um ano após impeachment, Dilma é inocentada no caso Pasadena

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado
 
 
Jornal GGN – Exatamente um ano após Dilma Rousseff defender-se do impeachment no Senado, o Tribunal de Contas da União resolver fazer contraponto a delações e conclui que a ex-presidente, que encabeçou o Conselho de Administração da Petrobras em 2006, não teve responsabilidade pela compra da refinaria de Pasadena.
 
Segundo informações do Painel da Folha desta terça (29), o TCU entendeu que o negócio foi um dos piores já fechado pela Petrobras em toda a história da estatal. Mas não responsabilizou Dilma pelo prejuízo gerado pela compra da refinaria. “O caso deve ser avaliado pelo plenário da corte nesta quarta.”
 
O caso Pasadena foi um dos primeiros escândalos de corrupção forjado a partir de depoimentos de réus da Lava Jato a chacoalhar o governo Dilma, logo após a reeleição de 2014. Apesar de o TCU já ter apontado, ainda naquele ano, que a petista não tinha agido com dolo, prevaleceu desde então a delação de Nestor Cerveró e de Delcídio do Amaral, apontando que Dilma sabia “de todos os problemas” e ainda assim chancelou a compra. 
 
“A ex-presidente sempre afirmou que a primeira etapa da compra, em 2006, só ocorreu porque o Conselho de Administração não tinha todas as informações a respeito do trato”, apontou a Folha.
 
“Ao relator do caso, o ministro Vital do Rêgo, os analistas do TCU recomendam a responsabilização, entre outros, de Cerveró e do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli e propõem que ambos sejam inabilitados a ocupar cargo ou função pública por oito anos”, acrescentou.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assim são os golpes!

    Após 1 ano…   VIVA A HONRADA!!!  VIVA DILMA!!!  FORA GOLPISTAS que, descaradamente, não escondem que fazem parte de uma quadrilha!

  2. O Collor foi inocentado de

    O Collor foi inocentado de TODAS as acusações depois do Impeachment.

    Ele RENUNCIOU formalmente e de modo arbitrário o Senado ignorou a renúncia e seguiu com o processo.

    Mas misteriosamente o PT e a esquerda jamais falaram nada sobre isso…rs

  3. Algum advogado pode me

    Algum advogado pode me informar em quanto tempo um crime de injúria e ou calúnia prescreve ?

    Espero que a Dilma e a filha pesquisem (e guardem) todas as denúncias caluniosas expelidas pela mídia ordinária e golpista, para quando retornarmos à democracia (com a reconstrução do judiciário), todos os assassinos de reputações paguem pelos seus crimes . 

  4. Dilma não é culpada da corrupção

    É só culpada da incompetência.

    O caso da refinaria de Pasadena mostra bem como o prejuízo causado ao país pela corrupção vai muito além da quantia que é desviada do caixa. A administração corrupta é necessariamente inepta, já que não serve aos interesses do país e sim a interesses particuares, e os prejuízos causados por uma administração inepta, a longo prazo, são incalculáveis.

  5. Avaliação Econômica

    Gostaria que fosse feita hoje uma avaliação da lucratividade da refinaria, uma vez que ela opera com uma produção de 112 mil barris por dia nos EUA. Será que foi um negócio tão ruim como dizem? Fica aí uma sugestão para o GGN.

  6. Pasadena era ter um Ponto dentro dos EU

    Não importava o preço pago pela Refinaria Pasadena! A questão era garantir um Ponto Comercial futuro dentro dos Estádios Unidos. E com isso se desembaraçando dos entraves tributários, alfandegários… e outros entraves mais que eles impõem aos produtos de outros países! Simples assim!

    De qualquer forma… uma “absolvição” a mais para a Presidente Dilma!

  7. Huuum, Tribunal de Contas
    Huuum, Tribunal de Contas fala uma coisa, amanhã o MP fala outra, mas isso só mostra uma coisa, qta incompetência, heim!!! Sra Dilmanta, todo mundo fazia a maior putaria e vc n sabia de nada, o Temer, seu VICE e “amigão” só de esqueminhas, vc só fez merda, vai vender bexiga no farol, pois essa é uma tecnologia antiga de armazenar vento, tua jeca.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador