A reforma gráfica do O Globo

Do Comunique-se

O Globo prepara mudança gráfica com maior integração com o online e novos suplementos

Jacqueline Patrocinio

O jornal O Globo vai estrear sua nova forma na edição do próximo domingo, 29, data em que comemora os 87 anos de fundação. A reforma gráfica do jornal contará com tipografia personalizada, logotipos remodelados, suplementos mais modernos e cor em todas as páginas.

As mudanças vêm sendo estudadas há dois anos, quando o jornal contratou a consultoria de design Cases i Associats, de Barcelona, e iniciou uma série de pesquisas com editores e leitores para encontrar a nova cara do veículo. A discussão foi liderada pelo diretor de Arte da Cases, Chico Amaral, e o editor de Arte do GLOBO, Léo Tavejnhansky.

O processo mobilizou toda a Redação do jornal, informa a equipe de comunicação. “O lançamento do novo projeto gráfico é mais um marco importante na história do jornal. Estamos fazendo um grande movimento de renovação do impresso”, destaca a diretora executiva de O Globo, Sandra Sanches.

Chico Amaral analisa a importância do redesenho e diz que até produtos bem-sucedidos devem ser revistos de tempos em tempos. “Eles devem estar atentos ao que acontece em volta, e responder a isso da melhor maneira. Não é trocar a tipografia. É introduzir uma seção nova, criar uma peça nova para acompanhar o texto, tornar o jornal mais claro, mais próximo do leitor, acompanhar as transformações da sociedade, sem perder sua identidade, sua alma”, afirma.

O diretor de redação, Ascânio Seleme, afirma que a mudança dará mais atualidade ao jornal e enfatiza a importância do impresso. “Em meio a tanta informação chegando por tantas plataformas diferentes para o leitor ao longo do dia, é o impresso que organiza, analisa, resume, aprofunda o debate”.

Além de redesenhado, O Globo adquiriu novo sistema editorial para permitir a integração da publicação nas plataformas impressa e digitais. No próximo domingo, o veículo já será totalmente produzido pelo novo sistema, o NewsGate.

Novidades nos suplementos
O caderno ‘O Globo Amanhã’ nasce de uma fusão dos suplementos ‘Planeta Terra’ e ‘Razão Social’. Com cerca de 30 páginas, o caderno vai tratar, todas as terças-feiras, de sustentabilidade e qualidade de vida, com conteúdo sobre meio ambiente, economia e sociedade.

Sem deixar de lado as notícias sobre o mercado editorial, o ‘Prosa & Verso’ estará mais aberto para debates e ensaios. A partir do redesenho, passará a ser um espaço de reflexão. A reforma gráfica envolve todos os suplementos, que ganharão mais espaço na primeira página do jornal.

Site
O site de O Globo também vai mudar para reforçar a sua relação com o impresso. A posição do logotipo do Globo na capa do site estará centralizado. As linhas verde e amarela ficarão em cima da marca, seguindo o padrão do papel.

Na web, as fotografias ganharão destaque e passarão a ocupar toda a largura da página. A novidade tem o objetivo de dar um maior peso à seleção de imagens da seção multimídia. A página do jornal na internet utilizará uma tipografia própria para títulos, personalizada e igual à que estará no jornal impresso a partir do próximo domingo.

Equipe de O Globo discute mudanças no jornal e no site (Imagem: Paula Giolito/O Globo)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador