Em meio a emergência, Rio Acre continua subindo e atinge 16,22 metros na capital

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Com a cheia histórica, o nível do manancial segue mais de dois metros acima do limite de transbordo, que é de 14 centímetro

Foto: © Pedro Devani/Secom Geral

O nível do Rio Acre subiu 14 centímetros entre as 18h de segunda-feira (26) e as 9h desta terça-feira (27), chegando à marca de 16,22 metros, de acordo com a medição da Defesa Civil de Rio Branco, que é feita a cada 3h.

Com a cheia histórica, o nível do manancial segue mais de dois metros acima da cota de transbordo, que é de 14 centímetros. “Com o nível atual, cada centímetro representa muito. Para se ter uma ideia, cada centímetro neste estágio é como se fossem 10 centímetros se o rio estivesse na cota de 12 metros”, explicou Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil na capital acreana.

Ao todo, são mais de 300 famílias atingidas, sendo que 11,5 mil pessoas já tiveram que deixar suas casas pela cheia, entre desabrigados e desalojados. Além disso, ao menos 23 comunidades indígenas no interior do estado também sofrem com os efeitos das enchentes.

No último domingo (25), o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 17 dos 22 municípios do estado por causa da cheia de rios e igarapés. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do estado, diz que a medida tem validade de 180 dias.

Considerando a interrupção da situação de normalidade e da rotina das famílias atingidas, bem como os impactos negativos causados ao sistema de transporte, à saúde pública e à segurança global, afetando a integridade e a incolumidade da população”, diz trecho do decreto.

Com informações da Agência Brasil, G1 e ac24horas

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador