Zavascki nega pedido de liberdade para André Vargas

Da Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou mais um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-deputado federal André Vargas, condenado em uma das ações penais da Operação Lava Jato. Vargas está preso desde abril do ano passado no Complexo-Médico Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A defesa do ex-deputado alega que não há motivos para que ele continue preso cautelarmente. Para os advogados, a ordem de prisão está fundamentada genericamente, com base nos princípios da ordem pública e na suposta gravidade da conduta de Vargas.Em setembro do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal na capital paranaense, condenou Vargas a 14 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em dezembro de 2014, o mandato de André Vargas foi cassado pela Câmara dos Deputados. Os parlamentares decidiram condená-lo por envolvimento em negócios com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato por participação em um esquema de lavagem de dinheiro em obras da Petrobras.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa decisões do STF,

    Essa decisões do STF, fortalece o Moro ainda mais.

    Confesso que não sei à luz do direito, se teria condições de ter o benefício ou não.

    1. Boa pergunta pra voce:

      Aa luz do direito petista ou aa luz do direito tucano?

      (Nao me interessa, francamente.  Eu tou acostumado a ver os outros serem condenados e irem pra prisao.  Justica ornamental eh o que o caso me parece, sao filigranas estritamente brasileiras -e muito, muito esquizitas.  Note se que Vargas eh tao “petista” quanto Delcidio.)

  2. Aqui não faço a defesa de Vargas, mas o Estado de Direito.

    Condenado e tendo sido cassado o seu mandato, pelas regras vigentes em nosso País, Vargas teria o mesmo direito, penso que Azeredo, ou seja, permanecer em liberdade, aguardando o desfecho dos recursos, o que tem sido regra importante que possamos entender que nosso País é realmente um estado de direito.

    Por que um fica preso e o outro solto?

    Ambos têm grande importância e poderiam influenciar aqui ou ali as provas. Mas não há mais provas a serem produzidas, tão somente os recursos. Por que continuam presos? A final, consagra a CF do Brasil o princípio da inocência, artigo 5º, inciso LV, ou seja, ” ninguém poderá ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença condenatória, ou seja, a sanção penal, em regra, deve ser aplicada tão somente após o término do processo.É importante para  o estado democrático e de direito. Este princípio só é rasgado em caso excepcional, onde a prisão preventiva é necessária, ou seja, no caso de prisão cautelar.

    Ora, por que Azeredo ficou solto e a ele não foi pedida a prisão cautelar?

    Isto tudo some-se, v. gratia, ao noticiado neste blog, em excelente artigo, ” Assassinos de Dorothy Stang continuam matando”, onde se noticia que mais de 49 mortes ocorreram em 2015 resultantes de conflitos de terras e Galvão, condenado neste crime, por mais de 30 anos, continua solto, aguardando julgamento. E o massacre dos Carajás? Houve a demora de mais de 16 anos para haver prisão de dois condenados ( em 2012). Todos este tempo ficaram em liberdade, aguardando o julgamento   de um crime cometido em 1996.

    É importante que se restaure o estado de direito. O que vale para um deve valer para todos.

    Infelizmente, o que vale para Pedro não vale para Antonio.

    Por quê?

    Infelizmente, é a nossa justiça.

  3. Teori Zavascki é o grande personagem da Lava Jato.

    Teori Zavascki é o grande personagem da Lava Jato. Todos os principais procedimentos de Moro têm sido garantidos por ele, em especial as prisões preventivas por longo tempo. Esse é o personagem que falta nas análises de Nassif. 

  4. marcou bobeira o André Vargas…

    ficou fazendo palhaçada ao lado do JB, sem ter no que se garantir como limpo

    e saiu marcado, sujo, para sempre

    se a políticas desses caras já é, como sempre foi, uma merda, imagina se não for levada a sério

  5.  
    Não sei qual é o mais

     

    Não sei qual é o mais nocivo à vida no planeta brasilis, se este senhor do stf, se o seu parceiro barbosa, o morcegão, ora twitando diretamente de Miami USA. Temos ainda o gilmar dadivoso em Habeas Corpus para bandido de grosso calibre. Temos também ainda em processo de formatação, um juizeco especializado em vazadouro seletivo, um tal de doutor moro da vara do Paraná.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador