Carlos Colla, o maior compositor de sucessos musicais, por Luis Nassif

Foi um dos mais prolíficos compositores brasileiros e o que mais emplacou músicas de sucesso nos mais diferentes estilos.

TV Brasil – Reprodução

Confesso que já ouvi muita música na vida, da mais tenra infância aos dias de hoje. Mas, anos atrás, em Guaranésia, ouvi pela primeira vez “Olhos de Luar”, de Carlos Colla. Quem cantou foi Gilberto Ribeiro Alves, o Tato, piloto-pintor-poeta da cidade. Foi um impacto imediato e a dúvida automática: Como nunca ouvi antes?

Tornou-se nosso hino. Eugênia cantou no nosso casamento, em Poços de Caldas, repetiu na comemoração, no bar do Alemão, e ninguém conhecia.

O auge do desconhecimento foi em um sarau na casa do Renato Teixeira, na serra. Presentes quase todos os sertanejos, Renato, seu filho Chico, Xangai, Zé Geraldo, Cacilda Memari e Tadeu Romano. Eugênia cismou de cantar. Suei frio, mas peguei o violão e fomos em frente.

Houve um pequeno incidente: com receio de desafinar, Eugênia estava cantando muito baixo. Eu pedia para ele aumentar o tom, e ela pensava que era o fim harmônico. Como não sabia onde estava o erro, reduzia ainda mais a voz. Terminou com os presentes com as mãos em concha para entender o roteiro.

Fiquei tão impressionando com a música que gravei uma Domingueira com Colla. Um personagem fantástico! A começar de seu início de vida, como assessor de dona Lyda Monteiro da Silva, secretária da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro, justo no período em que ela foi assassinada em um atentado a bomba, cuja autoria foi atribuída a agentes do Centro de Informações do Exército (CIE). Provavelmente, alguns deles ainda devem servir no Exército, quem sabe participar do Alto Comando, já que as Forças Armadas nunca tiveram.

Depois, decidiu fazer carreira como músico e mudou-se para Londres, tocando na rua. Antes disso, fez uma permuta de música com um jovem roqueiro iniciante, Roberto Carlos.

Foi um dos mais prolíficos compositores brasileiros e o que mais emplacou músicas de sucesso nos mais diferentes estilos.

Aqui estão alguns dos artistas que gravaram músicas de Carlos Colla:

  • Roberto Carlos gravou as músicas “Sonho Lindo”, “Falando Sério”, “A Namorada”, “Verdade Chinesa” e “Meu Disfarce”.
  • Alcione gravou as músicas “Sonho Lindo”, “Falando Sério” e “Meu Disfarce”.
  • Fafá de Belém gravou as músicas “Sonho Lindo” e “Vidro Fumê”.
  • Xuxa gravou a música “Vidro Fumê”.
  • Sandra de Sá gravou as músicas “Sonho Lindo”, “Falando Sério” e “Verdade Chinesa”.
  • Emilio Santiago gravou as músicas “Sonho Lindo”, “Falando Sério”, “A Namorada” e “Verdade Chinesa”.
  • Leandro e Leonardo gravaram as músicas “Sonho Lindo”, “Falando Sério”, “A Namorada”, “Verdade Chinesa”, “Meu Disfarce” e “Na Hora do Adeus”.
  • Chitãozinho e Xororó gravaram as músicas “Sonho Lindo”, “Falando Sério”, “A Namorada”, “Verdade Chinesa”, “Meu Disfarce”, “Na Hora do Adeus” e “Estou Apaixonado”.
  • Bruno e Marrone gravaram as músicas “Vidro Fumê”, “Bijuteria” e “Estou Apaixonado”.
  • Zezé de Camargo e Luciano gravaram as músicas “Vidro Fumê”, “Bijuteria” e “Estou Apaixonado”.
  • Sandy e Junior gravaram a música “Bijuteria”.

Gravei a live com ele e nos tornamos amigos em plena pandemia. Acompanhei seus últimos momentos, sua angústia quando precisou vender alguns imóveis para se sustentar.

Uma das perguntas que lhe diz:

  • Como você faz para se inspirar? Quando vem um intérprete que tipo de música ele pede?

E ele:

  • Uma música que faça sucesso. E eu faço.
Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amo tudo toda carreira todas composições somos primos descente dos Italianos Margarita montithelo e Angelo Cola meus tataravós que chegaram no Brasil no em um dos navios dos imigrantes em 1888 depois a Lei Áurea sou bisneto de Nicolo cola um dos filhos do casal teve Giovanni e Pedro não sei qual dos três era descendente o primo compositor Carlos Colla tanto faz com um L ou com dois Ls

  2. O Carlos Colla é um excelente compositor e cantor também. Voz afinada é uma sensibilidade incrível. Ainda por cima deu uma aula de política para um sofrível entrevistador. Nota 10 para Carlos Colla.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador