PM dispersa manifestantes do Passe Livre em São Paulo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

Por Bruno Bocchini 

O protesto contra o aumento do preço das passagens do transporte coletivo em São Paulo foi dispersado por volta das 19h30, depois de a Polícia Militar entrar em confronto com manifestantes no início da Avenida 23 de Maio, no centro da capital.

O local transformou-se em um campo de batalha. A polícia jogou bombas de gás e disparou em direção à multidão. Alguns manifestantes arremessaram garrafas e pedras nos policiais. A maior parte dos participantes do ato deixou o local pelas ruas próximas ao Terminal Bandeira, no centro da cidade.

Desde o início da manifestação, os policiais cercavam os manifestantes, em uma tática denominada “envelopamento”, em que os ativistas são bloqueados pelas laterais e pela retaguarda da passeata por um cordão policial. No entanto, quando a manifestação chegou ao início da 23 de Maio, após passar por debaixo do Viaduto do Chá, os participantes do protesto, repentinamente, correram em direção à pista que não estava bloqueada pelo policiamento e para um local da avenida onde não havia policiais.

A ação dos ativistas pegou a polícia e alguns motoristas desprevenidos. Dois carros ficaram presos entre os ativistas e os condutores tentaram escapar usando marcha à ré. Os policiais correram em direção aos manifestantes na tentativa de refazer o cerco original e afastar os ativistas do veículos. A ação da polícia gerou confronto com os manifestantes.

Os policiais passaram então a disparar contra a multidão e a lançar bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio. Parte dos ativistas atirou garrafas e pedras nos policiais. Rojões foram arremessados contra a polícia. A partir desse momento, começaram a ocorrer atos de vandalismo. Lixeiras foram queimadas, carros apedrejados e ônibus, destruídos por mascarados.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um policial foi ferido por um pedrada durante a manifestação. A SSP, no entanto, não informou se houve feridos entre as pessoas que participaram da passeata. A secretaria informou que uma pessoa foi presa por depredar uma van do Sistema de Captura e Transmissão de Imagens da PM.

*Colaborou Camila Maciel

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 9 PASSOS PARA FORJAR UMA EVIDÊNCIA
    Jornalistas livres

    9 PASSOS PARA FORJAR UMA EVIDÊNCIA

    Durante a ação policial no ato desta sexta-feira contra o aumento da tarifa, quatro estudantes foram revistados e interrogados pela Polícia Militar. Um PM colocou na mochila de um deles um material suspeito, tido como explosivo, que havia sido encontrado junto a um poste.

    Um dos meninos, Matheus Machado Xavier, 19 anos, ativista do Movimento Passe Livre, de São José dos Campos, foi acusado pela polícia de ser o dono da mochila. Ele encontra-se agora no 78° DP.

     

    https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/338248989632318/

    1. Entao denunciar e facil o

      Entao denunciar e facil o negocio é provar né?

      Não é assim tambem , chega e simplesmente afirma que a PM forjou algo com alguem s/ que haja o menor indicio que corrobore isso, até porque ja que eles são tão “ativistas” alguem já pensou em usar um celular para filmar esse tipo de coisa?

      Hoje todo mundo é um “camera man” certo?

      Sem que tenha provas essa afirmação flerta com algo gravemente leviano, tá parecendo o tal estupro feito por homens da Rota na desocupação do Pinheirinho, meio mundo saiu denunciando e como esta este assunto?

      Depois falam mal da mídia…

        1. Perfeito
          Na minha opinião

          Perfeito

          Na minha opinião isso prova sim que não é do rapaz.

          O merda do PM pode alegar qeu foi vitima do outro animal fardado que em uma demonstraçao PLENA DE RETARDO MENTAL mistura evidencias de um crime potencial com itens de pessoas averiguadas.

          Por burrice ou má fé esses ANIMAIS FARDADOS não podem exercer a funçao pois são uma ameaça a qualquer pessoa que esteja sob seu arbitrio.

          Parece que é coisa pouca mas não é nao.

          É MUITO GRAVE O PROCEDIMENTO DESSES IMBECIS.

          Foi filmado e se não fosse?

          E se fosse um explosivo e se tivesse havido vitima fatal decorrente de outros explosivos?

          Esses caras ( mesmo que sejam vandalos ou não ) estariam ferrados SA

          é INADMISSIVEL que esses monte de qualquer coisa fardados possam ser tão INCOPETENTES OU CRIMINOSOS nos seus atos.]

          ABSURDO , tai, essa são as coisas que a esquerda e os ditos movimentos social deveriam fazer uma histeria.

          Onde esta o SUPLICY ou representantes de direitos humanos para ir na delegacia e denuncia uma coisa dessa?

          Ou só da para fazer isso com o Mano Brown?

          Da licença…

  2. Os quebra quebra é culpa da

    Os quebra quebra é culpa da omissão policiaL que por falta de comando ou por isso mesmo permite que a situação ganhe corpo.

    Oras todo mundo sabe como funciona isso, esse tal de ” envelopamento” é ridiculo…rs

    Temos uma manisfestão que segundo as leis de um regime democratico os manifestantes podem seguir um roteiro e escolher pontos especificos para se reunirem.

    O caminho deveria ser todo coberto por um cordão de isolamento feito pela PM e pela Guarda, efetivo para isso existe.

    O cordão de isolamnto deve acompanhar todo o trajeto, nos locais de reunião dos tais manifestantes a presença policial para limitar o perimetro onde estejam deve ser maciça.

    No primeiro sinal de vandalo querer retirar algo para colocar em via publica a tropa age , é simples assim.

    mas não, ficam olhando de longe enquanto a cidade pega fogo, para só intervir quando já há depredação, onibus atacados e segue-se aquela correria ridicula, o transito parado, e depois do carnaval quando meio mundo de gente no horario de pico foi prejudicada ficam desfilando com viaturas da força tatica em alta velocidade em um ademonstração de força absolutamente gratuita.

    PATETICO!!!!!!!!!!!!!!

  3. Quem está por trás

    Quem está por trás destas manifestações são os rentistas. é só o COPOM parar de aumentar os juros por um tempo, que o passe livre volta a manifestar.

    Então, os coxinhas alienados, que reclamam da inflação e querem um “passe Livre” ( que na verdade nem existe, pois não há almoço grátis)  que apanhem, e levem bala de borracha nas costas para defenderem os que querem a ruína deles e do país.

    Enquanto isto os rentistas assistem isto, de suas confortáveis salas com ar condicionado, e dão boas risadas daqueles que manifestam e apanham por eles.

    1. Eu completaria com

      Alckimistas e sua tropa.

      Aécim e sua vontade ( que não acaba) de tomar a cadeira da presidente, e  para isso, quer ver o circo pegar fogo.

      O FHC, para dar umas novas entrevistas, falando mal da Dilma.

      Os coxinhas , para treinarem seus pontapés.

      E finalmente e tb principalmente, colocarem o Hadad no meio do circo imundo deles todos.

  4. O problema do MPL é a falta de transparência
    Minha paciência com MPL acabou em 2013.
    Foi lá que eles mostraram quem são. Por seus atos ficou evidente que NÃO estão a serviço do povo.
    Aumento da tarifa é só pretexto. Quando o valor subiu de R$ 3 para R$ 3,50, não se viu o MPL nas ruas. Agora que é ano de eleição, os caras aparecem, com violência de sempre.
    Quem é do POVO não destrói o patrimônio público. Nas ocupações nas escolas estaduais, os meninos anônimos deram uma inesquecível lição de como é o patrimônio público deve ser cuidado. Sob a liderança de Lula, nunca se soube de metalúrgico destruindo fábricas, imóveis ou carros dos patrões. Por isso Lula é o cara e o MPL é mais um movimento burguês, de origem suspeita (pq não explicitada), sem nenhuma aderência popular.
    Em 2013, o início das manifestações foram muito bonitas. O movimento captou o sentimento de desconforto das massas, mas logo tudo virou violência gratuita.
    Os caras estavam emponderados o suficiente para interromper os movimentos de rua, mas prosseguiram. Veja e Globo chamaram e eles foram. Quando Haddad chamou para negociar, tripudiaram. Na verdade, não negociaram pq a tarifa nunca foi a questão, só o pretexto.
    Até hoje não se sabe quem banca o movimento e onde quem paga a conta quer chegar. A única coisa que se depreende de seus atos é que seu fim nada tem a ver com a democracia, nem com a luta contra as desigualdades sociais.
    No final das jornadas fracassadas de 2013 (o PT venceu a eleição presidencial de 2014), um jornalista perdeu a visão e um cinegrafista perdeu a vida. A responsabilidade é do MPL, que teve o poder nas mãos e lambuzou-se com ele.
    Esse movimento não me representa. Recuso-me a seguir quem faz da violência seu modo de agir e ainda se mostra indiferente com dor e a morte que provocou.

    1. Falou e disse

      Só acredita ainda nesse MPL a Velhinha de Taubaté. Aliás, acho que nem ela. Só quem tem interesse no que eles propõem.

      1. Exatamente

        Anarquista Lúcida. Já vai começar a baderna do MPL, que de livre não tem nada. Tem sim , muitos compromissos com “alguéns”.

        Abração

         

      1. Antes de ofender ao outro, argumente
        Esse tipo de comentário fortalece meu ponto de vista. Quem age com violência e se nega dialogar só vai produzir mais ódio, se vencer.
        De novo: o MPL teve o poder nas mãos e se lambuzou. Podia estancar a violência das ruas, mas não o fez. Preferiu os holofotes da mídia à negociação adulta. É responsável pela morte do cinegrafista, portanto. E pelo rastro de destruição que provocou na cidade.
        MPL: fim da linha.

  5. PM=espancamento

    Quando de nossa passeata em Dezembro, quando mais de 70 mil pessoas desceram pela Consolação, lá estavam os PMs armados, em frente a concessionárias de carros, bancos, lojas grandes, postos de gasolina. Não nos atacaram apesar de sua simples presença ser desconfortável. Não houve incidentes em nosso protesto e eles não puderam exercer seu sacrossanto dever de espancar as pessoas, diferente do que haviam feito com as crianças nas escolas de alckmin. Tenho certeza que se esboçássemos qualquer movimento que julgassem perigoso não exitariam em nos agredir. Não sei o que houve na passeata dos 30 centavos, mas certamente fizeram o que mais gostam, espancar. 

    1. Toda violência é condenável
      Principalmente, se for gratuita.
      Acontece que em 2013 vcs inauguraram o ciclo de violência física contra pessoas e contra o patrimônio da cidade.
      A morte do cinegrafista, o tiro no olho do jornalista e no lombo de tantos outros, a destruição de agências bancárias, de pontos de ônibus, de estações do Metrô, de lojas, a tentativa de invasão no prédio da prefeitura, a queima de veículos, até um escritório do PT sofreu vandalismo, coisa que nem na ditadura militar se ousou fazer.
      Entendo que agora vcs foram vitimas da violencia policial. Mas simbolismo dessa violência toda que vcs provocaram no passado é forte demais. Se forem às ruas, vcs estão e estarão por sua própria conta e risco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador