Três feras da MPB “Pertinho do céu” e do “Senhor do corcovado”

A partir da foto (acima) publicada no Grupo Arquivo Confraria do Chiado (Facebook), pelo coordenador do grupo Adilson Santos, vários comentários foram feitos, inicialmente, envolvendo o compositor Roberto Martins por conta do seu aniversário de 106 anos de nascimento e da sua inestimável contribuição à Música Brasileira. Sua filha Elizabeth Martins, como participante da Confraria, também, se manifestou.

Quem vê a foto pela primeira vez fica pensando o que os compositores Roberto Martins / Wilson Batista e o cantor Gilberto Alves estavam fazendo na subida do Corcovado.

No decorrer dos comentários nossas indagações foram respondidas/esclarecidas por alguns dos confrades presentes, a exemplo do escritor Rodrigo Alzuguir que registrou na sua recente biografia, ‘Wilson Baptista – O samba foi sua glória’ – que “Roberto Martins, Wilson Baptista e Gilberto Alves subiram até o Cristo Redentor para tirar fotos de divulgação da música ‘Senhor do Corcovado’” [autoria dos dois compositores gravada pelo Gilberto]. Ele, Rodrigo, ainda informa que na foto também “aparecem o motorista de praça que os conduziu e um amigo de Roberto”.

Roberto Martins, Wilson Baptista e Gilberto Alves

Senhor do Corcovado” (Roberto Martins/Wilson Batista) # Gilberto Alves. Disco Odeon (12082-B), 1941.

https://www.youtube.com/watch?v=1leTLlTFF18]

Rodrigo ainda tira dúvidas de outros confrades quando esclarece que “Roberto Martins e Wilson Baptista fizeram na subida ao Cristo, sacolejando dentro do carro pelas ruas de Santa Tereza, a música – ‘Pertinho do céu’ -, uma homenagem ao bairro. Eles foram lá em cima para divulgar ‘Senhor do Corcovado’, samba da dupla, que Gilberto já cantava na Tupi. No dia seguinte à ida ao Cristo, só Gilberto se lembrava da melodia de ‘Pertinho do céu’. Ele gravaria esse samba em seguida”. (Rodrigo Alzuguir).

Pertinho do céu” (Roberto Martins/Wilson Batista) # Gilberto Alves. Disco Odeon (12163-A), 1942.

Pertinho do céu” (Roberto Martins/Wilson Batista) # Claudia Ventura. Álbum O Samba Carioca de Wilson Baptista. Disco 2 / Faixa 14.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=7DFHqRMXt-8

Esta história rendeu este singelo post que divido a autoria com todos os confrades que participaram dos comentários. Além dos já citados, Gilberto Inácio Gonçalves, Milton Baungartner, Jairo Severiano e Luciano Hortencio.

************

Fontes:

– Foto inicial: Rodrigo Auzuguir e Elizabeth Martins.

– Fotomontagem: Laura Macedo.

– Grupo Arquivo Confraria do Chiado (Facebook).

– Site YouTube (Canal: “luciano hortencio”).

************

Laura Macedo

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fico imaginando o sufoco que

    Fico imaginando o sufoco que esse carro da foto não passou para chegar até alto do Cristo.

    Esses carros antigos esquetavam muito, pois os sistemas de refrigeração dos motores eram precários, e a subida até o alto é bem íngrime exigindo muto dos carros.

    Deve ter fervido uma barbaridade.

    Quem conhece a estrada sabe do que digo.

    Em relação aos personagens da foto, só conheço o Wilson Batista.

    Mas é uma foto histórica.

     

  2. Prazer em conhecer

    Gilson AS,

    Assim como você, também fiquei imaginando o sufoco de “viagem” rsrsrsrsrs

    Como você não conhece os outros dois protagonistas da histórinha vou colaborar para que tenha “Prazer em Conhecer” Roberto Martins e Gilberto Alves. (Clique nos nomes dos dois).

    Grata pelo comentário.

    Abraços.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador