UNE vai formar comitês contra impeachment nas universidades

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A UNE (União Nacional dos Estudantes) vai formar comitês contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em universidades, com apoio dos docentes, funcionários e universitários. Segundo o colunista Ilimar Franco (O Globo), a ideia é defender o mandato de Dilma, mas também formular uma pauta pós-crise. “A ação foi decidida em reunião da direção nacional da entidade anteontem”, publicou o jornalista nesta terça (12).

Durante as manifestações contra o ajuste fiscal, contra o impeachment e pela saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), em dezembro passado, a presidenta da UNE, Carina Vitral, relembrou a trajetória da entidade na defesa da democracia e legalidade.

“Nós temos autoridade moral para falar de impeachment, nós fomos os caras-pintadas que derrubamos pela primeira vez um presidente da República através de impeachment. Nós sabemos ler a Constituição, sabemos que tem que ter crime de responsabilidade. Diferente do ex-presidente Collor, não tem nenhuma acusação contra a presidenta Dilma. Por isso, nós dizemos não ao impeachment! E também Fora Cunha! Nós queremos ele fora da Câmara dos Deputados já!”, ressaltou, à época.

A UNE também participou, como “amicus curiae”, do julgamento no Supremo Tribunal Federal de uma ação do PCdoB que pediu à Corte a definição do rito do impeachment. Na ocasião, o advogado e presidente da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, falou em nome da União, pedindo o cumprimento do amplo direito de defesa de Dilma. Ele também defendeu o quórum de 2/3 dos votos totais em todas as manifestações plenárias da Câmara e do Senado, como ocorreu no rito de impeachment do ex-presidente Collor.

A tese acabou sendo vitoriosa no STF.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atenção estudante: você não
    Atenção estudante: você não precisa da UNE para ter sua carteirinha! A entidade já recebe o suficiente do governo que cortou milhões do orçamento da educação.

  2. Esta diretoria da UNE é

    Esta diretoria da UNE é convincente.

    Primeiro transformou o movimento estudantil numa inércia pró-Impedimento.

    Agora vai combater o Impeachement, porque detesta a língua portuguesa. 

  3. a une não é e jamais será

    a une não é e jamais será aparelhada por governo algum…

    tanto é que se reunirá para discutir propostas,

    como qualquer movimento social faz com todo o direito….

    afinal, não vivemos numa democracia, conquistada, aliás,

    com a colaboração fundamental dos estudanrtes?

    a une tem um história coerentre de lutas  pela democracia.

     

     

  4. […nem tava sabendo de que

    [ …nem estava sabendo de que UNE costuma frequentar 78% presencial, nas horas vacantes da doutrina partidão, as universidades… ]

  5. carina vitral

    esta Carina Vitral não pode ter participado do movimento caras pintadas, a não ser no colo de seus pais, ou….. está a muito tempo na faculdade…. por favor pare de falar bobagens…

  6. Se vocês acham que a UNE vai

    Se vocês acham que a UNE vai ser contra o governo que criou o ENEM, SISU, ProUNI, Mais Medicos, Bolsa Familia, Cotas, etc… podem ir chorar na cama que é mais quentinho.

  7. De certo mesmo é que uns

    De certo mesmo é que uns poucos ganharão MUITO com a nova sede (dinheiro público?).

    Bom, fica a sugestão de cederem, em vez de alugarem, andares e salas para movimentos sociais que as vezes gastam uma dinheirama para terem suas sedes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador