Cientistas anunciam colapso de águas do oceano causadas por mudança climática

Fenômeno, que pode ocorrer a partir de 2025, deve provocar queda de temperatura em regiões da Europa e aumento do calor no Hemisfério Sul.

Crédito: jannoon028/ Freepik

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, afirmou que a possibilidade de haver um colapso na circulação de águas do Oceano Atlântico chega a 95% e deve ocorrer entre 2025 e 2095, causando alterações significativas no clima do planeta.

Conduzida pelo físico teórico Peter Ditlevsen e pela matemática e estatística Susanne Ditlevsen, a pesquisa indica que o grande sistema de correntes oceânicas AMOC (Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico, em tradução livre), está mais lento e menos resiliente – o que deve causar um colapso ainda este século.

O trabalho aponta ainda que, como 90% do calor global está armazenado nos oceanos, uma mudança nas correntes influenciaria o clima em diversas regiões do mundo. “O colapso da AMOC pode ter consequências muito graves para o clima da Terra, por exemplo, alterando a forma como o calor e a precipitação são distribuídos globalmente”, afirma Peter Ditlevsen.

Desta forma, a principal consequência do colapso da AMOC é a queda de temperatura em parte da Europa. Em contrapartida, o Hemisfério Sul pode ter aumento de temperatura.

A conclusão dos cientistas foi publicada na última terça-feira (25), na revista Nature Communications, é mais pessimista que projeções anteriores e reitera a necessidade de políticas globais urgentes para deter as mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador