Atingidos por barragens vivem terror com nova reintegração de posse em MG

Atingidos e atingidas pela barragem de Irapé, Itapebi e diversas outras, residentes no Acampamento Princesa do Vale em Almenara vivem dias de insegurança e medo.

do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

Atingidos vivem terror com nova reintegração de posse em MG

Após diversas manifestações e uma liminar de reintegração de posse derrubada, a situação de desespero e abandono pelo poder judiciário retorna com uma nova data: mais uma liminar de reintegração de posse está marcada para segunda-feira, 8 de julho de 2019.

Depois de serem coagidos com violência verbal em uma audiência irregular promovida pelo juiz da Comarca de Almenara, as lideranças do acampamento foram obrigadas a assinar um acordo para deixarem o local, com um plano de desocupação impróprio. A irregularidade da audiência coordenada pelo juiz foi uma tentativa desesperada de prejudicar moralmente os representantes dos atingidos, tentando cumprir uma reintegração de posse sem a presença da Defensoria Pública, sem uma intimação prévia para os advogados defensores dos atingidos e com uma liminar que anteriormente foi derrubada por instâncias superiores, o que classifica a ação como um grave erro jurídico.

Moram no acampamento 200 famílias representadas pelo grupo Rocha e Silva advocacia e nas extremidades, mais de 200 famílias sem uma representatividade jurídica, totalizando 400 atingidos desde idosos, crianças e doentes prestes a serem despejados de suas residências e perderem o meio de sustento através da agricultura familiar.

Os acampados e o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB, que desde março de 2019 acompanha a situação de perto, vem fazendo diversas denúncias e já enviou uma carta ao Conselho Nacional de Direitos Humanos informando sobre a situação das famílias.

Leia também:  Movimentos pacíficos são mais eficazes à democracia do que ações violentas, defende Alfredo Valladão

Os atingidos e atingidas exigem uma explicação justa sobre porque precisam deixar a terra onde vivem e produzem, que anteriormente estava abandonada, descumprindo sua função social. Exigem também uma explicação do juiz da comarca de Almenara pela ilegalidade em conduzir a audiência, coagindo os atingidos e atingidas e insistindo na retirada das famílias.

A população e o MAB seguem em vigília até que a normalidade volta ao Acampamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

1 comentário

  1. Salvem! O Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Da Morte do Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da Tragédia de Brumadinho MG.

    1- Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, não foi Projetada para Fins de Estocar o Mar de Lama. Irá Romper e matará todo o Grande Lago da Represa de Treis Marias no desaguar o Rio Paraopeba perto de Felixlândia MG; Com esse Mar de Lama da Tragédia de Brumadinho MG; vai matar toda Bacia do Rio São Francisco.
    2 Necessitam de Construir uma Barragem Forte ou Muro contenção para deter todo Mar de Lama, bem abaixo no Município de Pompéu MG; da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja. Assim poderá Salvar toda Bacia do Rio São Francisco.
    3 E agora será ESPERAR ou EVITAR pela morte igual ao Rio Paraopeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, é um dos mais importantes rios da América Latina, o rio passa por 5 Cinco Estados e 521 municípios (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, até o Mar entre, Sergipe e Alagoas com 34 Bacias; e também Distrito Federal Brasília).

    4 Transposição do Rio São Francisco “Ao desviar” Levará o Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG. As águas do rio para áreas assoladas pela seca. Aos canais que liguem rios perenes a rios intermitentes, atendendo as populações dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais Oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população se deve; fechar ou não a entrada da transposição do Rio São Francisco.

    (Isso já aconteceu com Rio Doce Morto pela Mineradora VALE e SAMARGO na Tragédia de Mariana até o Mar do Espírito Santo).

    5 Como foram percebidos e fechados alguns dos canais Estreitos da Transposição do Rio São Francisco Para todo o Nordeste, Pela Pluma Toxica passada por camada fina da Barragem Retiro de Baixo no Rio Paraopeba, Do Município de Pompeu MG.
    6 Sendo obrigatórios os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas; enviar Engenheiro especialista em Barragem para dar Laudo. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população. Inclusive o Estado de Minas Gerais.
    7 Obrigatoriamente Os governadores de o Estados enviarem Recursos financeiros e Trabalhadores Especializados como Engenheiros, Mestres de Obras, Pedreiros etc. Materiais de construção todos, Maquinários Pesados, para Estado de Minas Gerais e fazendo pagamentos em dia a esses trabalhadores e custeando todas as despesas.
    Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).
    8 Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas e do distrito Federal Brasília, e os Governadores dos estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco também, Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. E Minas Gerais, tem por prioridade de defender a vida humana, as Cidades e os rios, Florestas, Animais Selvagem e o meio Ambiente; Pois não Haverá Agropecuária se deixarem o Rio São Francisco morrer pelo Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG.
    9 Para o Governador Romeu Zema, Enviar Kit Medico para Exame de Ferro, para Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco; Para constatar Morte de Crianças ou Adultos se Houver.
    Além de Enviar vacinas contra Malaria e Dengue, estender o Plano Medico; Previdência social, ex Plano medico dos professores e funcionários públicos as crianças a todas as pessoas Doentes atingidas em consequências dos Rejeitos de Mineiro de ferro.
    ** Mata todo o Rio por Soterramento e Lama acumula nas margens e com as chuvas sempre cairá nos rios continuamente. A turbidez impede a Fotossíntese da água; Mata o Produtor Fitoplâncton e no Maximo terão arvoredos e graminhas nunca mais florestas. Os Rejeitos de Mineiro de ferro pavimenta seja vira cimento duro **. Os Mosquitos são os primeiros colonizadores adoram áreas devastadas trazendo doenças…
    Ser obrigatório ter agentes DENATRAM e com parceira com Guardas Municipais 24 horas controlando transito nas cidades estão em obras de Muro de contenção ou Barragens de Rejeitos de Mineiro de ferro.
    10 Construir na em paralelo a Margem Direita Rio Paraopeba 1 Margem Esquerda Rio Paraopeba 2. Córregos e afluentes e Mananciais com água Pura e cristalina desviada para novos percursos Com Retro Escavadeira com percurso 85 km.
    Fechando todo desaguar de água no Leito do Rio Paraopeba Secando – o.
    11- Bloquear 500 milhões de Reais para garantir essas obras essenciais libera- lãs na medida em que forem concluídas. Estender o Pré – Acordo da VALE, do Rio Paraopeba. Para todas as Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e Toda Bacia do Rio São Francisco. Os atingidos receberão, a princípio, por um ano, o valor de um salário mínimo para cada adulto, além de meio salário mínimo para cada adolescente e um terço para cada criança atingida pelo rompimento da barragem por direito, pois a pluma toxica já passou Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, atingindo a Repressa de Treis Marias e toda Bacia do rio São Francisco.
    12 – Captar água acima do Córrego do Feijão no Rio Paraopeba não Atingido por Rejeitos de Mineiro de Ferro e fazer a transposição do Rio Madureira para abastecer A Capital Belo Horizonte MG.
    13 Ter uma Comissão Efetiva de Deputados de Minas Gerais: Para acompanhar a Retirada dos Rejeitos de Mineiro de Ferro de Todas as Barragens Amontantes. Pondo um Fim ao Ciclo de Destruição em primeiro lugar observar o tempo a s chuvas as inundação de exoradas, o caráter de urgência imediata, para Salvar Cidades e vidas humanas evitando novas tragédias, Prevalecerá às decisões.
    E não os prazos longos requeridos por mineradoras como VALE e outras etc.
    Pois segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora. O Laudo é todo Rio atingido por Mineiro de Ferro Leva 150 anos para Recuperar a Vida.
    14 Estão Mortos o Rio Doce e o Rio Paraopeba. Evitar novas Tragédias; Que serão a do Rio São João e os Balançais de água doce da Serra Gandarela. Morte do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco. Diversas outras Cidades que poderão ser atingidas: Paracatu, BARRÂO de COCAIS, MACACOS, CONGANHAS a cidade Histórica com obras de Aleijadinho, Ouro Preto, Ilha Formosa, Nova Lima etc.

    15 Necessários Tornar área de Preservação ou Reserva Ecológica: O Rio São João, Rio Conceição e Rio Prata, pois assim será obrigado tomar todas as medidas preventivas, para evitar suas Mortes.
    Inclusive Mineradoras de concessão a outros Países Como Inglaterra, Sendo obrigado ajudar Socialmente as cidades onde atuam, como as empresas Estrangeiras, Inter – Nacionais e Empresas nacionais brasileiras.
    Sendo obrigatório informar todas as obras ou Muro de contenção ou Barragem de Mineiro Ferro apresentando o CREA do Engenheiro Responsável pela obra e o aval das Mineradoras. Capacidade de Retensão a Vazão e finalidade da se a obra para proteger quais Cidades, ou o Rio, á Câmara dos Vereadores de cada Cidade. Em construção antes terminada obra obrigatoriamente, não deixando apresentar após obra terminada sujeita a penalidade da Lei em Vigências atualmente.
    16 Para todos os Deputados Votem e o Presidente da Assembleia Legislativa de MG. Por em Pauta para Votação. AUGUSTIM PATRUS.
    Por que isso é importante?
    I – Para evitar tudo isso Rio são Francisco ser Morto por Rejeitos de Mineiro de Ferro; Porque não constroem uma Barragem Forte ou Murro de Contenção e projetada para deter o Mar de Lama.
    Abaixo da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG; no Maximo distancia 500 metros para em casa de rompimento não atingir velocidade na evasão da água;
    II- Só assim pode salvar o Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Pois pluma toxica esta passando dessa Barragem e irá Romper; Pois não foi feita ou projetada, para estocar todo Mar de Lama vindo da Tragédia Brumadinho MG pelo RIO Paraopeba.
    III – O verdadeiro Ambiental ismo seria por para Área preservação ou reserva Ecológica: O Rio São João, Rio Conceição, Rio Prata. Sendo que o Rio doce já foi morto pela Mineradora VALE e SAMARGO. E também Rio Paraopeba está morto.
    IV Sendo obrigatório informar todas as obras ou Muro de contenção ou Barragem de Mineiro Ferro apresentando o CREA do Engenheiro Responsável pela obra e o aval das Mineradoras. Capacidade de Retensão a Vazão e finalidade da se a obra para proteger quais cidades, ou o Rio.
    V Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua o Mar entre, Sergipe e Alagoas e do distrito Federal Brasília, e os Governadores dos estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco também, Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Necessário em caráter de Urgência imediata para Salvar o Rio São Francisco e sendo obrigatório a publicar em Jornais oficiais em seus respectivos Estados esclarecendo a população. Inclusive o Estado de Minas Gerais.
    Enviarem Recursos financeiros e Trabalhadores Especializados como Engenheiros, Mestres de Obras, Pedreiros etc. Materiais de construção todos, Maquinários Pesados, para Estado de Minas Gerais e fazendo pagamentos em dia a esses trabalhadores e custeando todas as despesas.
    Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).
    VI Nunca Esperar pela ação da VALE Mineradora a Causadora, Precisa de Salvar o Rio São Francisco com Urgência imediata Antes da Chuvas de Novembro e Dezembro do ano 2019. Talvez a VALE pode ou não fornecer alguma assistência.
    https://www.obugio.org.br/petitions/salvem-o-rio-sao-francisco-e-toda-bacia-do-rio-sao-francisco-da-lama-trazido-pelo-rio-paraopeba

    https://www.facebook.com/CBHSaoFrancisco/videos/1268747023297095/

    https://www.facebook.com/CBHSaoFrancisco/videos/1268747023297095/?t=0

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome