NYT critica cobertura da imprensa sobre lei das domésticas

O jornal The New York Times publicou um texto assinado por Juliana Barbassa, correspondente da Associated Press, no blog Latitude (do departamento do International Herald Tribune) citando diversos exemplos onde a cobertura da imprensa brasileira critica a nova regulamentação, que concede mais direitos à categoria (como limite da sua carga de trabalho, horas extras, e férias, etc.).

Para a articulista, a lei está causando furor e sendo descrita como o fim da civilização – “uma revolução econômica em pé de igualdade com a abolição da escravatura”. A publicação afirma que o as empregadas domésticas “assumiram o degrau mais baixo na hierarquia social, econômica, racial e de gênero no Brasil, dando a todos mais um impulso para cima”, e sem eles, os outros darão um passo abaixo.

O NYT afirmou que graças à baixa taxa de desemprego, entre 5 e 6% e os programas de transferência de riqueza, o número de empregadas domésticas diminuiu de 7,2 milhões em 2009 para 6,7 milhões em 2011. Além disso, o salário médio da categoria cresceu duas vezes mais rápido que a inflação.

Entre as publicações citadas estão o Blog Anjos e Guerreiros, a revista Veja e o jornal O Globo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador