Zanin na alça de mira da imprensa, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Advogado de defesa de Lula conseguiu expor as vísceras do Judiciário como nenhum profissional que atuou no Mensalão

cristiano-zanin.jpg

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

A revista Época usou petistas ou foi usada por eles para atacar o advogado de Lula http://epoca.globo.com/amp/politica/expresso/noticia/2018/01/petistas-aconselham-lula-trocar-de-advogado.html.  A injustiça do ataque me parece evidente.

Desde antes da tragédia do Mensalão defendo o uso da tática da ruptura de Jacques Vergès https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/jacques-verges-e-a-autodestruicao-da-imparcialidade-do-juiz-por-fabio-de-oliveira-ribeiro. Cristiano Zanin optou por uma defesa técnica e foi extremamente competente. Qualquer que fosse a tática usada o resultado seria o mesmo, pois o judiciário brasileiro já é impermeável à Justiça.

Quando a convicção da culpa é formada por razões políticas e ideológicas o trabalho do advogado é ingrato e quase sempre não resulta em absolvição. Todavia, Zanin conseguiu expor as vísceras nauseabundas do Judiciário como nenhum profissional que atuou no Mensalão.

O mérito do advogado de Lula é evidente. Ele transformou a vitória política do TRF-4/mídia numa derrota moral, ética e jurídica do Judiciário aos olhos da imprensa mundial. Creio que o trabalho de Zanin foi subestimado pela revista por ódio: o dono dela acusou o poderoso gancho no queixo.

O isolamento global da imprensa brasileira começou após ela comemorar o Impeachment de Dilma Rousseff, pois aquele episódio foi reconhecido como um verdadeiro golpe de estado por jornalistas europeus, norte-americanos e russos. Esse isolamento aumentou em razão do dano colateral imprevisto decorrente da condenação de Lula. A consequência desse divórcio de representações pode ser devastadora para as pretensões neoliberais dos juízes que optaram por desmontar e doar o Brasil em troca de novos privilégios.

Não creio que outro advogado conseguiria fazer o que Zanin fez. Discordo da tática legalista que ele usou dentro do Tribunal, mas sou obrigado a aplaudi-lo pelo que ele conseguiu fazer fora do Judiciário.

Fábio de Oliveira Ribeiro

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Zanim e Valeska

    Zanim e Valeska venceram e tem vencido cada batalha. Não há nada à fazer quando a sentença já vem pronta. Que o digam a ovelha e seu algoz o lobo da fábula de Esopo.

    No combate final, em algum supremo, eu gostaria de ver além da defesa técnica uma defesa política. Alguma coisa que nas ponderações finais denunciasse o golpe judiciário e a “porcaria” perpetrada na aplicação da lei praticada no Brasil do golpe.

    Uma manifestação simples para o povo entender e repetir sempre. Dado às barbaridades cometidas, algo que desprezasse a justiça brasileira sócia do golpe diáriamente aplicado contra o povo, sem contudo deixar de reconhecer o valor da verdadeira justiça.

  2. Um monstro esse
    Um monstro esse Zanin.Talentoso,conhecedor profundo do direito e acima de tudo destemido.Seu grande exito foi ter conseguido que a maior fabrica de moer carne humana do mundo,a midia brasileira,mancumuda com um Judiciário corrupto e criminoso,fosse mostradada ao mundo o modos operandi dela,e o julgamento de Lula mada mais era de que um jogo de cartas marcadas.O vez com rara mastria.

  3. Zanin foi sensacional, agiu

    Zanin foi sensacional, agiu com maestria, sua serenidade e firmeza expuseram ao Brasil e ao mundo a parcialidade do judiciário  brasileiro. Zanin foi coerente tratou as diversas instâncias judiciais como queria ser tratado. Zanin será lembrado sempre. Esses juízes serão esquecidos.

  4. A Senha Lindenbergh

    Os advogados de Lula tem uma postura ética e civilizada como deveriam ter advogados que militam num país civilizado, num país onde a democracia impera e a justiça e a mídia são isentas e imparciais.Infelizmente como estão militando num país dominado por um golpe jurídico midiático são vistos como fracos e incompetentes, além de agirem fora da constituição. O que me preocupa hoje, mais do que ontem é que figuras de luta como o senador Lindenbergh Farias já admitem explicitamente que: “Mesmo condenado Lula será candidato” Será esta a senha da iminente e irreversível prisão do Lula?

  5. Entrar para a História, diria
    Entrar para a História, diria Raul Seixas, é com vocês. Mas entra-se nela, eventualmente, mesmo sem desejar. O problema é ao lado de quem. Os desembagrinhos? Os três patetas da ditadura já estão lhes reservando espaço. O Zanin? Sobral Pinto o espera.

    1. Corrigindo…

      “Lula era uma voz compreendida pelo povo e por isso competia com a Globo, o que era inaceitável para a Quadrilha da Fifa”

      Lula É uma voz compreendida pelo povo e por isso competE com a Globo, o que É inaceitável para a Quadrilha da Fifa.

  6. A revista morta-viva (sò

    A revista morta-viva (sò falta deitar…) atacou o valente advogado?

     

    Isso é elogio, ficaria preocupado se recebesse prêmios da quantoé……….

    1. PIG

      quando o partido golpista saca um nome para desmoraliza-lo, é evidente que este nome lhes impos ou imporá uma grande derrota. Fica patente que Zanin estremeceu o alicerce do golpe. Só não vê quem não quer.

  7. Zanin e Waleska com muita

    Zanin e Waleska com muita calma e serenidade desmontam ponto a ponto a farsa. Impressionante a calma clareza com que explica o absurdo judicial. Grandes profissionais e brasileiros de primeira categoria. Não saíram do tom e seguraram com maestria o vômito pois defender alguém contra algozes é malhar em ferro frio.

  8. Dr. Zanin, um herói da advocacia!

    Eu advogo por quase 25 anos e tenho a dizer que nesse período, o Dr. Zanin fez mais pela advocacia, que a própria OAB, portanto, Dr. Zanin, receba meus sinceros agradecimentos, pela postura corajoza, correta e absolutamente dentros dos princípio maiores da Constituição Federal, na defesa do estado de direito!!!

  9. Instituição automata?

    O judiciário são milhares de profissionais!

    As decisões de alguns são convalidadas por todos os seus membros?

    Se há quem descorde, tem sua voz ouvida?

    Com a palavra quem não concorda com este prenúncio de ditadura, que certamente, um dia acabará!

  10. Gratidao a Zanini e waleska

    Eu tambem quero deixar claro minha gratidao aos advogados Zanin e Waleska, sua equipe e seus colaboradores.

    Contra o arbitrio, a fraude, o abuso, o lawfare, enfim, a razao e justica nao tem como triunfar. Mas a Lava Jato, suas ramificacoes no judiciario, tiveram que pagar um preco bastante elevado por sua vitoria – e que por carecer de legitimidade, sera’ de curta duracao. E’ o que eu espero, embora nao tenha certeza.

    Campeoes da justica, que Deus os ilumine e proteja, agora e sempre.

  11. Correta

    a estrategia: “Cristiano Zanin optou por uma defesa técnica e foi extremamente competente.”

    Já o pt, como sempre, adota a estratégia errada. Acreditou e ainda acredita que a justiça no Brasil é justa.

    Não é. Por consequencia o pt sempre perde e fica como criança emburrada, dando declarações ao PIG.

    pt, na sua quase totalidade é feita de cagões e frouxos, vide o zé, o mercatonto, e outros

     

  12. Passos de Dilma e Zanin

    Os passos desses 2 republicanos é irretocável (palavra do ano). Os passos são de estadistas que estão lutando na arena universal do direito cidadão e justiça soberana. É visivel (e risivel) o quanto o golpe perde eficacia quanto mais aprofundam o estado de exceção. Como disse o outro, lula é o torrão de açucar e a macacada está toda pendurada na armadilha do coco.  Falta apenas o gatilho para caçar um a um!

  13. Zanin, a Pedra no Caminho da Farsa Lavajateira

    Zanin e toda equipe do escritório Martins estão sendo ouro, prata e bronze, o que não foi conseguido por consagrados profissionais burocratas do direito na atuação da defesa, no ‘Mentirão’.

    Combinando a necessária defesa técnica a essencial defesa política, ausente no Mentirão, equilibraram-se com extrema competência e contundência no enfrentamento da farsa jurídica, em processos sacados contra Lula, e vencem a batalha, pois a condenação lavajateira de Lula é certa, o que não esperavam é a dificuldade imposta que obrigou-os perderem a agenda política, com o prolongamento do andamento do processo, em função da excelência da defesa que os fustigou e fustiga inclusive no campo internacional, permitindo tempo para Lula assumir o protagonismo nas eleições de 2018 e, pior, obriga-los a se exporem de tal forma e metodos, que chegaram ao final do primeiro processo com um imenso carimbo de farsa jurídica escancarada na testa, que a mídia sócia tenta desesperadamente reverter, o que era irreversível e agora toma forma e rumo de tornar-se escândalo em escala mundial, que a cada dia ganha dinâmica própria, internamente e externamente, bastando aguardar o desmoronamento lento e contínuo do castelo jurídico lavajateiro no Brasil.

    Apenas no julgamento em Porto Alegre, dia 24, perdeu-se a oportunidade de algum ‘espírito antenado’ ter proposto a Zanin e esse a Lula, que utilizassem o tempo reservado, para dizer que não iriam utiliza-lo à defesa técnica no processo por considera-lo desnecessário face os antecedentes enfrentados e sabendo-se os votos definidos, confirmando por 3 x 0 a condenação, com igual aumento coincidente da pena (eram sabidas barbadas e caso não confirmadas não afetariam a sequência), com o recurso da defesa ignorado e estando a condenação decidida desde antes de 17/03/14, quando foi lançada a operação jurídico-midiática lavajateira, visando com a fachada de ‘combate a corrupção’, tirar o PT do poder e com Lula, também do cenário político brasileiro. 

    E prosseguiria dizendo que, de comum acordo com Lula, passariam a ler  nota do mesmo explicando por que seria confirmado culpado e condenado no TRF-4:  

    “Estou condenado pelo jurídico lavajateiro e sua parceira no processo, a mídia, desde antes de março de 2017, e por que sou culpado? 

    Sou culpado por termos tirado milhões de brasileiros da miséria, fruto da desigualdade, obra prima dos que me culpam e condenam.

    Sou culpado por termos construido xxx escolas técnicas em 12 anos, contra as xx construídas por eles, em mais de cento e vinte anos de república.

    Sou culpado….. (e por aí seguiria e caso impedissem, recolhia-se a papelada e a defesa abandonaria o recinto da farsa, passaria pela retaguarda da tropa de choque posicionada na ponte e uniria-se aos milhares de manifestantes no Parque do Anfieteatro do Por-do-Sol, iniciando passeata de encerramento até o centro de Porto Alegre, antes que um dos três boçais  confirmassem a denúncia de jogo jogado na farsa lavajateira. Encerrariamos a farsa antes mesmo de começar).

  14. Concordo cobio Oliveiram Fá

    Os que lêem meus comentários neste GGN, agora censurados, e noutros portais e blogs progressistas e independentes devem ter notado que muitos deles terminam com a seguinte afirmativa;

    “Embora os golpistas tenham em mãos o aparato de Estado, inclusive o da repressão e da violência, histórica, sociológica, moral, ética polítca e jurìdicamente eles ESTÃO SENDO E SERÃO FRAGOROSAMENTE DERROTADOS”.

    A afirmativa anterior decorre da atuação brilhante dos advogados que defendem o Ex-Presidente Lula, assim como dos meios de comunicação  independentes, ou seja, dos portais e blogs independentes, tais como GGN, DCM, O Cafezinho, Brasil 247, Tijolaço, Blog da Cidadania, Blog do Marcelo Auler e outros, que com perspicácia, obstinação, desprendimento, amor pela profissão e pela Democracia desmascararam, desnudaram e expuseram à luz solar as entranhas pútridas e fétidas de ORCRIMS institucionais judiciárias, políticas e midiáticas, em especial as primeiras, cuja mais acintosa e desavergonhada representante é a Fraude a Jato.

  15. Zanin

     Penso que o advogado Zanin e equipe fizeram um trabalho impecável ! Merece aplauso ! Todavia, deveria ser ‘oxigenada” a defesa do Lula. O advogado e professor Mauricio Dieter, entrevistado recentemente pelo El Pais, seria o defensor exato para o momento atual da defesa do petista ! Dieter é criminologo, penalista, pos doutor reconhecido pela academia, além de ser oriundo da UFPR, donde saíram Fachin, Moro, Dotti etc. O melhor antidoto contra o veneno, é o extraído da origem !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador