A recuperação da camada de ozônio vai por um bom caminho, elogia ONU

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A recuperação da camada de ozônio, que protege o planeta dos danosos raios ultravioletas, se encaminha para a restauração total nas próximas décadas, como resultado da ação internacional contra as substâncias que provocam seu esgotamento.

Esta afirmação está em um comunicado conjunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteriológica (OMM), elaborado por um grupo de 300 cientistas e divulgado hoje, quarta-feira.

Os especialistas destacaram que esses avanços se devem, principalmente, ao Protocolo de Montreal de 1989, sem o qual calcula-se que concentração de gases que destroem esta delicada capa teria se multiplicado por 10 para o ano de 2050.

Segundo o PNUMA, esse Protocolo evitou dois milhões de casos de câncer de pele anuais, assim como numerosas doenças de visão e do sistema imunológico, sem contar os enormes danos à agricultura e à vida silvestre.

No entanto, o informe adverte que ainda existem numerosos desafios a enfrentar com o aumentos dos gases que causam o efeito estufa, o que poderia prejudicar a recuperação da camada de ozônio.

Os organismos da ONU chamaram os Estados que participarão da próxima Cúpula do Clima, em 23 de setembro, a tomar como exemplo a cooperação global para proteger os interesses comuns, tal como a suscitada pelo Protocolo de Montreal.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caros amigos (as) mandei esse

    Caros amigos (as) mandei esse projeto para a ONU- Brasil e infelizmente até agora não tive uma resposta! 

    PROJETO: ONG: PLANTA PRA MIM Caros amigos (as) o mundo inteiro sofre com o desmatamento, e o Brasil não fica fora desse enorme problema e crime contra a natureza. Só com a união de todos é que podemos tentar salvar o nosso querido planeta. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto para o povo Brasileiro, seria a criação de uma ONG especialista em plantar árvores nos grandes centros, nos morros e encostas das comunidades carentes, pois infelizmente, são as que mais sofrem com as chuvas e o desmatamento. Vamos salvar vidas, com a criação da ONG: PLANTA PRA MIM onde o cidadão através de uma doação por telefone e internet plantaria árvores frutíferas no local desejado, indicado por ele, na cidade e comunidade carente, que achar que precisa de ajuda. Com essa simples inciativa nos estaríamos salvando muitas vidas e gerando alguns empregos, para o pobre povo brasileiro. O Pessoal da ONG: PLANTA PRA MIM registraria esse momento e mandaria um foto da plantinha, para o doador com o seu nome, para ele colocar na sua rede social, incentivando outros fazerem o mesmo, numa grande corrente de solidariedade para salvarmos o planeta. Assim o povo brasileiro estaria dando um belo e grande exemplo, para o mundo inteiro, e com isso, gerando sementes para um futuro melhor para o nosso querido planeta.  Observação algumas empresas também poderiam plantar e teriam colocadas o seu nome nas plantinhas, para também colocarem na rede, essa bela iniciativa de tentar salvar o planeta e ajudar essas comunidades carentes.   Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.    

  2. Lembro-me que se falava muito
    Lembro-me que se falava muito desse asunto no final de decada de 80. Inclusive que o tal gas CFC, entao utilizado em refrigeradores, condicionadores de ar, aerossois etc era o grande vilao. Foi feita toda uma campanha para se banir tal gas.
    Muitos anos depois, li uma entrevista com um desses caras q nao acredita mto em aquecimento global. Disse q essa historia do CFC foi a maior sacanagem, q o tal gas pouco tinha a ver com o dano à camada de ozonio, e que tal historia foi criada porque a patente do uso do CFC nos equipamentos acima mencionados iria caducar, cair em dominio publico, e com isso os detentores da patente deixariam de receber os royalties. O entrevistado disse ainda q na epoca instituicoes como FMI, BIRD etc exigiam cronogramas e protocolos de extincao do uso do CFC como condicao para conceder emprestimos…

  3. Os E U A munca se incomodaram

    Os E U A munca se incomodaram com isso.Sempre foram contra.

           Dentro de uns 2 anos estarão exportando petróleo.

                Eles estão pouco se lixando pra camada de ozônio.China ( porque precisa) e Russia ( porque vende, inclusive com contrato pros próximos milênios)

                 Sobra quem,então? A Marina?

                     Fala sério…

     

  4. Lembro-me que  os aerossóis

    Lembro-me que  os aerossóis tinham sido banidos por conta da ameaça que fazia à camada de ozonio. Hoje,  nas drogarias, imperam produtos como desodorantes por exemplo, em aerossóis,  .  Caiu a proibição ?

    1. Mudaram os propelentes.

      Há algum tempo o propelente utilizado era o freon, que era extremamente conveniente para a indústria (inerte, sem cheiro, etc…) mas daninho para a camada de ozônio.

      Era usado até para limpeza de placas de circuitos eletrônicos durante a fabricação e em alguns extintores de incêndio (evaporava completamente, sem deixar resíduos – mas aumentando o buraco…).

      O protocolo de Montreal proibiu seu uso nestas e em outras aplicações.

      Hoje usam-se outros propelentes (propano, butano, éter dimetílico, etc.), inflamáveis e tóxicos se inalados em grande quantidade. Em produtos alimentícios usa-se o CO2 e o óxido nitroso.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Aerosol_spray

      Em tempo, ao sucatear sua velha geladeira ou ar condicionado, o freon do sistema de refrigeração deve ser coletado por empresa especializada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador